Buscar

PAPER DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL ESTRATÉGICO DO JORNAL DO COMÉRCIO (1)

Prévia do material em texto

8
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL ESTRATÉGICO DO JORNAL DO COMÉRCIO
André Gomes, Antonia Graziela Soares Fontolan, Jenifer Luiza Moreira
Marcos Antonio Silva do Nascimento, Vanessa Pedroso Cordeiro de Melo
Prof. Reinaldo José de Souza Oliveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos Gerenciais Turma FLC 3483 (EMD 101) – Diagnóstico Empresarial
24/06/2021
RESUMO
O objetivo deste trabalho é explanar sobre a necessidade de que periodicamente é preciso que seja feito um Diagnóstico empresarial nas Organizações, independente do ramo de negócio ou mercado em que atuam. Isso contribui para a longevidade das empresas, pois é possível avaliar as suas ações e se necessário corrigir, alinhar o curso para que os objetivos sejam alcançados. O avanço da tecnologia e a facilidade de acesso às informações fazem com que os consumidores tenham mais agilidade e poder de decisão em suas mãos. As empresas precisam estar atentas às inovações e necessidades de seu público alvo. Com base na análise SWOT, o Jornal do Comercio de Porto Alegre foi analisado gerando um Diagnóstico preciso através da aplicação do questionário base e de pesquisas eletrônicas e bibliográficas.
Palavras-Chave: Informações. Mercado. Inovações. Longevidade 
1. INTRODUÇÃO
	Inicialmente, iremos apresentar a empresa a qual foi nosso objeto de estudo de Diagnóstico, O Jornal do Comércio de Porto Alegre.
	O Jornal do Comércio (Jornal de Economia e Negócios do RS, localizado em Porto Alegre), iniciou suas atividades em 1933, há 87 anos. Esta empresa, sempre busca de maneira imparcial, transmitir as informações da forma mais clara e correta possível aos seus leitores, trazendo conteúdo de qualidade e que ajudam, por exemplo, empresários a tomarem decisões sobre determinados investimentos e terem conhecimento sobre movimentações da economia.
FOTO 1 – Fachada Jornal do Comércio
FONTE: Jornal do Comércio
Somos sabedores que nenhuma empresa, e nenhum empresário se aventura no segmento do comércio, apenas para correr riscos. Entendemos que quando uma empresa inicia suas atividades ela sempre visará, independente dos produtos ou serviços ofertados, o lucro. Pois sem isso a empresa não consegue honrar seus compromissos, muito menos consegue manter-se no mercado. E por aqui podemos evidenciar várias situações tanto negativas, ou positivas para que o negócio se mantenha. 
A economia apresenta constantes mudanças e muitas delas nem sempre são favoráveis aos empresários. Portanto é de suma importância que as empresas e os empresários estejam acompanhando de perto estas mudanças, muitas vezes repentinas que em muitos casos, podem levar a falência do grupo empresarial, influenciando o mercado econômico e a sociedade no geral, pois atrás das empresas, estão muitas famílias que tiram dali seu próprio sustendo e de seus familiares, sem contar a cadeia de consumo que geram na sociedade.
