Buscar

UC 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luiza Botelho Senac EAD
Atividade 1 - Clique aqui para entregar
Atividade 1
 Contexto
Você recebeu na Virtually o cliente Roberto Santos, que deseja colocar o imóvel dele para locação. Roberto apresentou algumas informações a respeito do apartamento. O condomínio tem três torres de apartamentos de dois e de três dormitórios, e o apartamento em questão é novo, pronto para morar, com três dormitórios (sendo um deles uma suíte), cozinha tipo americana com churrasqueira, além de área de serviço, living para dois ambientes e banheiro social.
 O empreendimento conta com portaria 24 horas e infraestrutura completa. Localizado no ponto mais alto do bairro, proporciona ampla vista, inclusive com pôr do sol. Os vizinhos são dois grandes supermercados e um shopping center, além de faculdades, escolas, comércio variado, bares e restaurantes para todos os gostos. A taxa de condomínio é de R$ 820,00, e este é administrado pela imobiliária Zona Sul.
 Atividade
Explique para o cliente os procedimentos administrativos do serviço, considerando que o condomínio é administrado por outra imobiliária. Indique também os tipos de garantias existentes no contrato de locação e informe a forma de pagamento e a data de repasse do aluguel.
 Dica de leitura
Para realizar esta atividade, leia os seguintes materiais:
Locação de imóvel
Rotinas administrativas e financeiras da locação: recebimento de aluguéis, emissão de recibos, cheques, títulos, boletos bancários e depósitos bancários
Cobrança: tipos, meios, planejamento, fases, análise, renegociação de dívidas e legislação
 Entrega
Elabore a atividade em um editor de texto (como o Word) e entregue-a no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no local destinado para tal, até a data informada no cronograma.
 Avaliação
Nesta atividade, você será avaliado no indicador:
Realiza cobrança, recebimento e repasse de aluguéis, bem como pagamento de encargos do imóvel, de acordo com contrato pactuado.
Recebidas as informações do Sr.Roberto Santos no qual requisitou nossos serviços em virtude da administração do aluguel do imóvel de sua propriedade, afim de a partir dali através do contrato de administração a imobiliária passaria a ser responsável por cuidar de todos os detalhes por menores que envolvam manutenção do imóvel, inquilinos. Das opções temos que, 100% do primeiro aluguel fica para imobiliária, e que nos meses subsequentes a cobrança é de 10 % do valor do aluguel;
Locação
a) Intermediação na locação de qualquer espécie:
a.1) Os honorários serão pagos pelo locador, no valor equivalente ao valor do primeiro aluguel;
a.2) Os honorários deverão ser pagos no recebimento do primeiro aluguel, salvo ajuste entre as partes.
b) Controle e recebimento de aluguéis: 10% (dez por cento);    
b.1) Os honorários serão calculados sobre o valor do aluguel, mais encargos.[footnoteRef:1] [1: CRECI-RS Conselho Regional de Corretores de Imóveis 3ª Região] 
Do imóvel:
Feita vistoria no imóvel, se gera 3 vias, uma para cada parte e outra para a imobiliária, anexada junto com contrato de aluguel e demais documentos, se verifica antes os dados nas esferas, civis, trabalhistas, administrativas, no cartório de protestos, nos órgãos de proteção ao crédito dos possíveis inquilinos. 
Das opções de garantia foi escolhida caução, de 3 meses do referido aluguel. 
Não intervêm em nada o fato de o condomínio ser administrado por outra imobiliária, por se tratar de conduta ilibada da mesma e uma vez que o valor do condomínio se dá através do boleto é mais fácil seu controle.
 Quanto ao aluguel fica definido que o boleto está disponibilizado referente ao primeiro ano, de maneira que deverá ser reajustado o IGPM, dando acesso ao cliente no sistema sobre os valores dos alugueis e eventuais taxas.
Em caso de inadimplência, os devidos procedimentos jurídicos serão acionados;
O repasse do aluguel, através de transferência bancária, ocorrendo até 10 dias após o pagamento. Dados estes no contrato de locação, das datas ofertadas 5, 15, 25,dias ;
Sanada todas as dúvidas por menor. foi assinado o contrato de administração do imóvel a ser locado, feita vistoria e fotos atualizamos nossas mídias sociais, além do banco de dados dos clientes que buscam as características do mesmo.

Outros materiais