Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA_PRÁTICA ENSINO EM MATEMÁTICA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL_A inserção do futuro professor de Matemática no contexto escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA DE ENSINO EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE REFLEXIVA I
Nome Completo: Fábio de Figueiredo
RGM: 24755141
A inserção do futuro professor de Matemática no contexto escolar
	Diante das diversas reformulações de legislações e programas de educação básica ocorridos nos últimos 25 anos, o Brasil depara-se com a necessidade cada vez maior de oferecer aos futuros professores uma formação inicial de qualidade e adequadamente efetiva no que tange ao desenvolvimento de suas carreiras profissionais. Tal formação, contudo, não prescindir da certeza de que o sucesso profissional dos futuros professores deve ser medido pela excelência do aprendizado de seus alunos. 
	No contexto dos anos finais do ensino fundamental, a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado promove, muitas vezes, o primeiro contato do futuro professor de Matemática com o corpo discente. Como resultado deste encontro, tem-se a congruência dos interesses da universidade, da escola e do próprio estagiário. Por sua vez, a disciplina Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental propõe uma investigação oportuna sobre os benefícios de uma prática adequada à fomentação do protagonismo do aluno em sala de aula.
	É essencial que o estagiário observe o professor da classe com um olhar minucioso, buscando entender suas ações práticas e correlacioná-las à didática e ao posicionamento empático requeridos em sua futura posição profissional. Ao ser convidado a reger a classe, o estagiário, sob orientação do professor, tem a oportunidade de adquirir conhecimento prático de como planejar uma aula para um grupo heterogêneo de alunos, culminando na aplicação de sua própria didática como efeito reflexivo de seu aprendizado das técnicas de docência.
	Como forma de desenvolver a possibilidade da investigação e reflexão sobre a prática como uma metodologia de formação inicial de professores de Matemática, cabe destacar que as ações do professor orientador devem estar articuladas com seus referenciais teóricos e com a metodologia requerida pelo projeto do curso. Para isso, Scherer apud Teixeira e Cyrino (2015) afirma que tanto ele quanto os estagiários “podem assumir uma atitude de habitante, visitante ou transeunte dos espaços e tempos do Estágio Supervisionado.” 
	Em suma, ao futuro professor de Matemática não basta apenas dominar os conceitos da disciplina. Em especial, perante os alunos dos anos finais do ensino fundamental, o futuro professor deve prezar pela empatia para com seu orientador e alunos, absorvendo tudo aquilo que o contexto escolar lhe pode proporcionar. 
Referências: 
TEIXEIRA, Bruno R. e CYRINO, Márcia C. “Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio” disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v29n52/1980-4415-bolema-29-52-0658.pdf. Acessado em: 02 de junho de 2021.
TINTI, Douglas. Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental: material teórico: a escola e o estágio curricular supervisionado. Material Teórico: A escola e o Estágio Curricular Supervisionado. São Paulo: Cruzeiro do Sul Virtual. 20 p. Revisão Textual: Márcia Ota. Acessado em: 02 de junho de 2021.

Continue navegando