Mudanças constantes são necessárias nas empresas, mas devem ser bem embasadas e coerentes com o ramo de atividade ou serviço, pois a empresa visa sim sua perpetuidade e competitividade no mercado. Assim o fluxo econômico deve ser favorável a mudanças e a realização de planejamento, a curto e longo prazo, para que nunca sejam surpreendidas com as mudanças repentinas, sejam elas de natureza econômica, política ou climática. Mas o intuito é viabilizar o entendimento e emitir um diagnostico confiável, através de ferramentas específicas que viabilizem melhoria de processos, tanto eles intelectuais, materiais e claro capital humano. Para o caso do Jornal do Comercio do RS, utilizaremos a matriz SWOT (Em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats, Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) e acreditamos que é uma ferramenta de alta aderência no mercado e de fácil entendimento para as empresas, seus gestores e colaboradores.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	O objetivo do nosso trabalho é entender e viabilizar um estudo sobre a importância de uma empresa como o Jornal do comércio do RS, que se mantêm a mais de 87 anos no mercado, levando em consideração a situação econômica do mesmo, bem como, o crescente avanço das tecnologias, plataformas digitais, enfim, várias formas de acesso a informação que as pessoas possuem hoje na palma da mão. Sem contar o emaranhado de facilidades que o mercado dispõe para atrair o cliente usuário a ter a informação em tempo Record. Mas não podemos deixar de levar em consideração que muitas notícias não são totalmente verdade ou uma falsa verdade.
Nosso estudo é procurar entender os esforços realizados para que o jornal esteja a tanto tempo no mercado, levando a seus clientes e usuários informação ágil, eficiente, conteúdo de qualidade e de confiança. Não somente informações de entradas de navios em Porto Alegre, uma das primeiras matérias publicadas pelo Jornal, quando iniciado as atividades em 1933. Além do excelente conteúdo ligado as informações comerciais do estado, temos variedades, cadernos específicos para o público dá área de direito e contabilidade, informações específicas que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões em suas empresas.
Lembrando que o Jornal do Comércio do Rio grande do Sul, além de informativo em suas notícias, também em função da lei 11638/07 a qual procura adequar a linguagem contábil ao padrão internacional, a lei é uma adequação da IFRS (International Financial Reporting Standards) padronizando mundialmente os registros contábeis entre os países, principalmente facilitando as transações da nação de origem e destino. Portanto, desde 2010, as instituições financeiras, empresas de capital aberto e capital estrangeiro, agências reguladoras e organizações de pequeno, médio e grande porte, devem fazer a publicação de seus balanços patrimoniais, e o jornal do Comércio realiza estas publicações das empresas do Rio Grande do Sul, tratando-se de valorizar a profissão do contador, aliado a demonstrar a saúde financeira das empresas a toda sociedade. Em determinados dias da semana, o Jornal publica matérias específicas para determinado público alvo. Todas as quartas, por exemplo, o foco de divulgação é Economia.
	Para uma boa gestão, é necessário que se tenha um bom planejamento estratégico. Diante desta necessidade a maioria das empresas, utiliza a análise SWOT, como um “raio X” do seu negócio. Através desta ferramenta, é possível que as organizações possam observar e avaliar os pontos mais importantes que norteiam as ações de maior relevância estratégica.
Segundo (KOTLER E KELLER 2007, p. 27), a análise SWOT, é importante para qualquer organização com relação a conhecer o potencial e as ameaças que estão dentro e fora da organização. Esta análise é de suma importância no planejamento da empresa, auxiliando e colaborando nas decisões a serem tomadas pelas organizações.
Abaixo, exemplo da análise SWOT, realizada avaliando o Jornal do Comércio. 
Figura 1 – Exemplo Matriz SWOT
	
