Buscar

Relatório- 4º seminário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
 FACULDADE DE EDUCAÇÃO
 FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Disciplina: 4º Seminário de Práticas Educativas
Coordenadora: Andrea de Farias Castro 
Aluno(a): Bruna Aparecida da Silva Neves 
Matrícula: 19212080116 Polo: Petrópolis 
 
2. Segunda parte- atividade individual
Este é um relato da minha experiência na elaboração de um projeto elaborado a partir de uma proposta através da disciplina de Práticas Pedagógicas Seminário 4 que compõe o currículo do curso de licenciatura em pedagogia. A proposta do tema surgiu através de uma discussão de qual assunto os alunos do Ensino Fundamental I poderiam ter curiosidade, porem com ausência de uma turma o tema foi discutido por futuros professores. Os grupos foram divididos por alunos do mesmo polo. 
O assunto que chamou atenção de todos integrantes do grupo foi em relação ao meio ambiente depois de algumas conversas o tema escolhido democraticamente foi a dos 3r. O grupo foi montado por pessoas que não se conhecem pessoalmente, por isso, na minha opinião foi um pouco complicado o trabalho em grupo, porque não tínhamos intimidades e nem liberdade caso precisasse chamar atenção por falta de comprometimento, outro fator que dificultou foi a pandemia, afinal foi difícil manter o foco e a disposição com tanta notícia trágica, senti falta de um profissional experiente no assunto para poder auxiliar melhor na elaboração do projeto. Pois de acordo com as pesquisei feitas nos textos disponibilizados na plataforma CECIERJ não há receitas prontas para realização do projeto, sendo assim, tive dificuldades em saber se estava indo para o caminho correto. Infelizmente no dia da participação do chat não participei de forma produtiva, porque a plataforma estava com instabilidades e quando tive acesso já estava no final, mas reservei um tempo para ler e fazer as anotações necessárias. No padlet tive uma participação ativa contribui com os meus conhecimentos prévios sobre o assunto. Já no fórum tive uma participação de pesquisadora, pois pesquisei sites, livros, li e assisti o que foi postado pelo grupo e fiz minhas considerações. Os conhecimentos das diferentes áreas que contribuíram para responder o tema trabalhado foi Ciência e a informática.
Do material disponibilizados na plataforma entre textos e vídeos textos disponíveis na os que mais chamaram mais atenção foi o texto da TV escola, porque possui quase todas as dúvidas que um professor quando pensa em realizar um projeto como “Como planejar o projeto com os alunos?” e “Qual a duração do projeto? Quando ele termina?”. Outro texto que gostei bastante foi do “Pinóquio ás avessas’ de Rubem Alves. A escola realmente tende inibir a nossa imaginação são tantas regras e a hora para tudo, que a criança acaba ficando desmotivada. Essa obra mostra perfeitamente as principais características do ensino tradicional na qual tende a não respeitar a individualidade de cada aluno, e sim modelar. Muitas das vezes os conteúdos estão desvinculados do seu conhecimento de mundo o que pode gerar o desinteresse pelo o conteúdo. Esse livro acabou lembrando-me de outro livro “Escola de vidro” de Ruth Rocha na qual A escola não leva em conta as singularidades de cada aluno e acaba sustentando a ideia de que todos são iguais, apesar de que já foi comprovado que cada pessoa aprende de um jeito e possui o seu tempo. Assim como é na história acontece em muitas salas de aulas, digo, os alunos são acostumados desde cedo que na escola há um padrão e todos devem seguir. Outro material disponibilizado na plataforma que chamou a minha atenção foi o vídeo Thymus - Natura: Contexto de mundo, porque relata como o mundo mudou, hoje, as informações estão mais acessíveis, transparente, complexas e veloz, por isso, a metodologia usada pela escola durante séculos não funciona mais, pois não acompanhou os progressos e as mudanças do novo cenário. Depois de ter lido os textos disponíveis e refletido sobre a importância de se trabalhar com projetos, passei a olhar o comercial da Natura 1, com outro olhar, pois realmente “são as perguntas que movem que movem o mundo.” Por que são as dúvidas ou os nossos questionamentos que nos fazem pesquisar algum assunto como descobrir por exemplo curas para doenças. 
