Buscar

Aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tupã Lisboa
Caso 1
 
O tráfico negreiro durante mais de três séculos trouxe aproximadamente três milhões de escravos para o nosso país. Eram, os cativos, os pés e as mãos do regime colonial português no Brasil e também da organização sócio-produtiva do Império brasileiro. O  sistema escravista somente começaria a ruir a partir da metade do século XIX (e seu desmantelamento  se deu de forma gradual) por pressão dos movimentos abolicionistas, de que resultaram as chamadas leis abolicionistas. Qual foi (ou quais foram) o principal (ou os principais) condicionante (ou condicionantes) que marcaram os textos e os objetivos das leis do Ventre Livre e dos Sexagenários? 
Cada lei teve uma condicional que camuflava o verdadeiro sentido da lei. A Lei do Ventre Livre tinha como principal condicional o fato de esperar a criança completar 8 anos para poder gozar da liberdade ou até atingir a maioridade daquela época, enquanto isso ele ainda produzia e muitas das vezes mesmo que em liberdade poderia ser forçado a devolver todo o dinheiro que o Sr. Investira em sua criação e manutenção até a idade “adulta”, o que garantia a escravidão por muitos outros longos anos. A Lei dos Sexagenários garantia que os escravos que chegasse aos 65 anos ganhariam a liberdade. Levando em conta que essa já era uma idade difícil de um branco alcançar, uma idade onde o negro já não produzia mais e “quando” conseguia a proeza de chegar a essa idade já estava deveras debilitado, essa era uma lei de rara aplicação pelas dificuldades – digamos naturais – que cercavam a realidade daquela época.
Questão Objetiva
Tomando como referência a reforma eleitoral implantada a partir de lei ordinária (Lei Saraiva de 09 de janeiro de 1881), podemos afirmar que:
 
I - Manteve-se o critério de renda mínima para o exercício do direito de voto, sendo que a comprovação da renda de 200 mil réis foi bastante flexibilizada em relação às exigências anteriormente existentes.
II - A votação passou a ser direta e em turno único (eliminando-se, com isso, a figura do VOTANTE).
III - Adotou-se a prática do voto obrigatório.
IV - O voto do analfabeto foi excluído.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
C ? As afirmativas III e IV estão corretas

Outros materiais