Buscar

Manipulação hormonal do ciclo estral e ovulação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Letícia Beatriz Mazo Pinho | UAM | Proibida a comercialização deste resumo 
Manipulação hormonal do ciclo estral e ovulação 
A manipulação hormonal tem por objetivo a inseminação artificial no mesmo dia das fêmea, já que sem essa manipulação, cada animal ciclaria em cada época. O objetivo da IATF (Inseminação artificial em tempo fixo) é proporcionar uma alta taxa de estros ao mesmo tempo, onde ocorrendo a ovulação teremos alta taxa de fêmeas emprenhadas com uma única inseminação. Com isso aperfeiçoamos os protocolos e manejos da fazenda, contribuindo para os nascimentos de bezerros na mesma época, assim melhorando o manejo da fazendo e tornando lotes mais homogêneos. 
Taxa de concepção
Com uma única inseminação, teremos maiores taxas de fêmeas em estro além de maiores taxas de fecundação, evoluindo com a eficácia dos métodos de reprodução assistida. Ambas as taxas serão variáveis, o que nos demonstrará nosso sucesso será na etapa de sincronização dos estros nas fêmeas.
Indução e sincronização
A indução pode ser feita de duas formas distintas, como induzindo uma vaca a sair do anestro e entrar nas fases de ciclicidade, ou seja, induzir a vaca a ciclicidade, ou também, quando induzimos a ovulação. A sincronização é quando fazemos com que todas as fêmeas ciclem ao mesmo tempo na mesma fase do ciclo estral. 
A sincronização e indução hormonal podem ser realizadas com progestágenos através de um dispositivo intra-vaginal. A sincronização hormonal ocorre com a P4 bloqueando o eixo e causando atresia dos folículos, assim, no momento que for retirado o dispositivo, as fêmeas manifestarão estro ao mesmo tempo. A indução hormonal com P4 pode ser realizada quando as fêmeas estão em anestro, momento que produzem GnRH em menores quantidades, não sendo suficientes para terem crescimento folicular e ovulação. A P4 bloqueia a secreção desses hormônios,assim, com o acúmulo hormonal, ao retirarmos esse implante, a fêmea terá níveis hormonais suficientes para ciclar.
Nesse caso, inserimos o implante e o deixamos por 7-9 dias, na intenção de que os folículos cresçam e ovulem. 
 
O benzoato de estradiol (estrógeno), quando aplicado antes do implante, mimetiza um ciclo completo, tendo a abertura da cervix e preparação do endométrio para a chegada do ovulo. 
Em qualquer momento de colocação da P4 ocorreria seu aumento e atresia das ondas, com sua remoção, teremos uma nova onda vinda em todas as fêmeas. 
Sincronização hormonal com prostaglandinas
A prostaglandina não consegue induzir o ciclo estral (anestro – estro) pois a função da prostaglandina é causar a luteólise, para isso, ela precisa do corpo lúteo, e uma vaca em anestro não tem o corpo lúteo. A função da P4 é agir nas fêmeas que estão exclusivamente em diestro. 
Esses estudos vêm sendo pesquisados desde a década de 70, os análogos sintéticos (cloprostenol, dinoprost, etc) são mais potentes. 
Na IATF, aplicamos hormônio nas fêmeas que estão em diestro. No dia 0 aplicaremos a PGF, dando um intervalo de 7-10 dias entre outra aplicação, pois, talvez as vacas da primeira aplicação não estivessem em diestro, porém, daqui a 10 dias, se estivessem em pro estro, estro ou metaestro, elas estarão em diestro, e mesmo as fêmeas em diestro na primeira aplicação, estarão em diestro novamente (estro/24h, proestro/24h-3d, metaestro/3-5d). 
A IATF será de 72 a 96 horas após a segunda aplicação de prostaglandina, esse tempo é esperado para que as fêmeas entre em proestro/estro e estejam próximas da ovulação. 
Sincronização e indução hormonal com gonadotrofinas 
O eCG (gonadrotofina coriônica eqüina) é um hormônio proteíco que ajuda também nas ovulações em vacas, realiza função de FSH e LH. 
Os análogos do GnRH (gonadorelina) são hormônios sintéticos que estimulam a liberação das gonadrotofinas. 
Protocolo Ovysnch
O Ovsynch é um dos protocolos hormonais mais conhecidos que utiliza GnRH e PGF. A idéia é induzir as ovulações de fêmeas que estão em estro para que entrem no diestro 7 dias após, onde será aplicado a prostaglandina, para que haja crescimento e maturação folicular, e depois de 2 dias o GnRH (indutor de ovulação), para que ocorra maturação do folículo e oócito e cause a ovulação. Após 16-24h, realizaremos a inseminação. Sua vantagem em comparação as outras é que ele força a ovulação nas fêmeas, porém, ele é mais custoso.
Co – Synch
Aplicação de GnRH e após 7 dias aplicamos a prostaglandina, depois de 48h aplicamos o GnRH. No co-Synch não esperamos 24h para inseminação, mas sim, no momento após induzida a ovulação. A vantagem desse protocolo está no processo de manejo, onde evitamos trabalho e estresse. O sêmen deverá ser de boa qualidade, não utilizamos sêmen caro e sexado (piro qualidade) nesse protoloco. 
Pré - sync - ovsynch 
Protocolo de Ovynch, porém, antes dele, faremos um protoloco de prostaglandina, onde 2 dias depois, começamos o Ovysnch. É um protoloco mais custoso e com taxa de conversão alta.

Outros materiais