Prévia do material em texto
1. O desenho da criança é uma das condutas da função simbólica descritas por Piaget, ao lado do jogo, da imitação diferida, da evocação verbal e da imagem mental. Sua concretização é um virtual humano, cuja aquisição é um fenômeno regulado por oportunidades educativas e pelo fazer do desenhista. Logo, pode-se entender que a expressão virtual humano se refere à: A. Criança que não consegue se expressar de forma concreta em suas manifestações artísticas. Por que esta resposta não é correta? As crianças, ao se expressarem, estão representando concretamente a visão e a compreensão de mundo ao seu entorno. B. Criança que tem dificuldade de compreender o mundo ao seu entorno devido à sua complexidade. Por que esta resposta não é correta? A criança vê o mundo de forma simples e, por isso, o representa de forma espontânea e clara. C. Criança que só vive o mundo virtual da Internet e, a partir daí, não consegue se expressar de outra forma. Por que esta resposta não é correta? O mundo da Internet é um problema para a formação da criança se não houver um direcionamento para seu uso. Logo, é papel dos pais e da escola dar essa orientação às crianças. Além disso, a criança vive outras realidades, além da Internet, tais como: a escola, a família, etc. D. Manifestação de apenas algumas crianças que sabem manusear computadores e seus sistemas operacionais em sala de aula. Por que esta resposta não é correta? O computador e os seus sistemas operacionais são importantes, contudo, a aplicação desses sistemas devem ser compatíveis ao nível e à necessidade das crianças. Além disso, todas as crianças devem ter os mesmos acessos a materiais didáticos em sala de aula. Você acertou! E. Manifestação da criança por meio do desenho e de outras manifestações artísticas. Por que esta resposta é a correta? A concretização da manifestação artística da criança é, conforme Piaget, um virtual humano, cuja aquisição é um fenômeno regulado por oportunidades educativas e pelo fazer do desenhista. Logo, cabe ao professor observar as ideias dos desenhistas sobre o objeto desenho, as quais regem suas práticas. 2. As crianças, em seu desenvolvimento, expressam de forma espontânea e autodidaticamente o mundo por meio do livre grafismo. Contudo, ao entrar para a escola, ocorre um fenômeno comum às crianças: elas parecem desaprender a desenhar e a se expressar. Conforme Iavelberg (2003, p. 85), "lidar com a ação e interpretação do aprendiz e considerar a natureza do objeto desenho na história e na contemporaneidade leva a compreender por que os alunos perdem sua capacidade de expressão criadora em artes visuais no ingresso do ensino fundamental". Isso significa dizer que: A. As crianças não sabem desenhar o que se pede em sala de aula. Por que esta resposta não é correta? As crianças possuem capacidade de compreensão sobre os objetos e sobre os enunciados. Contudo, o professor deve deixar claro o que se pede e, a partir daí, estimular a participação de todos os alunos. B. As crianças têm dificuldades de obedecer aos professores em sala de aula. Por que esta resposta não é correta? Os professores devem estimular as crianças a conhecerem os limites em sala de aula, apresentando as regras de forma clara. Contudo, a capacidade de desenhar e de se expressar não interfere nesse processo. C. As crianças têm medo dos professores em sala de aula. Por que esta resposta não é correta? Os professores devem desenvolver uma relação dialógica e de confiabilidade com os alunos. Assim feito, as crianças terão no docente um referencial de conhecimento e liderança. Resposta correta D. As escolas estão priorizando o ensino conteudista em vez da liberdade de expressão artística direcionada. Por que esta resposta é a correta? Os professores devem estimular os alunos a se expressarem por meio do desenho ao seu mundo e, a partir dessa linguagem gráfica, buscar compreender o sentido do desenho dialogicamente. Você não acertou! E. A educação que as crianças recebem dos pais não corresponde à escolar, gerando uma dúvida nas crianças sobre qual educação obedecer. Por que esta resposta não é correta? A educação que os pais dão aos seus filhos deve auxiliá-los nas relações com outros indivíduos no mundo externo ao lar. Logo, o papel da escola é lapidar alguns conceitos sociais e apresentar conteúdos formais para o desenvolvimento acadêmico e social da criança. 3. A base do trabalho de Rosa Iavelberg (2003) foi a observação da capacidade de o aprendiz desenhar e interpretar desenhos próprios e de outros, além de investigar quais são as fontes de aprendizagem em desenho. Nesse sentido, pode-se afirmar CORRETAMENTE que o desenho: A. É uma forma limitada de expressão sobre o mundo observado pelo aprendiz. Por que esta resposta não é correta? O desenho permite uma série de possibilidades de compreensão sobre o mundo. B. É a forma mais complexa de representação gráfica. Por que esta resposta não é correta? O desenho pode variar em sua complexidade. Nesse sentido, ele parte de um princípio básico e simples - por exemplo, os desenhos das crianças - para um mais complexo, dependendo do grau de compreensão do aprendiz sobre o objeto desenhado. C. Deve ser substituído pela escrita formal como forma de expressão da criança. Por que esta resposta não é correta? O professor deve explorar o desenvolvimento da criança, tanto da sua capacidade de desenhar, quanto da escrita, pois ambas representam manifestações de conhecimento do aluno sobre o mundo. Você acertou! D. É a base de muitas modalidades de produção visual. Por que esta resposta é a correta? Segundo Iavelberg (2003), p.84, o desenho é a base de muitas modalidades de produção visual: a pintura, a escultura, a fotografia, o webdesign, as histórias em quadrinhos HQ, a gravura, o design. E. Deve ser utilizado apenas nas aulas de artes. Por que esta resposta não é correta? Todas as disciplinas e áreas de conhecimentos podem utilizar o desenho como recurso didático. Logo, não é de uso exclusivo do ensino de Artes. 