	Análise de SWOT
	
	
	
	
	
	ÚTIL
	PREJUDICIAL
	
	Para atingir o Objetivo
	Para atingir o Objetivo
	
	
	
	ORIGEM INTERNA Atributos da Organização
	Pontos Fortes
	Pontos Fracos
	
	Bons Redatores
	Falta de Planejamento Estratégico
	
	Matérias Precisas
	 
	ORIGEM Externa Atributos do Ambiente
	Oportunidades 
	Ameaças
	
	Melhoria das Plataformas Digitais
	Concorrente digital de abrangência nacional, de grande circulação
	
	 
	 
Fonte: https://blog.contaazul.com/analise-swot-para-pequenas-empresas-o-que-muda-e-como-fazer
Preenchido pelos acadêmicos.
	Outra ferramenta importante, que podemos destacar é ter uma cultura de inovação. Encontrar soluções nos dias atuais, procurar melhorias nos processos, dar espaços para novas idéias, inovar as plataformas digitais, que nos dias de hoje é de suma importância, quando aplicada dentro de forma correta, certamente aperfeiçoará os resultados.
A cultura de inovação pode ser entendida como uma nova forma de trabalhar e de enxergar os processos internos e externos de uma organização. Vai muito além de ter novas e boas idéias e tem a ver com a capacidade de aplicar um pensamentoinovador em todas as áreas da organização. (99EMPRESAS, 2017).
3. METODOLOGIA
Realizamos a pesquisa bibliográfica e optamos por analisar O Jornal do Comércio, um jornal que tem grande credibilidade entre seus leitores e por se tratar de um segmento muito importante, que é o da Informação.
A empresa aprovou o Termo de Aceite (anexo I), através da Coordenadora do Jornal, Anoli Michalski, que recebeu o questionário de Avaliação (anexo II). Conforme as orientações, as diretrizes foram seguidas com relação à visita no ambiente organizacional da empresa, quanto ao cumprimento do horário, comportamento e apresentação.
Uma introdução acadêmica breve foi feita à Coordenadora, conduzindo a pesquisa com base na indicação bibliográfica (anexo III). Solicitamos que de forma clara e realista, o contexto empresarial fosse retratado, nos trazendo os dados fundamentais de forma pontual para análise. Com a disponibilidade apresentada pela empresa, e de forma amistosa,as respostas foram obtidas de forma clara e profissional facilitando o entendimento das informações.
		
4. RESULTADOS DA PESQUISA
	Após efetuar a análise empresarial através de questionário e aplicação da análise SWOT, destacaremos os principais pontos avaliados da pesquisa.
4.1. Capital Humano
O Capital Humano é um ponto de importante relevância para qualquer instituição, pessoas capacitadas e motivadas em favor do bem comum, ainda mais, pessoas que precisam ser transparentes com o compromisso da boa notícia e da boa informação. No caso do JC onde uma equipe motivada e com foco nos objetivos, trabalha feliz e em coletividade, reduzindo assim o estresse no ambiente corporativo.
Carbone (2009, p.130), afirma que: “há uma consciência em formação de que o desempenho conquistado de qualquer empresa é resultado do capital humano disponível.”
				
4.2. Planejamento Estratégico
É extremamente necessário um Planejamento Estratégico para que a empresa saiba onde está e para onde deseja ir, quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Ter conhecimento de como esta o ambiente externo procurando alternativas e formas de manter seu negócio competitivo e com perpetuidade. 
“O planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática das competências em competências ou possibilidades de melhoria da organização e das oportunidades.” Pereira ( 2010, p 47).
Observamos hoje o cenário global, onde há empresas encerrando suas atividades, sem saber como ocorreu isso. Os gestores, mais do que nunca, precisam parar e refletir, ter em mente que o negócio precisa ter sequência e que sem planejamento o resultado pode ser catastrófico. O que ocorre é que diariamente temos situações diferentes, as respostas das perguntas de ontem não são as mesmas de hoje. As empresas precisam sim planejar para poder manter-se num mercado cada dia mais competitivo em todas as áreas da economia.
4.3. Sistema de Tecnologia
A necessidade de se ter dinamismo e agilidade é imprescindível para aumentar a produtividade e ganhar tempo. Seria interessante, que a empresa tivesse plataformas integradas para atendimento aos clientes, devido a muitas vezes os sistemas não possuírem as mesmas informações. Poderia ser evitado, por exemplo, que informações incorretas fossem passadas aos clientes quando este estivesse em contato com o atendente, desta forma, se faz necessário o alinhamento sistêmico.
Segundo Freitas et al. (1997, p. 77), os "sistemas de informações são mecanismos cuja função é coletar, guardar e distribuir informações para suportar as funções gerenciais e operacionais das organizações". 
Com os sistemas integrados, facilitaria o atendimento ao cliente e diminuiria o tempo de atendimento, pois atualmente o atendente precisa consultar em dois sistemas distintos para validar a informação. A tecnologia, principalmente no caso desta empresa, além de fazer guarda de informações sigilosas dos clientes, tem papel fundamental e altamente poderosa, capaz de elevar o nome da empresa, tornando eficiente, produtiva e lucrativa, melhorando a comunicação entre os setores e clientes passando informação transparente com eficiência.
	
