Buscar

Avaliação Final - Educação a Distância e Estratégias de Mediação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final: Educação a Distância e Estratégias de Mediação
1. Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais, assinale a alternativa CORRETA:
A introdução de novas tecnologias na educação não necessita de uma sólida formação dos professores para que eles possam exercer sua profissão de forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras.
A EaD é a modalidade de ensino caracterizada pela separação espacial e temporal de professor e aluno. Nesta modalidade, a comunicação ocorre mediante diversos meios de comunicação, isolados ou combinados. (Alternativa correta)
O uso das tecnologias é inovador por natureza, por isso transforma, necessariamente, as concepções e os métodos de ensino e de aprendizagem que, ao educador, parecem ineficazes.
Por permitir novos enfoques pedagógicos, as plataformas virtuais operam com a instrução centrada no aluno. Logo, elas prescindem da mediação realizada por um educador no processo educativo.
2. Um curso a distância precisa estar ancorado em um sistema de comunicação que permita ao aluno resolver, com rapidez, questões referentes ao material didático e seus conteúdos, bem como aspectos relativos à orientação de aprendizagem como um todo, articulando o aluno com docentes, tutores, colegas, coordenadores de curso e disciplinas. Assim, é CORRETO afirmar que num curso a distância o aluno deve ser o centro do processo:
educacional e a interação deve proporcionar a cooperação entre os colegas. (Alternativa correta)
tecnológico e a interação deve proporcionar a cooperação entre os tutores.
educacional e a interação deve proporcionar a competição entre os colegas.
tecnológico e a interação deve proporcionar a competição entre os professores.
3. Acerca das competências da União, dos estados, do Distrito Federal e das instituições de ensino em relação à EaD, assinale a opção CORRETA:
É competência comum da União e dos estados credenciar as instituições de ensino superior para a oferta de EaD.
É competência comum da União e das instituições de ensino regulamentar os requisitos para a realização de exames em cursos a distância.
Compete privativamente à União regulamentar os requisitos para o registro de diplomas relativos a cursos de EaD. (Alternativa correta)
Compete a cada sistema de ensino elaborar as normas para produção, controle e avaliação de programas de EaD.
4. (DETRAN/MT, 2015 - Adaptada) O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) potencializou a Educação a Distância (EaD). Em relação a essa temática, assinale a alternativa CORRETA:
A EaD é potencializada pela integração de várias mídias que somente podem ser acessadas em tempo real.
A EaD não altera os conceitos de espaço e tempo historicamente adotados pelas escolas e universidades, ao permitir a intercomunicação síncrona e assíncrona entre educadores e educandos, posicionados em diferentes contextos geográficos e culturais.
O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação é componente indispensável na EaD, ao tentar resgatar o diálogo e a interação entre os atores envolvidos no processo educativo, assim como na educação presencial. (Alternativa correta)
O professor que atua na EaD não precisa estar atento ao ritmo de cada aluno ou às suas formas pessoais de navegação e aprendizagem. As TICs gerenciam esse processo.
5. (IFRN - 2011) "Os recursos técnicos de comunicação têm protagonizado um avanço espetacular. Os meios de aprendizagem baseados em material impresso, laboratório, áudio, vídeo ou informática e a emissão das mensagens educativas em suas distintas variantes (correio, telefone, rádio, televisão, telefax, videoconferência, internet etc.) eliminam ou reduzem substancialmente os obstáculos de caráter geográfico, econômico, profissional, familiar ou similares, para que o estudante possa ascender aos níveis escolares mais altos." (GARCIA ARETIO, Lorenzo. Bases Conceptuales. In Garcia Aretio. La Educación a Distancia. De la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel, 2001. Coleción Ariel Educación.) Sobre a utilização desses meios técnicos na Educação a Distância, é CORRETO afirmar que:
o uso integrado de recursos básicos e complementares substitui totalmente o professor e/ou tutor, uma vez que os instrumentos virtuais assumem os papéis que seriam deles.
assim como no ensino presencial, os meios técnicos na EaD podem ser substituídos totalmente pela atuação de professores sem prejuízos para o processo de aprendizagem.
o uso integrado de recursos básicos e complementares é considerado como uma característica própria, que tem impulsionado o recente crescimento dessa modalidade de ensino. (Alternativa correta)
a eficácia de um programa ou curso de EaD depende exclusivamente da capacidade de estudo autônomo do aluno, o que não diz respeito à escolha e ao uso dos meios técnicos.
