Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
APOL - Análise de Vantagem Competitiva NOTA 70

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:
Os processos de tomada de decisão, especialmente no caso de decisões que envolvem situações complexas e com consequências imprevistas, devem ser conduzidos com muita seriedade e procurando ouvir opiniões diversas, pois essas podem trazer à tona implicações inicialmente não consideradas.
De acordo com os conteúdos aprendidos na Rota 6 e a partir do trecho acima, verifique se as afirmações abaixo acerca dos processos de tomada de decisão são verdadeiras (V) ou falsas (F):
(  ) Os debates devem ser evitados, pois não raramente discussões acaloradas podem passar para agressões físicas e até mesmo verbais.
(  ) Os debates devem ser estimulados, pois são uma espécie de conflito construtivo, muito positivos para o processo de tomada de decisão, especialmente porque podem trazer à luz os vieses da escolha mais votada.
(  ) Algumas pessoas podem agir como “advogados do diabo”, apontando sempre o lado negativo de decisões e impedindo a ação.
(  ) Para haver um bom conflito é necessário que haja uma boa condução, e a estratégia dos jogos costuma ser uma boa opção.
(  ) Algumas afirmações ou consensos obtidos facilmente podem ser desconstruídos ou questionados com alguém com um olhar mais crítico, fazendo o papel de “advogado do diabo”.
 
A partir da análise das afirmações acima, assinale a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F, V, F, V, V
Você acertou!
Alternativa correta: a, conforme o Tema 1 da Rota 6, página 4. A assertiva I está incorreta pois os debates são positivos para trazer à luz pontos de vista diferentes e auxiliar na tomada de decisão. A assertiva III está incorreta pois os “advogados do diabo”, nem sempre apontam somente o lado negativo das decisões, mas eles apontam outros pontos de vista que podem levar a decisões mais acertadas e seguras.
	
	B
	F, F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V, F
	
	D
	V, F, V, F, F
	
	E
	V, V, F, F, V
Questão 2/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Quando uma organização utiliza a Matriz Ansoff, ela deve reunir o máximo de dados sobre a própria empresa, sobre o seu mercado atual, sobre os mercados potenciais e sobre a concorrência. Para este último item, pode-se utilizar a técnica chamada de benchmarking.
Assinale a sentença que indica corretamente a principal vantagem de se utilizar esta técnica para obter dados sobre a concorrência.
Nota: 0.0
	
	A
	Ficar próximo dos concorrentes e facilitar o convívio no mesmo mercado.
	
	B
	A comparação com empresas cujas práticas sejam consideradas as melhores em determinados critérios pode levar a organização a buscar melhorar seus próprios processos, afim de tentar atingir o mesmo nível de excelência.
Resposta correta: b, conforme conteúdo do Tema 1 da Rota 5, página 4, em que se explica que o benchmarking traz a vantagem de, por meio da comparação, levar uma empresa a buscar melhorar seus processos de forma a atingir o nível da empresa melhor avaliada em determinado critério.
	
	C
	A empresa pesquisada não percebe que está divulgando informações estratégicas sobre seu negócio para a concorrência.
	
	D
	A organização percebe que mesmo os melhores têm falhas.
	
	E
	Não há nenhuma vantagem, pois ao se comparar aos outros, perde-se o caráter de inovação e a criatividade.
Questão 3/10 - Análise de Vantagem Competitiva
A técnica comumente utilizada para verificar a posição de uma organização em comparação aos concorrentes, buscando identificar e se comparar a outras instituições que são consideradas as melhores em determinado aspecto, é conhecida por seu nome no idioma inglês. É esse processo que possibilita identificar possibilidades de melhoria, a partir da comparação com as organizações que têm as melhores práticas.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome dessa técnica.
Nota: 10.0
	
	A
	Brainstorming
	
	B
	Benchmarking
Você acertou!
Resposta correta: b, conforme conteúdo do Tema 1 da Rota 4, página 4. O benchmarking é a técnica que permite à organização se comparar a outras, reconhecidas por exercer as melhores práticas em determinadas áreas, e identificar seus principais pontos passíveis de melhoria.
	
