Buscar

Características do E-Learning e Papel da UNESCO na Educação

Prévia do material em texto

Ao longo dos anos, o ensino a distância sofreu alterações conforme o desenvolvimento tecnológico da sociedade. Dessa forma, passou por algumas gerações com especificidades próprias que se diferenciam em vários aspectos, incluindo a sua designação. Sobre as características que constituem o E-Learning, analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta rapidez na atualização dos conteúdos.
II- Apresenta custos altos, principalmente por sua logística tecnológica.
III- Apresenta disponibilidade permanente dos conteúdos.
IV- Apresenta maior alcance do público em todas as regiões geográficas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
São consideradas as pessoas de gerações que não tiveram acesso às tecnologias durante sua infância, mas que com o passar do tempo, tiveram que buscar conhecimentos a respeito das tecnologias disponíveis no mercado. A quem se refere essa afirmação?
A
Pessoas superdotadas.
B
Nativos digitais.
C
Pessoas tecnológicas.
D
Imigrantes digitais
Com o surgimento da sociedade do conhecimento e das tecnologias, houve a necessidade de organizar recursos para estimular o desenvolvimento de novas competências, como lideranças, capacidade de comunicação, flexibilidade, adaptabilidade, colaboração e inovação. Assim, a UNESCO investe no acesso universal à educação e no desenvolvimento profissional dos professores. Sobre o papel da UNESCO com relação à garantia e ao acesso à educação no país, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Organiza as TIC em plataforma intersetorial própria, que objetiva abranger a educação em sua totalidade.
(    ) Viabiliza parceria com outros setores, como Comunicação e Informação, Educação e Ciências, em questões educacionais.
(    ) Aponta os direitos humanos como uma questão subjetiva que varia conforme o entendimento e a legislação de cada país.
(    ) Defende uma educação voltada para as diretrizes de cada país, privilegiando a ação individual e o uso de videoconferências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
V - F - V - F.
O docente João Pereira e o tutor Alberto Magno começaram a trabalhar no Ensino Superior na modalidade a distância. Eles já tinham experiências lecionando no Ensino Superior presencial. Entretanto, quando foram contratados para trabalhar com EAD foi-lhes dito que teriam que aprimorar algumas capacidades específicas para obter resultados efetivos, lecionando nesta modalidade a distância. A respeito das características necessárias ao professor EAD, como no caso de João Pereira e Alberto Magno, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Uma das capacidades centrais que João e Alberto precisam desenvolver é obter o conhecimento dos perfis dos estudantes e, assim, mapear as suas características.
PORQUE
II- O conhecimento do perfil dos estudantes, associado ao planejamento pedagógico especializado para a educação on-line, permite personalização e interatividade, oferecendo aos alunos maior flexibilidade e autonomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa
As gerações da educação a distância podem ser constituídas por seu período histórico, designação, suporte tecnológico, entre outras possíveis descrições. Entre estes tipos de descrições também temos a representação e a mediatização de conteúdo. Sobre o exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- 1ª Geração.
II- 2ª Geração.
III- 3ª Geração.
IV- 4ª Geração.
V- 5ª Geração.
(    ) Multimídia interativa.
(    ) Multimídia colaborativa.
(    ) Múltiplas Mídias.
(    ) Multimídia conectada e contextual.
(    ) Monomídia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - IV - II - V - I.
B
IV - II - V - III - I.
C
V - II - III - I - IV.
D
III - I - IV - V - II.
As pessoas que aprenderam a lidar com as tecnologias precocemente têm mais facilidade de adaptação aos novos modos de comunicação e informação. Coelho (2012, p. 89) explica que essa nova geração é formada, especialmente, por indivíduos que não se amedrontam diante dos desafios expostos pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e experimentam e vivenciam múltiplas possibilidades oferecidas por novos aparatos digitais. Sobre os nativos digitais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: COELHO, Patrícia Margarida Farias. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto livre: Linguagem e tecnologia, v. 5, n. 2, p. 88-95, 2012.
A
