Buscar

AV DISSERTATIVA IGR SOC 07 12 20 METODISTA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Iuri de Morais Ribeiro	Matrícula: 296828 	Polo: São José dos Campos
A primeira aula do modulo “Igreja e sociedade” ministrada pela professora Sandra Duarte de Souza onde iniciamos uma introdução ao tema de sociologia e religião. No primeiro momento da aula conceituamos o que a sociologia estuda, e a relação entre a sociologia e religião, que estuda a religião como um fato social. Conhecemos também alguns sociólogos como Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber, e Peter Berguer, e suas contribuições e algumas obras para a sociologia assim como para a religião. Após o intervalo compreendemos também a respeito da secularização que vem acontecendo na modernidade como a crise nas instituições tradicionais produtoras de sentido, enfraquecimento dos monopólios religiosos, e a periferização da religião. Contudo pudemos analisar nesta primeira aula a relação entre os fenômenos sociais e a religião, que nos possibilitam compreender a estrutura da experiência religiosa individual e coletiva, e também seu papel na reprodução da vida social e do sentido da existência humana.
Na segunda aula do modulo “Igreja e sociedade” ministrada pela professora Sandra Duarte de Souza onde se deu continuidade ao tema sociologia da religião. No primeiro momento de nossa aula foram apresentados dados da do Censo 2010 sobre a religião no Brasil, onde pudemos identificar uma maior concentração de católicos e evangélicos em todo pais, e as demais religiões tendo mais força em regiões especificas. Aprendemos também sobre o pluralismo religioso, que coloca inúmeras alternativas religiosas diante do sujeito moderno, que contribui para a intensificação do transito religioso na modernidade. Por fim vimos às tipologias do transito religioso, que são elas de pertença que acontece quando o individuo muda sua pertença religiosa, o transito pertencente que o individuo possui uma pertença religiosa especifica, no entanto se admite visitar outras expressões religiosas, e o transito sem pertença onde o individuo não pertence a nenhuma religião. Assim sendo nesta aula analisamos a dinâmica religiosa brasileira a luz das relações entre religião e modernidade.
Na terceira aula do modulo “Igreja e sociedade” ministrada pela professora Sandra Duarte de Souza onde iniciamos uma introdução ao tema antropologia da religião onde discorremos sobre a religiosidade no mundo contemporâneo. No primeiro momento da aula compreendemos a historia da conceituação da cultura que se estabelece plenamente na ideologia do ilumismo, associada a ideias de progresso, de evolução, de educação, e de razão. Edward Tyler tentava conciliar em uma mesma explicação a evolução da cultura e a sua universalidade, já para Franz Boas cada cultura representava uma totalidade singular e todo seu esforço consistia em pesquisar o que fazia a sua unidade. Após o intervalo analisamos o senso comum como sistema cultural, segundo Clifford Geertz se propõe a tratar o senso comum “como um corpo organizado de pensamento deliberado” (GEERTZ, 1999, p. 114), e identifica algumas qualidades que o bom senso atribui a realidade como naturalidade, leveza, praticabilidade, acessibilidade, e não metodicidade. Contudo nesta aula pudemos compreender o conceito antropológico de cultura, valorizando e entendendo culturas e suas diversidades.
Em nossa quarta aula do modulo “Igreja e sociedade” ministrada pela professora Sandra Duarte de Souza onde prosseguimos com o tema antropologia da religião. No primeiro momento compreendemos a respeito da antropologia da religião, que nos possibilita entender os aspectos simbólicos que envolvem o fazer religião no interior das sociedades. A antropologia da religião não pode ser separada das outras antropologias, seu diferencial esta nos seus métodos de estudo e dos tipos de religiões estudados. O trabalho antropológico é entender os significados das diferentes culturas e os sentidos que cada sistema religioso possui. Após o intervalo analisamos também a religião segundo a antropologia interpretativa, que reconhece a religião como sistema de símbolos que atua para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações, através de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatalidade que a suas disposições e motivações parecem singularmente realistas. Assim sendo nesta aula conceituamos o objeto religião na perspectiva da antropologia, e analisamos a relação entre religião e cultura.
O entendimento dos fenômenos sociais e antropológicos para a religião é de grande relevância para a vivência de seus fieis, pois através deste conhecimento nos possibilita fornecer subsídios para ampliação do universo critico quanto aos fenômenos socioreligiosos. 
Podemos então perceber a importância da igreja em meio à sociedade para viver um cristianismo de forma integral, uma espiritualidade que ultrapasse as paredes dos templos e alcance a sociedade, e assim cumprir com a Missão de Deus para com sua igreja.
Referencias bibliográficas:
GEERTZ, Clifford. O Saber Local. Novos Ensaios em Antropologia Interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1998, p.111-141.

Continue navegando