Buscar

AE1 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	MELISSA FERREIRA RICOY
	R.A.
	19131973-5
	Curso:
	LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
	Disciplina:
	PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Considerando que o ser humano é um ser complexo, dotado de capacidades com o pensamento, a linguagem, a memória e a inteligência, apresente como o desenvolvimento cognitivo se coloca como um elemento importante para a atuação como professor.
Resposta:
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo se divide em 4 etapas que partem da vida orgânica até ao raciocínio lógico-matemático: sensório motor (0-2 anos), pré-operacional (2-7 anos), operações concretas (7-12 anos) e operações formais (após 12 anos). 
No primeiro estágio a criança se descobre interagindo com o meio e desenvolve o básico de sua coordenação motora. No segundo estágio, temos o desenvolvimento da linguagem verbal e não-verbal da criança e o comportamento egoísta, pois a criança não tem a capacidade de se colocar no lugar do outro ainda. No terceiro, a criança desenvolve processos de pensamento lógico e começa a ser mais social e a sair da fase egoísta. Por último, temos a fase das operações formais, onde inicia-se a adolescência. Nessa etapa desenvolve-se as deduções, hipóteses e conclusões.
Cada etapa é fundamental para o processo de aprendizagem da criança como aluno, pois define o que se espera no desenvolvimento do mesmo, de acordo com a sua idade. É muito importante que cada etapa seja respeitada e trabalhada com a criança de acordo com a idade esperada, assim tem-se um desenvolvimento cognitivo adequado e o processo de ensino-aprendizagem flui de uma forma mais harmônica para os alunos e professores.

Outros materiais