Buscar

apanhado discursivas - Liderança_ Atributos e Atribuições

Prévia do material em texto

1. As lideranças podem ser ... Qual é o objetivo que fundamenta o comportamento de um líder autocrático? R: Autocrática ou autoritária é a liderança com base no poder de coerção e posição, que despende alta quantidade de energia, procurando o maior controle possível sobre as ações e reações das pessoas. Esse estilo de liderança gera, no ambiente organizacional, pessoas passivas e alienadas, porque a sua forma de gerir é impositiva, centralizadora das decisões.
2. A delegação de autoridade ... Explique as relações entre elas. R: As relações são o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Esta delegação de autoridade possui diversas técnicas que podem ser utilizadas para maximizar o seu alcance. Entre elas estão: Delegar a tarefa inteira; delegar à pessoa certa; delegar responsabilidade e autoridade; proporcionar informação adequada; avaliar e recompensar o desempenho, entre outras
3. A noção de função empresa ... R: A função comercial está mais relacionada com as atividades envolvendo o comércio, compra e vendas, lucratividade e finalização do cliente. A função mercadológica difere da função comercial pois está mais voltada para as práticas do mercado, visando os critérios básicos da organização e adaptações ao meio externo para produção de resultados e alcance dos objetivos organizacionais.
4. Analise a figura a seguir: Explique o conjunto representado pelo CHA.
R: O CHA - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes — é um conjunto de capacidades humanas que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estejam fundamentados na inteligência e na personalidade das pessoas. Em outras palavras, a competência é percebida como estoque de recursos que o indivíduo detém. Embora o foco de análise seja o indivíduo, a maioria dos autores que escreve sobre competência sinaliza a importância de se alinhar as competências às necessidades estabelecidas pelos cargos ou posições existentes nas organizações.
Elemento ocultado C. Conhecimento, (saber o que;) contém três partes sendo cognitiva, psicomotor e afetivo. Resumindo é os adjetivos afeiçoados ao desenvolvimento e de capacidades e habilidades intelectuais o afetivo é o domínio que envolve os objetivos que descrevem mudanças de interesse, atitudes e valores, o desenvolvimento de análise e ajustamento adequados e por fim a área práticas motoras..
Elemento ocultado H Habilidade (saber fazer): é um conceito que varia de autor para autor, porém geralmente é considerado como algo menos amplo do que as competências, porquanto a competência é constituída por várias habilidades. A habilidade pode ser uma aptidão natural do indivíduo ou desenvolvida. Habilidade é quando uma pessoa tem a facilidade de realizar alguma coisa com maior facilidade, tem um jeito especial. Faz o negócio com maior facilidade tendo a técnica e o conhecimento.
Elemento ocultado A ATITUDE - É essencial para o profissional em uma organização ter atitude, pois não basta saber, tem que ter atitude para realizar as atividades na organização e, com isso, saber resolver as questões e dar uma solução positiva diante das questões organizacionais.
5. Avalie seguinte figura: Analisando os componentes de atitude, explique o componente: • Afetivo: representa os sentimentos que a pessoa experimenta em relação a produtos, organizações, pessoas, fatos ou situações. • Cognitivo: representa as crenças da pessoa em relação a produtos, organizações, pessoas, fatos ou situações. O componente cognitivo é o topo da pirâmide e complementa os dois componentes da atitude que são: componente afetivo: o profissional tem atitude e sabe controlar suas emoções, pois não deixe as pessoas controlar e momento de tensão. Componente de ação: o profissional tem suas ações em favor da organização e não para uma pessoa da organização ou para si mesmo. • Comportamental (ação): Esse componente atua diretamente no comportamento do consumidor, demonstrando o interesse do cliente em potencial a comprar ou não uma determinada marca ou produto de seu interesse.
6. Competência e colocar em prática... Explique o que é competência profissional. R: Competência profissional é a competência que consiste em construir uma interpretação dos resultados a serem produzidos para o cliente, a partir do que ele mesmo propõe, mas também a partir de informações que espelham outras perspectivas.
7. Competência individual e a integração sinergia... Explique as características atributos e requisitos das pessoas “potencialmente competentes “.
R: Pessoas potencialmente competentes são pessoas que desenvolvem e possuem características, atributos e requisitos como conhecimento, habilidades, habitações porém não conseguem sua aplicação na prática ou não demonstram seus resultados das ações e nos trabalhos desenvolvidos.
8. Covey(2005) ... R: Habito 2 – começar com um objetivo em mente.
