Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Exercícios 5
1. Qual é o conceito de efluente?
A. Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais na forma de líquidos.
B. Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais que são lançados no meio ambiente na forma de líquidos ou de gases.
C. Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais que são lançados no meio ambiente na forma de gases.
D. Efluentes são os resíduos provenientes dos esgotos e das redes pluviais que são lançados no meio ambiente na forma de gases.
E. Efluentes são os resíduos provenientes das indústrias e das redes pluviais que são lançados no meio ambiente na forma de líquidos ou de gases.
2. As características físicas, químicas e biológicas das águas naturais decorrem de uma série de processos que ocorrem no corpo hídrico. Quais são os principais indicadores de qualidade física da água?
A. Cor, temperatura, turbidez, sabor e odor.
B. Cor, temperatura, turbidez, sabor, pH e odor.
C. Cor, temperatura, sabor e odor.
D. Cor, temperatura, turbidez e odor.
E. Temperatura, turbidez, sabor e odor.
3. O que pode causar alteração no sabor e no odor das águas naturais?
A. A existência de substâncias em solução, como ferro, manganês, corantes, matéria orgânica e algas.
B. A existência de substâncias em solução, como ferro, manganês, corantes, matéria orgânica, assim como a presença de sólidos suspensos.
C. A presença de diversas substâncias químicas provenientes de efluentes industriais, gases dissolvidos e microrganismos, estes principalmente algas e cianobactérias.
D. A presença substâncias químicas provenientes de esgotos domésticos.
E. A presença de diversas substâncias químicas, provenientes de esgotos domésticos e efluentes industriais, gases dissolvidos e microrganismos, estes principalmente algas e cianobactérias.
4. Cite os parâmetros que são avaliados para indicar qualidade química da água?
A. pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro e manganês, cloretos, fluoretos, oxigênio dissolvido (OD), demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), carbono orgânico total (COT), nitrogênio, fósforo e elementos potencialmente tóxicos.
B. pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro e manganês, cloretos, fluoretos, OD, DQO, DBO, nitrogênio, fósforo e elementos potencialmente tóxicos.
C. pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro e manganês, cloretos, fluoretos, COT, nitrogênio, fósforo e elementos potencialmente tóxicos.
D. pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro e manganês, cloretos, fluoretos, OD, DQO, DBO.
E. pH, alcalinidade, acidez, ferro e manganês, cloretos, fluoretos, OD, DQO, DBO, COT, nitrogênio, fósforo e elementos potencialmente tóxicos.
5. Segundo a resolução CONAMA no 357 (2005), as águas doces (águas com salinidade igual ou inferior a 0,5%) do Território Nacional são classificadas, segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes, em cinco classes. A que uso se destinam as águas classificadas em Classe 2?
A. Abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA nº 274 (2000); à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; à aquicultura e à atividade de pesca.
B. Ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado; à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras; à pesca amadora; à recreação de contato secundário; à dessedentação de animais.
C. Ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção; à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; e à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.
D. À navegação; à harmonia paisagística.
E. Ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA no 274 (2000); à irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoção de película; à proteção das comunidades aquáticas em terras indígenas.