Buscar

Análise de Atos de Concentração Horizontal - módulo 2

Prévia do material em texto

Análise de Atos de Concentração Horizontal – Módulo 2
Parte superior do formulário
Questão 1
Sobre a definição de Mercado Relevante, assinale a alternativa correta
Escolha uma opção:
a. a)	Mercado Relevante é definido como um produto ou/e uma área geográfica de forma que um monopolista poderia fixar aumento de preços. 
b. Mercado Relevante é definido como um produto que um monopolista poderia estabelecer um elevado aumento de preços.
c. c)	Mercado Relevante é definido como um produto em que um monopolista poderia sugerir aumento de preços, logo, os consumidores mudariam de produto ou o comprariam em outra região.
d. d)	Mercado Relevante é definido como um produto, grupo de produtos, ou uma área geográfica em que tal  produto é produzido ou vendido, de forma que um monopolista poderia impor um significativo e não transitório aumento de preços, sem que com isso, os consumidores migrassem para o consumo de outro produto ou o comprassem em outra região. 
e. Mercado Relevante é definido como um produto de uma área geográfica que um monopolista não poderia atribuir um significativo e transitório ajuste de preços.
Feedback - Sua resposta está correta. Resposta letra D
Segundo a Agência de Defesa da Concorrência no Brasil – CADE, o Mercado Relevante pode ser assim definido:
“Um mercado relevante é definido como sendo um produto ou grupo de produtos e uma área geográfica em que tal (is) produto(s) é (são) Questão 1: Resposta letra D
Segundo a Agência de Defesa da Concorrência no Brasil – CADE, o Mercado Relevante pode ser assim definido:
“Um mercado relevante é definido como sendo um produto ou grupo de produtos e uma área geográfica em que tal (is) produto(s) é (são) produzido(s) ou vendido(s), de forma que uma firma monopolista poderia impor um pequeno, mas significativo e não transitório aumento de preços, sem que com isso, os consumidores migrassem para o consumo de outro produto ou o comprassem em outra região. Esse é o chamado teste do monopolista hipotético e o mercado relevante é definido como sendo o menor mercado possível em que tal critério é satisfeito.”
Questão 2
Sobre a definição de Dimensão Produto
Escolha uma opção:
a. A dimensão do produto do mercado relevante compreende bens/serviços considerados, pelo consumidor, substituíveis entre si devido a suas características, preços e utilização. 
b. A dimensão do produto do mercado relevante compreende bens/serviços considerados, pelo consumidor, insubstituíveis devido a suas características.
c. A dimensão do produto do mercado relevante compreende bens/serviços considerados, pelo consumidor, substituíveis em algumas características, independente dos preços.
d. A dimensão do produto do mercado relevante compreende bens/serviços considerados, pelo consumidor, insubstituíveis devido aos preços, independente da utilização.
e. A dimensão do produto do mercado relevante compreende bens/serviços considerados, pelo consumidor, insubstituíveis entre si independente de sua utilização.
Feedback - Sua resposta está correta. - Resposta letra A
Segundo a Agência de Defesa da Concorrência no Brasil – CADE, a Dimensão do Produto pode ser assim definida: 
“Sob a ótica da demanda, a dimensão do produto do mercado relevante compreende bens e serviços considerados, pelo consumidor, substituíveis entre si devido a suas características, preços e utilização.”
Questão 3
Dimensão Geográfica - Sobre a definição de Dimensão Geográfica
Escolha uma opção:
a. De acordo com a definição, a dimensão geográfica refere-se à área em que as empresas ofertam seus produtos ou que os consumidores buscam mercadorias (bens/serviços) dentro da qual um monopolista conseguirá, lucrativamente, impor elevações de preços significativas. 
b. A classificação geográfica dos mercados apresenta três diferentes dimensões tais como: mercado a distância; mercado tradicional e mercados mistos que é uma junção dos dois anteriores
c. Mercado à distância é aquele que o vendedor, por meio de uma logística de distribuição, disponibiliza seus produtos na localidade dos consumidores. Ex: Amazon.
d. Mercados tradicionais são aqueles nos quais o consumidor se locomove ao local de venda para adquirir o produto (loja física). Ex: Supermercado do bairro.
e. Mercados Mistos compreendem lojas tradicionais com serviços de entrega. Ex: Mercado livre.
Feedback - Sua resposta está incorreta. - Resposta letra E
Segundo a Agência de Defesa da Concorrência no Brasil – CADE, Mercados Mistos podem ser assim definidos:
“compreendem lojas tradicionais com serviços de entrega, ou seja, são estabelecimentos em que consumidores tanto se deslocam à empresa (varejo tradicional), quanto à empresa, por meio de uma distribuidora, disponibiliza o produto na localidade dos consumidores (varejo à distância). 
Apesar da definição estar correta, a alternativa está errada, pois a empresa Mercado Livre não é exemplo de mercado misto, uma vez que o site não possui loja física, o exemplo citado é caracterizado como mercado a distância.”
Questão 4
Com relação à definição da parcela de mercado.
Escolha uma opção:
a. É dada em termos de porcentagem que corresponde à relevância de uma empresa (ou grupo) diante dos competidores da indústria na qual atuam. 
b. Corresponde ao potencial da empresa para entrar naquele mercado.
c. A parcela de mercado de uma empresa (ou grupo) é sempre a mesma independente do mercado relevante.
d. A parcela de mercado é suficiente para indicar a existência de poder de mercado da empresa.
e. A parcela de mercado de uma empresa não muda se mudar a variável utilizada para o cálculo.
Feedback - Sua resposta está correta.
A letra “b” está errada pois na definição de parcela de mercado o que deve ser verificado é o market share da empresa em um dado mercado relevante (MR) e não o seu potencial de auferir participação de mercado.
A letra “c” também está errada: a parcela de mercado varia conforme a delimitação (produto ou geográfica) do MR. 
A letra “d” é falsa porque a parcela de mercado nos diz sobre o posicionamento da empresa no mercado e não é capaz, de forma isolada, de definir se uma empresa (ou grupo) detém poder de mercado. 
A letra “e”, por sua vez, está errada porque a parcela de mercado de uma empresa muda se a variável utilizada para o cálculo for alterada. Por exemplo: o cálculo da parcela de mercado com as receitas das empresas certamente será diferente daquele obtido com o número de clientes atendidos.
Questão 5
Considere as informações do volume de vendas de carros populares no Brasil em 2010 apresentados na Tabela abaixo
	EMPRESA
	QUANTIDADE DE VEÍCULOS VENDIDOS
	MARKET SHARE (%)
	MARKET SHARE AO QUADRADO
	VOLKS
	387.036,00
	33,11%
	0,1097
	Fiat
	349.971,00
	29,94%
	0,0897
	GM
	295.628,00
	25,29%
	0,0640
	Ford
	80.303,00
	6,87%
	0,0047
	Renault
	55.845,00
	4,78%
	0,0023
	Total
	1.168,783,00
	100,00%
	0,2703
	
