Buscar

Tarefa 1 - OSM

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Questões:
1. Qual a relação da OSM com o Taylorismo nos dias atuais? 
As organizações nos dias atuais têm como foco a produção eficiente, utilizando o mínimo de recursos possíveis, como tempo, mão de obra e financeiro, para alcançar os melhores resultados, como alto desempenho e produtos de qualidade. O Taylor foi aquele que mais contribuiu para a formação da tecnologia de organização, sistemas e métodos, principalmente em nível da instrumentação para fins de racionalização do trabalho, ou simplificação do trabalho. A foco das organizações acaba indo de encontro à teoria de Taylor, que tinha como foco a preocupação com o uso da metodologia, ou seja, “cada um deveria saber exatamente o que fazer e deveria fazê-lo muito bem. Além disso, Taylor estuda a necessidade da divisão do trabalho para alcance de resultados.
2. Por qual motivo o estudo de OSM está dando lugar a outras abordagens nas organizações modernas?
Isso se dá pelo fato de que a função de OSM tem como ênfase a estruturação da organização, sendo essa característica baseada na Escola Clássica, que diz que a metodologia é voltada para simplificação e análise das estruturas. O motivo pelo qual o estudo de OSM estar dando lugar a outras abordagens está ligado diretamente ao fato de que as organizações modernas buscam fugir das estruturas padronizadas e tão regradas, visando um mercado mais diversificado e amplo, o que é contrário à ideia de mecanização de OSM.
3. Na escola das Relações Humanas, Douglas McGregor elenca os trabalhadores em duas classes de categorias. Os trabalhadores da Teoria X e Teoria Y. Quais foram os pressupostos colocados em cada Teoria?
A teoria X traz alguns pressupostos:
O homem é indolente por natureza, sendo assim trabalha o menos possível. Para esse homem falta ambição, ter responsabilidade o desagrada, por isso, prefere ser conduzido, cumprindo ordens. Além disso, é egocêntrico, agindo conforme seus interesses, sem se preocupar com a organização em que trabalha. Por fim, é resistente às mudanças, crédulo e ingênuo, não muito inteligente. 
Já na Teoria Y temos que:
As pessoas não são, por natureza, passivas ou resistentes às necessidades da organização. Tornaram-se assim como resultado da experiência na organização. Além disso, diz que essas pessoas são motivadas, tem potencial para se desenvolverem, são capazes de assumir responsabilidades e redirecionam seu comportamento para o objetivo da organização. Por fim diz que a tarefa essencial da administração é fornecer condições que facilite que as pessoas possam alcançar seus próprios objetivos, dirigindo seus esforços para os objetivos da organização.

Continue navegando