Buscar

Metotrexato na dermatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Metotrexato na dermatologia
O Metotrexato inibe a diidrofolato-redutase, que é uma enzima responsável por transformar diidrofolatos em tetraidrofolatos, que são utilizados na síntese de nucleotídeos purinas. Consequentemente, ocorre uma diminuição desses nucleotídeos, impossibilitando a replicação do DNA. 
Onde este medicamento age? 
O medicamento age, principalmente, em tecidos que se proliferam rapidamente, como medula óssea, células fetais, mucosas bucais e intestinais, além das células malignas. Por esse motivo, o Metotrexato também pode ser usado no tratamento de doenças autoimunes, a exemplo da psoríase, já que, nessa condição, comumente ocorre uma proliferação aumentada das células epiteliais.
Para que serve
O Metotrexato em comprimidos está indicado no tratamento da artrite reumatoide, já que apresenta efeitos sobre o sistema imunológico, diminuindo a inflamação, sendo a sua ação notada a partir da 3° semana de tratamento. No tratamento da psoríase, o Metotrexato diminui a proliferação e a inflamação das células da pele e seus efeitos são notados de 1 a 4 semanas após o início do tratamento.
Psoríase
A dose oral recomendada é de 10 - 25 mg por semana, até que uma resposta adequada seja alcançada ou, alterativamente, de 2,5 mg, a cada 12 horas, por três doses.
As posologias em cada esquema podem ser ajustadas gradualmente para alcançar resposta clínica ótima, evitando exceder a dose de 30 mg por semana.
Para casos de psoríase grave, em que é usado o metotrexato injetável, deve ser administrada uma dose única de 10 a 25 mg por semana, até obtenção de resposta adequada. 
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Metotrexato em comprimidos são dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, febre, vermelhidão na pele, aumento do ácido úrico e redução no número de espermatozoides, aparecimento de úlceras na boca, inflamação na língua e na gengiva, diarreia, redução na contagem de glóbulos brancos e plaquetas, insuficiência renal e faringite.
Quem não deve usar
O Metotrexato em comprimidos é contraindicado para pacientes com alergia ao Metotrexato ou a qualquer componente da formulação, grávidas, lactantes, pessoas com o sistema imunológico comprometido, disfunção grave no fígado ou nos rins e alterações nas células sanguíneas como redução das contagens de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
O Metotrexato é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes, pessoas com hipersensibilidade conhecida ao medicamento, pacientes com síndrome da imunodeficiência, disfunção hepática ou renal e pessoas com discrasias sanguíneas.
TGO, TGP e Creatinina. 
Devido a possibilidade de danos ao fígado e rins devemos pedir exames TGO e TGP para avaliar as funções hepáticas e renais. Por isso, são necessários previamente exames que avaliam contraindicações (como os que avaliam lesão hepática e renal – aminotransferases e creatinina).
Exames a pedir antes do uso da medicação 
· Hemograma (pois citopenias posteriores pode ser efeito colateral comum)
· RX de tórax (devido tuberculose ser endêmica no Brasil) 
· Atualização do calendário vacinal.
· Testes de HIV
· Sífilis 
· Hepatites crônicas (B e C).
Como usar e qual a dose
Uma vez que os exames realizados não apresentem anormalidades, pode-se iniciar o Metotrexato com dose baixa (10mg em um dia da semana), em conjunto com 10mg de ácido fólico que devem ser administradas de 24 a 48h depois da tomada de metotrexato. 
Reavaliação depois de um mês 
Após um mês de tratamento, hemograma, aminotransferases e creatinina devem ser dosados outra vez, a fim de investigar toxicidade do mesmo. As doses de metotrexato devem ser ajustadas de acordo com a resposta clínica, com atenção de que pode demorar até 6 semanas para começar a haver melhora. Exames laboratoriais são então repetidos a cada 3 meses.
Por que tomar Acido fólico?
Ácido fólico e ácido folínico são uma forma da vitamina B9. O corpo humano precisa de folato para executar muitas funções, incluindo divisão celular, crescimento, e produção de novos glóbulos vermelhos. Ácido folínico é quimicamente diferente do ácido fólico mas ambos funcionam de maneira similar. Se uma pessoa não tem ácido fólico ou ácido folínico suficiente, isto é chamado de deficiência de folato. MTX (medicamento que é normalmente prescrito para tratamento de psoríase) atua através do bloqueio de alguns efeitos do ácido fólico. 
Uma deficiência de folatos pode causar efeitos adversos, tais como feridas na boca, problemas estomacais como náuseas e dor abdominal, problemas hepáticos ou problemas com produção de células sanguíneas. Estes efeitos adversos as vezes são ruins o suficiente para que as pessoas parem de tomar o MTX (interromper o tratamento).
Benefícios do acido fólico 
· Melhora alguns efeitos colaterais do MTX, tais como náusea e dor abdominal.
· Reduz a chance de desenvolver exames de sangue de fígado anormais.
· Ajuda as pessoas a continuar seu tratamento com MTX.
· Melhorar alguns efeitos colaterais do MTX, tais como feridas na boca.

Outros materiais