Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
APOL 2 Análise de Vantagem Competitiva NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Analise a figura a seguir:
Tavares (2000) argumenta que cada uma das posturas estratégicas deriva da ênfase que se dá a cada estratégia. Por exemplo, se a organização percebe que sua continuidade está ameaçada, deve focar na reconstrução ou na institucionalização. 
A estratégica de _________________ é utilizada quando se vivencia uma fase em que a organização precisa investir no capital intelectual e recursos tecnológico da organização. Na estratégia de _____________________ a organização já tem uma estabilidade que faz com que o investimento para sua expansão possa gerar um custo maior do que os benefícios a serem obtidos ou a concorrência mostra-se uma ameaça que lhe exija um esforço no sentido de manter-se na posição já alcançada. Já a estratégia de __________________ é utilizada quando o porte da organização não mais atende à demanda do mercado e a ênfase é colocada nos recursos físicos e financeiros.
Assinale a alternativa que traz os termos corretos para o preenchimento das lacunas acima.
Nota: 10.0
	
	A
	crescimento; desenvolvimento; manutenção.
	
	B
	desenvolvimento; manutenção; crescimento.
Você acertou!
Resposta correta: b, conforme conteúdo dos Temas 3 e 4 da Rota 4, páginas 8 a 10, onde é apresentada em detalhe cada uma das posturas estratégicas definidas acima: A estratégica de desenvolvimento é utilizada quando a organização precisa investir no capital intelectual e nos recursos tecnológicos da organização; a estratégia de manutenção é indicada quando a organização já tem estabilidade e, assim, o investimento para sua expansão pode gerar um custo maior do que os benefícios a serem obtidos; e a estratégia de crescimento é utilizada quando o porte da organização não atende mais à demanda do mercado.
	
	C
	manutenção; crescimento; desenvolvimento.
	
	D
	desenvolvimento; crescimento; manutenção.
	
	E
	crescimento; manutenção; desenvolvimento.
Questão 2/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:  
A estratégia é o rumo que a organização deve seguir para atingir os objetivos que foram definidos para ela, ajudando os gestores a tomar decisões quanto a seus recursos, políticas e à condução da organização. Basicamente, as estratégias são desenvolvidas de duas maneiras. 
Assinale a alternativa que aponta corretamente as duas formas de desenvolvimento de estratégia, de acordo com os conteúdos da Rota 6.
Nota: 10.0
	
	A
	estratégia intencional e estratégia emergente
Você acertou!
Resposta correta: a, conforme conteúdo do Tema 4 da Rota 6, página 10, onde Johnson et al (2011) explicam que a estratégia intencional é formulada ou planejada pelos gestores de forma deliberada, muitas vezes com o uso de ferramentas, técnicas e modelos para análise e avaliação estratégica, enquanto que a estratégia emergente não se desenvolve com base no planejamento, mas emerge com o passar do tempo, fruto de uma série de decisões acumuladas.
	
	B
	estratégia planejada e estratégia intuitiva
	
	C
	estratégia de curto prazo e estratégia de longo prazo
	
	D
	estratégia pública e estratégia privada
	
	E
	estratégia difusa e estratégia concentrada
Questão 3/10 - Análise de Vantagem Competitiva
A sobrevivência é tida por alguns autores como uma das posturas estratégicas derivadas da matriz SWOT. Quando uma organização apresentar fatores externos como o avanço de novas tecnologias, mudanças de hábitos ou de estilo de vida dos consumidores, e fatores internos como má gestão, mau uso dos recursos, problemas de posicionamento e de definição de negócio, missão e visão, pode estar com sua sobrevivência em risco e pode ser melhor recorrer a uma estratégia de redução.  
Leia as asserções a seguir: 
I - A estratégia de redução pode ser a mais indicada quando a sobrevivência de uma organização está ameaçada e ela não está competindo com eficiência.
porque
II - Assim a organização pode obter vantagem competitiva por meio do conhecimento especializado e eficiente em um determinado setor. 
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 10.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	C
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
Resposta correta: c, conforme conteúdo do Tema 2.1 da Rota 4, páginas 6 e 7. A segunda afirmativa complementa a primeira, justificando a opção pela estratégia de redução no caso de organizações que percebem que o mercado em que atuam está em declínio ou que ela ficou para trás perante a concorrência.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 4/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Ao realizar a análise SWOT, se a organização percebe que tem predomínio de oportunidades e fraquezas, sua melhor opção é adotar uma postura estratégica de crescimento. Esta configuração é comum em empresas iniciantes, que ainda não conhecem a fundo o funcionamento do negócio ou do mercado e por isso erram mais do que seus concorrentes estabelecidos há mais tempo, e desde que passem pelo estágio inicial, cuja taxa de mortalidade de empresas é alta.  
De acordo com o conteúdo aprendido na Rota 4 e a partir do trecho acima, analise as afirmações abaixo, acerca da fase de crescimento. 
(   ) O crescimento de uma organização pode acontecer por meio do crescimento interno, integração vertical, integração horizontal, diversificação ou fusões e alianças estratégicas.
(   ) Os principais fatores que demonstram o crescimento de uma organização são o lucro, o número de clientes e o número de concorrentes.
(   ) O crescimento interno deriva do aumento das vendas, da capacidade de produção e da força de trabalho.
(   ) As empresas que superam os desafios iniciais devem ter uma estratégia baseada em um triângulo estratégico, cujos vértices são o propósito, o ambiente externo e a capacitação.
(   ) A orientação é de que somente devem ser criados novos negócios quando os benefícios são superiores aos custos. 
A partir da análise das opções acima, assinale a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F, V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F, V
	
	C
	V, V, V, V, F
	
	D
	V, F, V, V, V
Você acertou!
Resposta correta: d, conforme conteúdo do Tema 4 da Rota 4, página 10. A alternativa II está incorreta pois os principais fatores que demonstram o crescimento de uma organização são o lucro, as vendas e a participação no mercado.
	
	E
	V, V, F, F, F
Questão 5/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Leia o texto a seguir:
Ao se preencher as informações da Matriz Ansoff, recomenda-se evitar pintar um quadro mais otimista ou mais pessimista do que a realidade, se atendo às informações da forma mais realista possível.
Assinale a alternativa que explica por que é recomendado o uso do discernimento na hora de avaliar e preencher as informações.
Nota: 10.0
	
	A
	Porque essas informações confundirão os funcionários em relação às metas.
	
	B
	Porque mentira tem perna curta.
	
	C
	Porque tende-se a achar que o esforço não será necessário para atingir as metas.
	
	D
	Porque corre-se o risco de não enxergar ameaças ou oportunidades.
Você acertou!
Resposta correta: d, conforme conteúdo do Tema 1.1 da Rota 5, página 5, onde se explica que o discernimento no preenchimento das informações para a Matriz Ansoff permitirá enxergar a realidade, com suas ameaças e oportunidades, para perceber de que maneira se pode explorar ao máximo os ativos que a empresa já tem, rendendo os melhores retornos para a organização.
	
	E
	Porque a realidade é sempre melhor que a ilusão.
Questão 6/10 - Análise de Vantagem Competitiva
Quando as organizações querem crescer e aumentar sua penetração no mercado, podem enfrentar restrições dos concorrentes já estabelecidos, que querem defender sua fatia de mercado. Isso faz aumentar a rivalidade no setor. 
De acordo com os conteúdos aprendidos na Rota 5 e a partir do trecho acima, analise as afirmações abaixo, acerca da retaliação dos concorrentes.
Página12