Os nativos digitais são identificados pela facilidade que têm em ler livros e revistas, levando em consideração que o mais importante no momento de aprender é ter o material em mãos para manuseá-lo.
B
Os nativos digitais são os nativos, aqueles que não têm o menor conhecimento da tecnologia e que na medida do possível descobrem algo novo.
C
Os nativos digitais são conhecidos pelo fato de nascerem e crescerem rodeados da tecnologia, seu acesso é facilitado pelo fato de conviver com a tecnologia desde o seu nascimento.
D
Os nativos digitais são as pessoas que nasceram e depois de adultos começaram a ter acesso à era digital, novas tecnologias.
Em um estudo sobre o perfil dos alunos da Educação a Distância, Behar e Silva (2012) mapearam 12 competências necessárias para o bom rendimento e desempenho acadêmico. Os pesquisadores classificaram estas competências em grau de dificuldades, as básicas, as medianas e as difíceis. Sobre a competência identificada como a mais difícil de ser desenvolvida pelos alunos do EAD, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEHAR, P. A. SILVA, K. K. A. da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3, 2012.
A
Administração do tempo.
B
Planejamento.
C
Organização.
D
Trabalho em equipe
O ensino a distância iniciou em 1965 com as TVs educativas, com um formato de ensino por meio de programas gravados, que ofereciam cursos para aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ao longo dos anos, várias mudanças ocorreram com relação às TIC e ao ensino EaD, estruturando as gerações de ensino a distância. Sobre as características que conceituam o E-Learning, assinale a alternativa CORRETA:
A
Consiste na modalidade de ensino organizada por meio de correspondências e materiais encaminhados pelo correio.
B
Consiste numa ferramenta que conecta as pessoas com as tecnologias, com maior rapidez na atualização dos conteúdos.
C
Consiste em um programa que permite interação em tempo real entre as pessoas por videoconferência.
D
Consiste em uma forma de comunicação que as pessoas conseguem pesquisar conteúdos diferenciados na instituição de ensino
O modelo de educação à distância diferente da presencial oferta as disciplinas de forma modular, ou seja, o aluno realiza uma disciplina de cada vez, acompanhando seu desenvolvimento e as dificuldades. Assim, para o aluno ser bem-sucedido nesta modalidade de ensino, é necessário apresentar algumas características específicas. Sobre as características que o aluno precisa ter para frequentar a modalidade de ensino a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aluno deve ser constantemente motivado pelo professor e equipe EaD, que será responsável pela sua atuação acadêmica.
(    ) O aluno necessita ter disciplina para conseguir acompanhar um curso de EaD, dedicando-se aos estudos.
(    ) O aluno receberá a organização da disciplina e de seus tempos de estudos pelo professor de cada disciplina.
(    ) O aluno precisa ser curioso e apresentar autonomia para alcançar os conhecimentos de formainvestigativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
V - V - F - F.
C
F - V - F - V.
D
V - F - F - V
O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como a internet, classificadas como tecnologias conectadas, altera radicalmente o mundo atual em que vivemos. Basta olhar a nossa volta e perceber que a cada dia as pessoas estão mais e mais conectadas pelo uso destas tecnologias. O impacto disso na sociedade como um todo também se faz intensamente nas escolas e nos processos educativos em geral. Sobre estes impactos da inserção e desenvolvimento de novas TIC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Novas linguagens surgiram com os recursos digitais, tornando a sociedade mais complexa, fato que indica a necessidade de preparação das pessoas para este mundo atual.
(    ) Na educação faz-se necessário primeiro equacionar os problemas presentes para posteriormente focar no ingresso nas redes de conexões digitais.
(    ) Ocorre uma exclusão do estudante que não tem acesso contínuo às redes digitais, o que certamente acarreta em consequências negativas para a sua aprendizagem no mundo atual.
(    ) Pesquisas em bases de dados on-line, bibliotecas digitais, portais educacionais, publicações, compartilhamentos e discussões on-line, são alguns exemplos de serviços digitais que integram a educação no mundo atual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - F - V - V.
C
V - V - F - F.
D
F - F - V - V

Continue navegando