Buscar

Aula 3 - Empresa e ética -o caráter das organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 3: Empresa e ética: o caráter das organizações
CARÁTER Esta é a primeira pergunta sobre a qual devemos refletir. Aliás, refletir não é um hábito dos ocidentais. Somos pouco reflexivos. Mas, no mundo competitivo em que vivemos, precisamos exercer a capacidade de pensar, meditar e refletir. É isso que procuraremos fazer nesta aula, quando refletiremos sobre nós mesmos e sobre as organizações das quais fazemos parte.
Assim, podemos entender que caráter é um conjunto de fatores que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da sua própria espécie.
Entendemos que caráter de um indivíduo é a sua maneira de ser, suas características próprias, seus impulsos, seu temperamento.
DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO (EMPRESA)
• Semanticamente é um empreendimento, uma atividade produtiva, um negócio; 
• É uma sociedade organizada para a exploração de uma indústria, comércio ou serviços, tendo por objetivo final o lucro;
• No Direito Trabalhista, é a organização do capital e do trabalho, empenhada em atividade econômica.
cada empresa tem a sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer os seus negócios. Tem os seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado.
Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter, isto é, à sua forma de conduta, pensamento e ação que farão com que ela tenha uma imagem no mercado.

Outros materiais