6. Com relação ao programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), assinale a opção CORRETA:
Trata-se de um programa que tem o objetivo de capacitar, em informática, os professores da educação básica para que introduzam o uso de tecnologias nas escolas onde trabalham.
Trata-se de uma das ações da política de expansão e democratização da educação profissionalizante que oferta cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regiões distantes dos grandes centros urbanos. (Alternativa correta)
Trata-se de iniciativa do governo federal para capacitar tecnologicamente gestores do sistema de educação superior a distância.
Trata-se de política pública desenvolvida pelo Ministério da Educação, com a colaboração da Secretaria de Educação a Distância, de oferta de cursos a professores e gestores escolares da educação básica, de modo a capacitá-los para a utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na formulação de estratégias docentes e na administração escolar.
7. Os objetivos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) foram redefinidos recentemente. Um dos novos objetivos do ProInfo é
estimular o uso da EaD nas escolas de educação básica das redes públicas para a formação complementar dos alunos.
promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas de educação básica das redes públicas de ensino urbanas e rurais. (Alternativa correta)
promover a centralização da gestão dos núcleos tecnológicos educacionais.
viabilizar a criação de ambiente tecnológico em todas as salas de aula das redes públicas de educação básica.
8. Para Freitas (2007), a institucionalização da formação superior em programas de EaD, na concepção de formação continuada, aliada à utilização de novas tecnologias, é, hoje, o centro da política de formação em serviço. Com a criação da Universidade Aberta do Brasil – UAB, institucionalizam-se os programas de formação de professores a distância como política pública de formação. Sendo assim, assinale a opção CORRETA acerca do sistema UAB:
O sistema UAB, cujo objetivo prioritário é democratizar o acesso ao ensino superior à população carente, foi criado para oferecer, na primeira fase de sua implantação, cursos rápidos e, posteriormente, cursos livres e licenciaturas.
O sistema UAB é integrado pelas universidades públicas e instituições privadas de ensino que oferecem cursos de formação continuada em polos presenciais custeadas pela Unidade Federativa.
Os professores que têm acesso a computadores e internet banda larga, em seus locais de trabalho, são o público preferencial do sistema UAB, visto que se trata de um sistema de educação superior a distância com apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O objetivo do sistema UAB é expandir, por meio da EaD, a oferta de cursos e programas de educação superior para professores em efetivo exercício na educação básica. (Alternativa correta)
9. O Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (ProInfantil) é voltado à formação, na modalidade:
da EaD, de professores da educação infantil da rede pública que cursaram a modalidade Normal.
de ensino a distância, de professores da educação infantilem exercício, tanto na rede pública quanto na rede privada, que cursaram a modalidade Normal.
de ensino semipresencial, de professores da educação infantil da rede pública urbana e rural.
de ensino a distância, de professores da educação infantil em exercício nas creches e pré-escolas das redes públicas — municipais e estaduais — e da rede privada sem fins lucrativos. (Alternativa correta)
10. Com relação às formas de comunicação on-line, assinale a alternativa CORRETA:
A utilização da videoconferência como recurso complementar à EaD favorece a aprendizagem, desde que a transmissão de imagem e som não sofra interferências. (Alternativa correta)
A comunicação assíncrona caracteriza-se pela inflexibilidade e instantaneidade, oferecendo menos tempo para reflexão, aprofundamento das discussões, elaboração de mensagens escritas e interação.
O uso de chat na educação on-line propicia a comunicação assíncrona entre alunos e professores distantes fisicamente, bem como a transferência de arquivos e o compartilhamento de um editor de textos, tornando-se, assim, importante recurso para a promoção de práticas de escrita colaborativa.
A comunicação síncrona dispensa a presença física e a conexão simultânea dos alunos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), caracterizando-se pela flexibilidade.

Continue navegando