Nas pesquisas realizadas aprendi que o projeto sempre deve ter como ponto de partida os interesses dos alunos, como já mencionado no texto não há receitas de como realizar um projeto, o aluno deve ser ativo em todo o processo e é muito importante a mediação do professor para saber se os alunos estão no caminho certo. Concordo com o texto Projetos de Trabalho produzido pela TV Escola quando diz: 
O estudante aprende participando, formulando problemas, tomando atitudes diante dos fatos, investigando, construindo novos conceitos e informações e escolhendo os procedimentos quando se vê diante da necessidade de resolver questões. 
Trabalhar com projetos significa romper com um modelo tradicional a qual o conhecimento dá-se de forma fragmentada, uma maior participação e envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. As aulas ficam mais interessantes e desafiadoras tanto para os alunos e professores. Um projeto sempre deve partir de uma resolução de problemas vivenciados pelos alunos, assim o engajamento será maior. É importante também a problematização para desenvolver o projeto, pois irá nortear todo o trabalho. Levando em consideração o que o aluno já domina. O Professor precisa procurar sempre despertar atenção e indagar os alunos. A importância de se trabalhar com projeto é que dá “voz” as inquietações, questionamentos e observações das crianças que muitas das vezes são tolhidas pelo sistema tradicional de ensino. Penso que seja um assunto novo, por isso, a formação de professores para criação de projetos seria o ideal. Uma das mudanças que se pode ter com trabalho com projetos é na transformação de alunos críticos e responsáveis. E desenvolvendo capacidades que nos auxiliem em trabalhar em grupo, respeitar as opiniões diferentes das suas, saber tomar decisões e ser ativo. 
	Gostei do assunto decido pelo grupo, pois penso que é preciso criar hábitos sustentáveis. Postei vários vídeos e textos sobre o assunto, mas o que mais gostei foi último tópico que postei na qual relata sobre o que vai ser feito com as máscaras depois que a pandemia acabar. Penso que será um assunto de grande interesse para a população, e por isso, desejo desenvolver um projeto relacionado a esse tema podendo estar atuando como professora ou estagiaria. Esse tema irá englobar várias disciplinas como Geografia, História, Ciências, Matemática e Português, sendo assim, poderá envolver quase todos os professores para realizar um trabalho interdisciplinar. Por isso salvei os textos disponibilizados na plataforma para uma futura consulta para desenvolver o projeto.
O assunto abordado neste seminário é de suma importância, pois a escola não é mais a única que tem o domínio sobre o saber e por consequência o modelo tradicional na qual na maioria das vezes com aulas expositivas, o professor que detém o conhecimento e o aluno como ser passivo não corresponde mais as demandas da sociedade. Hoje com a quantidades de informações que são disponibilizadas a todo tempo é preciso possuir pensamento crítico, deliberar e ser autônomo. A escola precisa se adequar as novas demandas da sociedade. 
A profissão do pedagogo não se restringe apenas as sala de aula, por isso, o tema de trabalhar com projetos podem ser realizados em empresas, hospitais e dentre outras áreas. Em qualquer ambiente ou profissão há questionamentos e dúvidas a serem pesquisadas, e como é um trabalho que envolve a participação de todos é uma oportunidade de todos aprimorarem e compartilharem os seus conhecimentos em equipe. 
Embora hoje, eu não esteja atuando no campo da docência por conta da pandemia,o aprendi com os relatos feitos pelos colegas com suas pesquisas e considerações. Minha aprendizagem se deu em diversos aspectos e de forma significativa, pois compreendi como funciona a prática do trabalho com projetos, como realizar e desenvolver. Devemos estar atentos ao ato de fazer um planejamento para a realização de um projeto, porque precisa levar em consideração aprendizagem significativas para os alunos. 
REFERENCIAL TEÓRICO 
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xLH_kqAXQrU&t=25s Acesso: 26/04/2021
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EdPS5LjT6Ts&t=488s Acesso: 26/04/2021
TV escola PCN na Escola: Diários - Projetos de Trabalho. Cadernos da TV Escola. 1988. Disponível em:https://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/65793/mod_resource/content/2/Cadernos_tv_escola.pdf. Acesso: 26/04/2021 
RUBEM. Alves. Pinóquio ás Avessas. Disponível: file:///C:/Users/BRUNA%20PC/Downloads/Pinoquio_as_avessas.pdf acesso: 26/04/2021

Outros materiais