5. CONCLUSÃO
Em razão do estudo realizado, com base na aplicação do questionário e através da ferramenta de diagnóstico SWOT, o que nos permitiu fazer com precisão a leitura de algumas oportunidades de melhoria na empresa o Jornal do Comércio. Convém ressaltar que também é uma empresa com muitos pontos positivos que fazem com que a mesma se mantenha no mercado por tanto tempo, fato muito atrelado a sua marca registrada, que no nosso entendimento é a eficiência na comunicação através de matérias de interesse do público, claro aliados ao excelente desempenho dos seus redatores, que conseguem promover matérias do interesse do público em geral, não somente nos campos específicos do comercio em si.
Portanto, a marca ligada a bons redatores com matérias de relevância, certamente é um dos quesitos que manteve o jornal nestes 87 anos de vida, porém, ainda tem muitas oportunidades de melhorias, principalmente a área de ferramentas digitais, pois o jornal precisa mais que nunca ter facilidade de acesso a todos os públicos, pois já possui matérias de interesse geral, basta aprimorar estas ferramentas para que o público tenha a informação na palma da mão.
Além do aprimoramento dos sistemas no interior da empresa, os quais trarão benefícios e melhorias para os funcionários nas tarefas de atendimento ao cliente, os colaboradores conseguirão realizar as tarefas internas com maior agilidade e mais qualidade. Não podemos esquecer que precisamos melhorar os sistemas, mas não deixar de fazer as manutenções sistêmicas, bem como acompanhar a performance e avaliar a eficiência das plataformas, ganhando agilidade em seus processos internos, principalmente no atendimento ao cliente que é o tesouro da empresa, ele precisa sentir esta melhora no processo e seguir realizando os feedbacks que hoje a empresa já recebe.
Através da análise e do questionário, podemos observar também, que há a necessidade de realizar um Planejamento Estratégico, com objetivos bem definidos, a médio e longo prazo, podendo desta maneira, focar nas ações que possam trazer melhores resultados. Atualmente, o Jornal do Comércio, não possui um concorrente, o que de certa forma, os deixa em uma posição confortável. Assim sendo, fica um ponto de atenção neste quesito, pois o mercado está em constante mudança e futuramente poderá surgir um concorrente, e se Jornal possuir as ferramentas adequadas e um bom Planejamento, certamente irá se sobressair frente a qualquer concorrência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BLOG, Conta Azul .Análise SWOT para pequenas empresas: O que muda e comofazer.2020.Disponível em<https://blog.contaazul.com/analise-swot-para-pequenas-empresas-o-que-muda-e-como-fazer> . Acesso em 28/04/2021
BLOG, 99 Empresas. Cultura da Inovação: Saiba o que é Precisao para implemntar.2017. Disponível em <https://blog.99empresas.com/cultura-da-inovacao-saiba-o-que-e-preciso-para-implementar/#:~:text=A%20cultura%20da%20inova%C3%A7%C3%A3o%20pode,todas%20as%20%C3%A1reas%20da%20organiza%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 30/04/2021
CARBONE, Pedro Paulo. Gestão por Competências: e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro – 3ª ed. – Editora FGV, 2009.
 
FREITAS, H. et al. Informação e decisão: sistemas de apoio e seu impacto. Porto Alegre: Ortiz, 1997. 214p
KOTLER, P.; e KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2007.
PEREIRA, Mauricio Fernandes. Planejamento Estratégico: teorias, modelos e processos. São Paulo: Atlas, 2010.

Continue navegando