	C
	Benchmarketing
	
	D
	Downsizing
	
	E
	Comparison
Questão 4/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Analise o quadro a seguir:
O quadro apresenta as posturas estratégicas que podem ser adotadas pelas organizações conforme as escolhas dos estrategistas, a partir das análises interna e externa. 
Assinale a sentença que indica corretamente qual o critério que leva à definição das posturas estratégicas, a partir da análise das informações constantes no quadro:
Nota: 10.0
	
	A
	a identificação dos concorrentes nos diversos quadrantes.
	
	B
	a comparação com a posição dos concorrentes.
	
	C
	a internalização da missão organizacional.
	
	D
	a conjuntura internacional.
	
	E
	o predomínio de pontos fortes ou fracos, e de oportunidades e ameaças.
Você acertou!
Resposta correta: e, conforme conteúdo do Tema 1.1 da Rota 4, página 5, em que se mostra que o cruzamento de dois quadrantes – com predomínio de pontos fortes ou fracos, e de oportunidades e ameaças – determina a postura estratégica mais indicada para a organização naquele momento.
Questão 5/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:
O posicionamento de uma organização depende de sua capacidade de se diferenciar dos concorrentes na entrega de valor aos clientes e deve refletir a identidade da empresa, estando coerente com seu direcionamento estratégico. Mas é preciso se lembrar que o mercado é dinâmico e os concorrentes estão todo o tempo trabalhando para aumentar sua participação no mercado.
Utilizando os conhecimentos adquiridos na Rota 6, assinale a sentença que indica corretamente um cuidado que se deve ter em relação ao posicionamento.
Nota: 0.0
	
	A
	uma vez definido o posicionamento, é importante se ater a ele por, no mínimo, um ciclo de três anos;
	
	B
	deve-se aproveitar o período após a definição do posicionamento para se desligar um pouco das metas e objetivos, evitando o estresse na equipe gestora;
	
	C
	ele deve ser avaliado regularmente para rever estratégias e corrigir o curso das ações;
Resposta correta: c, conforme conteúdo do Tema 5.1 da Rota 6, na página 13. O posicionamento deve ser avaliado regularmente para que se possa identificar precocemente mudanças nas preferências do público-alvo e nas estratégias dos concorrentes, para rever estratégias e corrigir o curso das ações.
	
	D
	ele deve ter tempo limitado, passando-se depois para outro tipo de posicionamento;
	
	E
	definido o posicionamento, o foco passa a ser em neutralizar a concorrência;
Questão 6/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Segundo Souza* (2004, p. 14), “numa sociedade em que o crescimento econômico é considerado indicador de progresso, é fundamental que as organizações sejam orientadas também para o crescimento”. Quando nos referimos ao crescimento interno de uma organização, falamos em um crescimento estrutural.
*SOUZA, R. R. Os Significados do não crescimento em porte: Um estudo com micro e pequenas empresas de Curitiba. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Mestrado e Doutorado em Administração, Universidade Positivo, Curitiba, 2014.
Considerando o conteúdo estudado na Rota 4 e a partir do trecho acima, assinale a alternativa correta em relação às formas de crescimento estrutural.
Nota: 10.0
	
	A
	faturamento, número de empregados e número de unidades.
	
	B
	carteira de clientes, mobília e equipamentos e frota.
	
	C
	folha salarial, volume de vendas e visibilidade.
	
	D
	estrutura física, estrutura de recursos humanos e estrutura financeira.
Você acertou!
Resposta correta: d, conforme conteúdo do Tema 4 da Rota 4, página 10, onde são descritas as formas de crescimento estrutural: crescimento em termos de estrutura física (tamanho das instalações, número de unidades, distribuição geográfica, máquinas e equipamentos), estrutura de recursos humanos (número de colaboradores diretos e indiretos) e estrutura financeira (investimentos, capital de
Página12