Buscar

TEORIA PIAGETIANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA PIAGETIANA
· Epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança;
· O conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz; vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
· A inserção de constructos se dá mediante dois mecanismos: assimilação e acomodação (modificações).
· Um conceito essencial da epistemologia genética é o egocentrismo, que explica o caráter mágico e pré-lógico do raciocínio infantil.
· Estágio sensório-motor (até 02 anos): capacidade de administrar reflexos básicos em prol da satisfação e vantagens; percepção de si mesmo e dos objetos em volta
· Estágio pré-operacional (2-7): capacidade de dominar a linguagem e representação do mundo em símbolos; ainda é egocêntrica, não possui capacidade de se colocar no lugar do outro.
· Estágio operacional concreto (7-12): noção de reversibilidade das ações, lógica dos processos mentais, discriminação de objetos por semelhanças e diferenças, e conceitos de tempo e lugar.
· Estágio operacional formal: domínio do pensamento lógico e dedutivo (experimentação mental); relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses.

Continue navegando