4. Para compreender as questões relativas à construção do desenho pelos aprendizes, é necessário que o educador possa compreender o que o aprendiz quer dizer com sua expressão gráfica, além de estabelecer quais são suas correspondências com o mundo físico, com o mundo do desenhista e com o mundo da cultura. Sendo assim, pode-se afirmar CORRETAMENTE que: A. O professor deve ensinar técnicas específicas válidas para o desenho do aprendiz. Por que esta resposta não é correta? O desenho do aprendiz deve ser de livre expressão. Obviamente, cabe ao professor definir a temática e os debates em sala de aula para que possa munir o aluno de elementos para a construção do desenho. B. O desenho deve seguir regras de formatação gráfica estipuladas pelos manuais de ensino. Por que esta resposta não é correta? O desenho, para o ensino fundamental nas escolas, deve ser uma expressão de traços livres, em que o aluno pode desenvolver técnicas próprias para realizá-lo. Os manuais e os livros específicos devem ser utilizados para os cursos próprios de Arte. Você acertou! C. O desenho é uma forma de linguagem utilizada pelo aprendiz. Por que esta resposta é a correta? O desenho não é simplesmente a representação do mundo visível – embora essa crença seja forte e acabe regendo as orientações de muitos professores, mesmo na atualidade –, mas também é uma linguagem, com características próprias, com fortes marcas de decisões individuais e das culturas coletivas. D. O desenho é uma expressão que deve ser utilizada por alunos que possuem dons próprios para tal fim. Por que esta resposta não é correta? Todos os indivíduos podem se expressar por meio do desenho, seja de traços simplistas ou complexos. Logo, não há restrições para quem pode ou não desenhar em sala de aula. E. O desenho é um recurso limitado nas escolas, uma vez que falta material didático para o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Por que esta resposta não é correta? O desenho no ensino de arte podeser feito com recursos simples e que estão teoricamente disponíveis nas escolas. Podem ser em grafite ou com a utilização de vários lápis de cor. Além disso, muitas prefeituras têm que distribuir material escolar básico para os alunos dos anos iniciais e do fundamental. 5. Segundo as pesquisas direcionadas às expressões dos alunos por meio de desenhos, pode-se chegar a resultados interessantes. Entre estes, percebe-se que as crianças têm leituras e compreensões diferentes sobre os objetos analisados. Cada criança expressa de forma própria o seu universo por meio das linhas do desenho e, quando questionadas, respondem com precisão o seu significado. Logo, é necessário que o professor faça uma psicogênese do desenho, que deve ser investigada em contextos socioculturais diferentes. A partir desse contexto, pode-se afirmar CORRETAMENTE que o professor deve: Você acertou! A. Buscar compreender e contextualizar os elementos externos e internos que influenciaram a criança no desenho. Por que esta resposta é a correta? A criança, desde pequena, age, reflete e abstrai sentidos de sua experiência com desenhos. Progressivamente, ela pode construir significados sobre o que é e foi o desenho na história, quais são e foram os princípios e os fatos, os procedimentos e os valores associados ao desenho na história da arte. B. Limitar as influências externas a que as crianças estão sujeitas na sociedade. Por que esta resposta não é correta? O professor não deve limitar as influências externas sobre a criança. Deve, contudo, esclarecer sobre quais são as mais positivas e as que não são positivas nesse processo. C. Levar desenhos prontos para que as crianças façam suas atividades em sala de aula. Por que esta resposta não é correta? O professor deve ter muito cuidado ao desenvolver atividades em sala de aula com desenhos já impressos. Em muitos casos, o professor, sem muita orientação, estimula a repetição de cores e a mecanização da atividade em sala de aula. D. Servir de inspiração ao aluno para definir quais os melhores traços de desenhos existentes. Por que esta resposta não é correta? O professor deve ser um mediador do saber. Logo, ele deve apresentar formas diversas de traços de desenhos para que o aprendiz se identifique com uma delas. E. Seguir rigorosamente os manuais de artes em sala de aula. Por que esta resposta não é correta? Os manuais de arte são orientações para o professor que, diante de sua realidade e vivência, deve adaptá-lo para a melhor utilização em sala de aula. Além disso, há outros materiais didáticos que podem servir de norteadores para o professor.