Ter um objetivo em mente é ter valores firmemente estabelecidos, significa ter firmeza para enfrentar os desafios e estar ciente das consequências. O autor sugere que se escreva um enunciado de missão pessoal (personalmissionstatement), fazendo uma lista dos princípios pelos quais se vive e se trabalha. Princípios que regem as suas decisões diárias. Por exemplo: “escutar as duas partes antes de tomar uma decisão; defender os que não vieram; pedir a opinião dos outros” e assim sucessivamente.
9. Klemp Jr (1999, p.2) ..Qual é a definição de atributos para liderança, segundo o klempJr.? R: São a matéria-prima do desempenho e as habilidades necessárias para exercer a função ingredientes básicos para performance de um líder no trabalho. São as capacidades necessárias para realizar uma atividade.
Os atributos são a matéria-prima do desempenho. São as habilidades necessárias para exercer a função. São ingredientes básicos para a performance de um líder no trabalho, ou seja, são as capacidades necessárias para que realize uma atividade. Conhecimentos, técnicas e outras características são atributos que as pessoas trazem para a função que exercem e que lhes permitem exercer as tarefas de liderança. Um líder pode, por exemplo, demonstrar capacidade de “pensamento estratégico”, “iniciativa” e “grande energia” como atributos pessoais.
10. No modelo de sistemas abertos...Explique a teoria da “abordagem contingencial “. R:
A abordagem contingencial defende a ideia de que não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único modelo organizacional. De maneira que não existe uma única forma de alcançar os objetivos altamente variados das organizações dentro de um ambiente também altamente variado: a estrutura de uma organização e seu funcionamento é dependente da interface com o ambiente externo.
11. No sistema de recompensas de Quinn(2003)...O que significa dentro deste conceito o contrato psicológico? R: Refere-se a expectativa recíproca do indivíduo e da organização, que estabelece o trabalho a realizar e a recompensa receber. Mas o contrato psicológico, além de ser um acordo tácito entre o indivíduo e a organização, também constitui um elemento importante em qualquer relação de trabalho.
12. O conceito da competência como “fonte de vantagem competitiva “ R: As empresas devem envolver seus clientes em um diálogo aberto, claro, contínuo; devem mobilizar grupos de clientes, os quais podem ter muita influência sobre o mercado; devem gerenciar as diversidades dos consumidores, criando oportunidades para o cliente definir seu envolvimento e promover a criação conjunta de experiência entre a empresa e o cliente. Envolver, mobilizar, gerenciar e criar.
13. O gerenciamento de projetos ... Quais as características de um gerente de
projetos? R: O gerente de projetos precisa possuir habilidades e competências
específicas para motivar sua equipe, promover a comunicação entre ela e ainda deve
ter paixão por novos desafios. Tem como objetivo geral o cronograma de atividades,
responsabilidades e recursos. Sua principal atribuição é evitar que as falhas inerentes
aos processos aconteçam.
14. O modelo de sistemas abertos...Ambíguo...R: Os critérios básicos de eficácia da organização são a adaptação e o apoio externo. Tem como ênfase a adaptação política, criatividade na resolução de problemas, inovar e gerenciar mudanças. Espera-se que o gerente seja inovador, criativo, alguém que faz uso de poder e influência na organização.
15. Os atributos estão enraizados.... Explique o significado de IE como atributo de liderança. R: Inteligência Emocional (IE), é ter a percepção de saber os pontos fortes e fracos e equilibrá-los de acordo com as diversidades de cada situação, aplica-los à liderança na esperança de entender as emoções de si mesmo e dos demais
componentes do grupo. Esse componente está ligado diretamente ao interesse e ao
clima organizacional.
16. Os líderes tem importância vital... Defina competências essenciais da organização.
R: Competência essencial é quando a empresa agrega valor de forma concisa e diferencia aos produtos ou serviços que oferece, de modo que os clientes recebam reais benefícios diz respeito ao valor recebido pelos clientes. Competência essencial é o aprendizado coletivo da organização, é a comunicação, é o comprometimento em trabalhar por meio das fronteiras institucionais e envolvendo as pessoas. São habilidades que se desenvolve na medida em que são aplicadas e compartilhadas.
17. Qual é o conceito de percepção? R: A percepção é um conjunto de sensações acompanhadas de significados atribuídos como resultado de experiências e conhecimentos anteriores
18. Uma competência... ter competência essencial com relação a diferenciação entre concorrentes? R: Diferenciação entre concorrentes: uma competência essencial deve diferenciar a empresa das demais que atuam no mesmo ramo. Esse algo específico precisa ser reconhecido pelo mercado como algo próprio do produto, do serviço, da marca ou da própria empresa e deve ser muito difícil de imitar.
19. Uma competência.... O que vem a ser o valor percebido pelos clientes? R: O valor percebido é definido como a percepção do cliente do custobenefício de um produto, serviço ou organizações, sendo uma preocupação relevante entre o relacionamento dos mesmos, influenciando as estratégias de preços e serviços nos quais serão repassados aos clientes.

Continue navegando