Buscar

ESTUDO DE CASO

Prévia do material em texto

Estudo de Caso 
Bolero De Ravel, Orquesta Filarmónica De Munich. Dentro de um teatro. Silêncio. Destaca-se a elegância do maestro e dos músicos. É impressionante a dinâmica. Começa apenas com uma percussão, violinos e cellos fazendo o acompanhamento. Em seguida uma flauta transversal solando. Suave, pianíssimo. Logo entram outros instrumentos de sopro, cada um fazendo uma parte. Orquestra crescendo em dinâmica. Mais instrumentos vão aparecendo: cordas, sopros de madeira, sopros de metais e percussão. Perfeição das notas. O maestro conduz uma dinâmica perfeita do pianíssimo ao fortíssimo. Fim. Ao comando do maestro, músicos de pé. Salva de palmas.
Música: Céu, sol, sul, terra e cor. OSPA(Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). Lugar fechado. Silêncio. Murmúrios, mas pouco. O maestro convida as pessoas para participar cantando ao comando dele. Músicos bem vestidos. Música gaúcha com roupagem clássica. A dinâmica é perceptível com ataques fortes, fracos, piano, etc. Aparecem os instrumentos citados no concerto acima, em menor número. A perfeição da execução é destaque, pois o maestro conduz brilhantemente e convoca o povo para cantar o refrão da música. Termina. Maestro sinaliza. Músicos em pé.Salva de palmas. Da primeira orquestra para esta, as apresentações são de muita qualidade.
Música: Canto Alegretense. Orquestra Missioneira de São Miguel das Missões. Dentro das Ruínas de São Miguel. Silêncio, mas há conversas e alguns barulhos. Não há maestro, apenas músico regente. Roupa comum. Instrumentos: dois trompetes, um trombone, seis escaletas, três gaitas de botão, dois violões e uma cantora. Não há dinâmica, infelizmente. Músicos tocando de ouvido. Instrumentos ligados em uma mesa de som, exceto a percussão. As pessoas batem palmas durante a música. A afinação dos instrumentos deixa a desejar. Enfim, a orquestra da cidade se parece em alguns aspectos às citadas acima, pela distribuição dos arranjos, quantia de pessoas, mas não há como se comparar há execução das grandes orquestras.

Continue navegando