Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pensamento Socrático para a Psicologia
Nome Completo: Antonia Airla de Sousa Ferreira
Matrícula: 01445793
Curso: Letras / Português
O pensamento socrático pode ser diretamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento porque se relaciona de forma direta com os estudos da juventude e da geriatria, haja vista que estes mesmos fatores estiveram presentes nos estudos desenvolvidos pelo filósofo.
Além disso, Sócrates também elaborou e apresentou a "arte do diálogo", identificada como forma de interação entre os sujeitos, garantindo que cada um compreenda o que realiza de certo e de incorreto.
Em psicologia, Sócrates professa a espiritualidade e imortalidade da alma, distingue as duas ordens de conhecimento, sensitivo e intelectual, mas não define o livre arbítrio, identificando a vontade com a inteligência. É com Sócrates que a psicologia na antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. Desta forma, postulava que a principal característica humana era a razão. A razão permitia ao homem sobrepor-se aos instintos, que seriam a base da irracionalidade.
Através da elaboração de seu método, Sócrates deixou como legado para a humanidade, sua preocupação em tornar as pessoas mais críticas e responsáveis pelo seu próprio conhecimento. Desta maneira a autonomia, construída a partir da auto-reflexão, também é um assunto presente em suas obras.
A importância da utilização da dialética socrática especialmente no ensino e na ciência de uma maneira geral deve-se ao fato de que não se deve preocupar apenas com a reprodução e transmissão de seus resultados e conceitos mais proeminentes; uma vez que a própria natureza da ciência requer a convicção de que discutir sua história e sua natureza é tão importante quanto expor seus princípios e equações.
REFERÊNCIAS
SILVA, Fábio Wellington Orlando da. A dialética socrática e a relação ensino-aprendizagem. Ciências e Cognição, vol. 16, 2011. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/download/381/476
SANTOS, Catarina Alves dos. O Método Socrático de Investigação e a Determinação dos Tipos de Virtude no Âmbito da Boa Vida. Revista Ítaca, UFRJ, n. 24, 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/Itaca/article/view/2415
TEIXEIRA, Miguel Henrique Benetti et. al. A Contribuição de Sócrates para o Método de Ensino-Aprendizagem a Distância. Revista Científica UNAR, Araras (SP), vol 11, n. 2, 2015. Disponível em:
http://revistaunar.com.br/cientifica/volumes-publicados/volume-11-no-2-2015

Continue navegando