	
	
	
Escolha a alternativa INCORRETA.
Escolha uma opção:
a. A empresa que apresenta maior participação de mercado é a Volks.
b. O CR4 dessa indústria é de 95,21%.
c. Conforme o Guia Prático de 2016 do CADE, apenas duas empresas possuem posição dominante neste mercado. 
d. Considerando O HHI e dado o que aponta o Guia H do CADE de 2016 tem-se que este mercado é classificado como sendo altamente concentrado.
e. O CR2 deste mercado é de 63,05%.
Feedback - Sua resposta está correta.
A alternativa “c” está INCORRETA visto que, segundo o Guia H do CADE, qualquer empresa (ou grupo) que detenha participação de mercado acima de 20% possuem posição dominante nesse MR. 
Questão 6
Considere o cenário hipotético apresentado na Tabela abaixo, que dispõe os resultados das participações de mercado no qual a empresa GM se funde (Fusão) à Renault (GM+Renault).
	EMPRESA
	QUANTIDADE DE VEÍCULOS VENDIDOS
	MARKET SHARE (%)
	MARKET SHARE AO QUADRADO (%)
	Volks
	387.036,00
	33,11%
	0,1097
	GM+Renault
	351.473,00
	30,07%
	0,0904
	Fiat
	349.971,00
	29,94%
	0,0897
	Ford
	80.303,00
	6,87%
	0,0047
	Total
	1.168.783,00
	100,00%
	0,2945
Escolha uma opção:
a. O setor era mais concentrado antes da fusão.
b. O setorapós fusão foi considerado moderadamente concentrado.
c. A variação de HHI foi maior do que 200 pontos.
d. Como a variação do HHI foi maior do que 200 pontos, pelo critério de HHI a operação não apresentou potencial danos à concorrência.
e. A fusão entre GM e Renault não alterou o CR3 do mercado. 
Feedback - Sua resposta está incorreta.
 A letra “a” está incorreta porque a operação de fusão entre GM e Renault gerou um HHI de 2945 pontos o que é mais alto do que antes da operação (2703). Logo, com a fusão o mercado ficou ainda mais concentrado.
A letra “b” está incorreta, uma vez que dado o HHI>2500 o setor é considerado altamente concentrado e não apenas concentrado.
A letra “d” está incorreta visto que a variação do HHI supera os 200 pontos. Neste caso em que o HHI>2500, uma ΔHHI > 200 presumivelmente gera aumento de poder de mercado, o que é considerado um possível dano à concorrência. 
E, a letra “e” é errada porque a fusão entre GM e Renault alterou o CR3 do mercado, que antes era de 88,34% e passou a ser de 93,12%Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes