Buscar

Fármacos que agem no Sistema Nervoso Parassimpático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fármacos que agem no Sistema Nervoso Parassimpático
· Eles podem tanto causar um efeito semelhante ao da acetilcolina (parassimpáticomiméticos) como antagonizar o efeito da acetilcolina. Podem ser diretos (quando agem no receptore em si) ou indiretos (quando agem em uma enzima que vai provocar diminuição ou aumento de acetilcolina). 
Fármacos Agonistas Colinérgicos Diretos 
· Eles vão estar agindo diretamente sobre o receptor de acetilcolina, podendo agir sobre receptores muscarínicos (maioria das vezes) e nicotínicos, produzindo efeito semelhante ao da acetilcolina, só que mais prolongado. 
· Betanecol: age somente sobre receptor muscarínicos, principalmente no TGI (aumenta motilidade) e bexiga (promove micção). Usado para estimular bexiga atômica. Efeitos adversos são salivação, náuseas, diminuição P.A, diarréia...
· Carbacol: Age tanto em receptores nicotínicos como muscarínicos. Age principalmente no sistema cardiovascular e TGI. Utilizado para tratar glaucoma. Efeitos adversos raros. 
· Pilocarpina: É menos potente que a acetilcolina, sendo utilizado na oftalmologia (glaucoma). Um dos mais potentes estimulador de secreções (suor,lágrima e saliva). 
· As intoxicações por agonistas colinérgicos diretos pode ser tratada com atropina já que ela é um antagonista muscarínico.
Agonista colinérgico Indiretos
· Eles são os anticolinesterásicos, ou seja, vão inibir a enzima acetilcolinesterase (a qual é responsável por promover a quebra da acetilcolina na fenda sináptica). Logo eles vão acumular acetilcolina na fenda sináptica. 
· A inibição pode ser reversível ou irreversível
· Anticolinesterásicos reversíveis: Eles produzem efeitos semelhantes aos do malation mas não são tóxicos e podem ser usados como fármacos. São eles:
a) Edrofônio
b) Fisiostigmina: Utilizada principalmente para aumentar motilidade do TGI e da bexiga. 
c) Neostigmina: semelhante á fisiostigmina
· Anticolinesterásicos irreversíveis: São os inseticidas organofosforados. Relembrar do malation. 
· A Acetilcolinesterase pode ser novamente ativada perante o uso de um fármaco que é a pralidoxima, a qual pode ser usada para reverter os efeitos causados pelo malation, mas não tem efeito sobre os inibidores reversíveis da acetilcolinesterase. 
Antagonistas Colinérgicos
· Eles basicamente vão ocupar o receptor da acetilcolina e não vão causar efeito nenhum. Podem atuar tanto em receptores nicotínicos como em muscarínicos, sendo que os mais úteis são aqueles que tem seletividade para receptores muscarínicos (antagonistas muscarínicos)
· Antagonistas muscarínicos:
a) Atropina: Ela vai ser muito usada como antídoto para os fármacos ou substância que causam uma hiperatividade parassimpática, ou seja, para aqueles que são parassimpaticomiméticos. Seus efeitos são basicamente o oposto dos efeitos que o sistema nervoso parassimpático causa no organismo.
b) Escopolamina (buscopan): Tem efeitos similares a atropina, muito utilizado para nauseas pos-cirurgicas, cinetose e colicas abdominais.
c) Ciclopentolato: É aquele que oculista usa pra dilatar pupila em exame de fundo de olho.

Outros materiais