Buscar

caso clinico

Prévia do material em texto

Caso Clínico
Paciente do sexo feminino M. A. S. P., 57 anos, Assistente Administrativa, hipertensa controlada (Roxflan 5 mg e HCT 50 mg), diabética tipo-II compensada (Metformina 850 mg e Glibenclamida 5 mg), dislipidêmica (sinvastatina 40 mg), extabagista, etilista, sedentária, sobrepeso, submetida à 3 cirurgias (2 cesarianas e 1 histerectomia), portadora de marca-passo cardíaco há 1 ano, com histórico de quadro álgico crônico e dormência a noite nas mãos, principalmente após uso intenso de mãos e dedos durante períodos prolongados de digitação durante o dia, apresenta diminuição da sensação dos dedos, com exceção do dedo mínimo e sensação de sudorese nas mãos. A dor intensifica no final do dia com irradiação para braços e ombros, principalmente após movimentos excessivos de flexão do punho e de dedos por longo período. 
Após piora do quadro álgico e funcional resultando em perda da sensação nos dedos, dificuldade de amarrar os sapatos, pegar objetos e até dificuldade de distinguir o quente do frio, a mesma procurou o médico ortopedista o qual realizou exames clínicos (Testes de Phalen, Phalen Invertido e Tinel) onde diagnosticou a patologia Síndrome do Túnel do Carpo crônica com quadros de agudizações pela compressão do nervo mediano através do aumento das estruturas circunjacentes ao nervo mediano. 
- Conforme o Caso Clínico supracitado, sugira a conduta mais eficaz para esta paciente, discriminando os aspectos Cinesioterápicos (tipos, cadeias cinéticas e objetivos), Eletroterápicos (músculo (s), modo, corrente, frequência, largura de pulso e objetivos), Termoterápicos (calor ou frio e em qual músculo (s)) e mecanoterápicos (recursos e objetivos).
Objetivos:
Redução do quadro álgico e dormência
Ganho de sensibilidade dos dedos
Relaxamento muscular
Fortalecimento da musculatura da mão e punho
Conduta:
• Liberação miofascial: ocasiona alterações na forma do túnel do carpo e um deslocamento do nervo mediano e sua morfologia.
• Cinesioterapia
- Mobilização cárpicas: para aumentar o espaço do túnel do carpo
- Alongamento de flexores e extensores de punho: braço estendido, com hiperextensao de punho, a mão oposta abraça os dedos que estão em hiperextensão por 30 seg. Pode repetir 2x de cada lado.
- Massagem em punho e mão para relaxamento da musculatura
- Mobilização neural do nervo mediano
- Mobilização em MMSS
• Eletroterapia
Corrente: TENS
Modo: convencional
Frequência: 90 Hz
Pulso: 180
Tempo: 20min
Músculos: Flexor radial do carpo, flexor ulnar do carpo
Objetivo: analgesia
• Termoterapia
Calor superficial (compressas de água quente)
É um excelente recurso terapêutico, pois melhora o metabolismo e a circulação local, aumenta a elasticidade do tecido conectivo, relaxa a musculatura e induz a analgesia,
Além de preparar o segmento afetado para a aplicação da cinesioterapia e potencializando seus efeitos.
• Órtese de repouso para o punho, colocada na posição neutra. Objetivo: reduz a pressão dentro do túnel do carpo, pois elimina os movimentos principalmente de flexão e ajuda a diminuir os sintomas.

Continue navegando