Buscar

Resolução do Caso Concreto 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina Prática Simulada do Trabalho – Semestre 2021/1
Acadêmica: Anne Cristina A. Lorenzetti-
Matrícula - 202003071773
Resolução Caso Concreto_5
EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMPINAS
SOCIEDADE EMPRESÁRIA OMEGA S.A., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº..., com sede na Rua..., nº..., Bairro...., Campinas/..., CEP nº...., por meio de seu advogado infra firmado, (procuração em anexo), com escritório profissional da Rua..., nº..., Bairro..., Campinas/..., CEP nº..., vem respeitosamente perante Vossa Excelência, ajuizar AÇAO DE CONSIGNAÇAO EM PAGAMENTO nos termos do art.539 do CPC em face de JOAO DA SILVA, pelas razoes de fato e direito a seguir expostos.
I – DOS FATOS
O consignatário trabalhou para a consignante na função de pedreiro no período compreendido entre 05/01/2018 á 10/10/2018. Em virtude da crise econômica que assola o país, foi demitido sem justa causa mediante concessão de aviso prévio na forma indenizada. Em 15/10/2018 foi homologado o dia do pagamento das verbas rescisórias e da entrega dos objetos pessoais esquecidos na sede da empresa, mas lamentavelmente, tal pagamento e entrega não se realizaram tendo em vista que diante da dificuldade financeira que assola todo o país, não possuía dinheiro em caia para quitar a obrigação trabalhista. Diante da inadimplência culposa, foi homologada nova data para a entrega dos objetos pessoais e pagamento das devidas verbas rescisórias, mas desta vez, o consignatário não compareceu a sede da empresa. A consignatária tentou várias formas de comunicação com o consignatário, tais como telefonema, telegramas e e-mails, mas o ex- empregado não foi localizado, razoes estas pelas quais se faz presente o ajuizamento da presente ação de consignação em pagamento. 
II – DO MERITO
1. Do aviso prévio
A consignante concedeu, mas não pagou o aviso prévio indenizado proporcional ao tempo de serviço ao consignatário. O consignatário faz jus ao pagamento do aviso prévio indenizado de no mínimo 30 dias, tendo em vista ser tal aviso um direito do trabalhador brasileiro demitido sem justa causa conforme entendimento da doutrina e da jurisprudência consubstanciadas no art.487, II, § 4º da CLT, art. 7º, XXI da CF, SUM-441 TST e art. 1º da, paragrafo único da Lei nº 12.506/2011.
2. Do saldo de salário 
O consignatário foi demitido sem justa causa pela consignante no dia 10/10/2018 sem receber o pagamento do saldo de salário. O consignatário faz jus ao saldo de salário de 10 dias, tendo em vista que a remuneração se refere ao número dos dias e horas em que o empregado trabalhou no mês da rescisão do contrato de trabalho. Desta forma, requer o pagamento do 10 dias trabalho do mês de outubro de 2018.
3. Do décimo terceiro salário 
O consignatário foi demitido sem justa causa pela consignante no dia 10/10/2018 sem receber o pagamento do 13º salário proporcional ao tempo de serviço. O consignatário faz jus ao pagamento do 13º salário proporcional de 1/12 avos tendo em vista ser um direito assegurando e garantido com fundamento no art. 7º, VIII, da CF/88, bem como pelo art. 1º - Lei 4.090/62. Desta forma, requer o pagamento do aviso prévio de 1/12 avos referente ao ano de 2018.
 
4. Das férias proporcionais
O consignatário foi demitido sem justa causa pela consignante sem receber o pagamento das férias proporcionais do ano de 2018. O consignatário faz jus ao pagamento das férias proporcionais acrescidas de 1/3, tendo em vista ser um direito do trabalhador brasileiro assegurado e garantido pelo art.7º, 17, da CF/88, bem como da Súmula 328 e 146 da CLT. Desta forma, requer o pagamento das férias proporcionais acrescidas de 1/3 do salário do empregado.
5. Do FGTS 
O consignatário foi demitido sem justa causa pela reclamada sem receber as guias para saque do FGTS. O consignatário faz jus ao recolhimento do FGTS, tendo em vista este ser um direito do trabalhador brasileiro assegurado e garantido pelo art. 20 da Lei nº 8.036/90, bem como pelo art. 484-A da CLT, art. 7º, III da CF. Desta forma, requer a liberação das guias de saque do FGTS. 
.
Nestes termos,
pede deferimento.
Local, Data
Advogado
OAB/UF

Outros materiais