Buscar

Caso clínico 1 - Ferro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TÓPICOS INTEGRADORES I 
NUTRICÃO- 4 PERÍODO 
 
CASO CLÍNICO 1 
 
M.A.S, 27 anos, casada, natural de Gravatá-PE, procurou um clínico geral queixando-se de cansaço quando fazia serviços habituais (referiu ser bastante disposta, sendo a primeira vez que relata essa fadiga), cefaleias diárias, taquicardia e menorragia. Diagnosticada há 2 anos com úlcera, mas não foi submetida a cirurgia. Em uso de omeprazol 20 mg/dia há 8 anos. 
No exame clínico: Palidez cutâneo-mucosa (2+/4+) e queilite angular (fissura e ulceração nocanto da boca). 
Hábitos alimentares: ingere todos os tipos de alimentos, incluindo frutas, hortaliças e leguminosas, porém em pequenas quantidades por referir dor ao se alimentar em quantidades maiores. Além disso, relata aversão a carne vermelha. 
O Médico suspeitou de um quadro clínico de anemia e resolveu solicitar alguns exames laboratoriais, obtendo os seguintes resultados. 
 
EXAMES LABORATORIAIS: 
Hemograma (Dados parciais): 
 
Hemoglobina: 10g/dL (VR:12-16g/dL) 
Hematócrito: 30% (VR:35-45%) 
VCM: 75fl (VR:80-96fl) 
HCM:25pg (VR:28-32pg) 
Ferro sérico: 40mcg/dL (VR:60-150mcg/dL) 
Ferritina: 8mg/L (VR:12-200mg/L) 
Transferrina: 380mcg/dL (VR:250-360mcg/dL) 
CTLFe (capacidade total de ligação do ferro ): 95mmol/L (VR: 40-80mmol/L) 
Ácido Fólico: 9,3mg/L (VR: >2,0mg/L) 
Vitamina B12: 210ng/L (VR: >150ng/L) 
 
 
Sobre o caso responda: 
1) A paciente apresenta anemia? Com base em quais parâmetros pode-se confirmar a anemia? O que é anemia? 
2) Qual a função das hemácias e hemoglobina? 
3) Qual a característica morfológica da anemia em questão? 
4) Os sintomas referidos pela paciente são característicos de anemia? 
Justifique. 
5) Quais as principais causas de anemia? Quais as causas da anemia de M.A.S? 
6) Quais as funções do ferro no organismo? 
7) Onde encontra-se as fontes de ferro? Como se dá seu metabolismo? 
8) Quais cuidados nutricionais devem ser tomados 
RESPOSTAS:
1) Sim, M.A.S está com anemia. É possível observar pelo hemograma onde suas taxas estão abaixo dos valores de referencia e seus sintomas apresentados ao medico.
A deficiência de ferro se da partir do desequilíbrio entre ingestão, absorção e situações de demanda aumentada ou perda crônica (anemia ferropriva). A anemia se caracteriza pela insuficiência da síntese de hemoglobinas. 
2) A hemoglobina é uma proteína transportadora de oxigênio. A enorme maioria do ferro no organismo está contido na hemoglobina. Uma vez que os glóbulos vermelhos chagam ao final da vida útil, o organismo consegue reciclar o ferro presente na hemoglobina, que volta à medula óssea para formação de novos glóbulos vermelhos.
As hemácias realizam as trocas de oxigênio, ela troca por exemplo o dióxido de carbono por oxigênio na circulação pulmonar, troca oxigênio por dióxido de carbono nos tecidos periféricos e transporta o dióxido de carbono de volta para os pulmões.
3) Anemia por deficiência de ferro.
4) Sim, o cansaço repentino, menorragia e o não consumo de carne vermelha já mostram uma possível diagnostico de anemia, que é confirmado pelo hemograma.
5) As principais causas de anemia podem ser por algum sangramento importante ou por baixo consumo de alimentos fonte.
M.A.S apresenta fadiga, palidez, menorragia pode estar associada à frequência de períodos menstruais ou à duração deste período ou ao volume de sangue perdido. O uso do medicamento omeprazol também é um fator que contribui para a anemia, já que ele atrapalha a absorção do ferro no organismo.
6) As funções mais importantes do ferro estão relacionadas com as proteínas com quais ele pode se ligar, proteínas que contem heme, proteínas de transporte e armazenamento, enzimas contendo ferro e enxofre. Assim as funções mais importantes estão relacionadas com as funções dessas proteínas no organismo, como transporte de oxigênio realizada pela hemoglobina nos eritrócitos e pelas mioglobinas no musculo.
O ferro também desempenha outras funções como: formações de glóbulos vermelhos, transporte de co2, proteção de sistema imunológico, síntese de DNA e etc.
7) O ferro dietético consiste de ferro heme e não heme. O ferro heme se encontra em alimentos de origem animal, sendo maior em biodisponibilidade quando comparado ao ferro não heme que é de origem vegetal.
A melhor fonte de ferro na dieta seria o fígado, seguido de mariscos, ostras, rim, coração, carnes magras, aves e peixes. De fontes vegetais seriam os feijões, os grãos integrais e frutas secas, porem a biodisponibilidade é menor quando comparadas com as carnes.
8) Uma vez identificada a causa da menorragia, ela deve ser manejada de acordo. Tratando a menorragia podemos aumentar a ingesta de ferro pela dieta, suplementar via oral ou, em alguns poucos casos, administrar ferro via parenteral. A escolha da preparação depende da gravidade da deficiência e da tolerância do paciente (a suplementação de ferro costuma causar sintomas gastrintestinais que podem prejudicar a adesão ao tratamento).

Continue navegando