Buscar

avaliação penal 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – 3º BIMESTRE.
1) No crime e lesões corporais leves que envolva violência doméstica e familiar contra mulher, qual o tipo de ação penal? Justifique.
R: Esse crime deverá ser processado mediante ação penal pública incondicionada, ou seja, ocorrerá independente da representação da vítima para a persecução penal. Assim como o Supremo Tribunal Federal se posicionou por meio dos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.424/DF e a súmula 542 do Superior Tribunal de Justiça, os quais evidenciam que as lesões corporais causadas no âmbito doméstico são de ação pública incondicionada, sendo irrelevante a vontade da vítima, ou reconciliação do casal, diante da imperatividade da Lei Maria da Penha em resguardar a integridade física e psíquica da mulher.
2) Quais as espécies de violência contempladas pela Lei Maria da Penha?
R: Segundo a Lei maria da Penha as formas de violência se constituem nas espécies: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. E elas estão contempladas no Capítulo II, art. 7º, incisos I, II, III, IV.
3) De forma resumida, quais os tipos de armas contempladas pela Lei 10.826/03?
R: A Lei 10.826/03 define a classificação das armas como as de uso restrito e as de uso permitido. Como de uso restrito, temos: armas, munições, acessórios e equipamentos iguais aos usados pelas Forças Armadas Nacionais; armas de fogo curtas e os calibres: .357 Magnum, 9 Luger, .38 Super Auto, .40S&W, .44 Magnum, .45 Colt e .45 Auto; armas de fogo raiadas, por exemplo, .223 Remington, .243 Winchester, .270 Winchester, 7 Mauser, .30-06, .308 Winchester, 7,62 x 39, .357 Magnum, .375 Winchester e .44 Magnum; arma a ar comprimido, simulacro do Fz 7,62mm, M964, FAL, entre outras. Quanto as de uso permitidos, pode-se destacar as: - armas de fogo curtas, de repetição ou semi-automáticas e os calibres .22 LR, .25 Auto, .32 Auto, .32 S&W, .38 SPL e .380 Auto; - armas de fogo longas raiadas tendo como calibre: .22 LR, .32-20, .38-40 e .44-40; armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre igual ou inferior a seis milímetros, entre outras.
4) Diferencie posse de porte ilegal de armas.
R: Basicamente, a posse de arma significa ter o direito de possuir uma arma de fogo no interior da sua residência ou local de trabalho, desde que o dono seja titular ou responsável legal da empresa. Portanto, não obedecendo a legislação ou os requisitos para a aquisição de arma, a posse seria ilegal.
Enquanto isso, o porte de ilegal de armas ocorre quando o dono da arma de fogo transita em ambiente fora da residência ou local de trabalho. Visto que, consoante a Lei nº 10.826/03, o porte de arma de fogo é proibido em todo o território nacional, salvo alguns casos específicos, por exemplo, os profissionais da área da segurança pública integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, agentes operacionais da Agência Brasileira de Inteligência, integrantes das Forças Armadas, empresas de segurança privada e de transporte de valores constituídas, entre outros.
5) Em caso de homicídio com arma de fogo, como fica o princípio da consunção?
R: Neste caso, o princípio da consunção absorverá o porte ilegal de arma de fogo, o qual representa o meio de execução do homicídio. Todavia, a posse ilegal de arma de fogo se constitui como crime permanente, o que inviabiliza sua absorção pelo princípio, uma vez que, o crime já existia antes da execução, não existindo relação de meio e fim. Ou seja, no caso de homicídio com arma de fogo, o princípio da consunção irá absorver o crime de porte ilegal, mas a posse ilegal de arma de fogo não será consumida.

Continue navegando