Buscar

AVA2 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 
ALUNO: THIAGO FERREIRA MARQUES
 
TRABALHO: PREPARAÇÃO DE UMA ENTREVISTA COM UM GESTOR DE UMA ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO, MÉDIO OU GRANDE PORTE, DO SETOR PRIVADO 
24/11/2020
Eu, Thiago Ferreira Marques, cursando Faculdade de Contabilidade na Instituição de ensino Universidade Veiga de Almeida, vinculado a disciplina Comportamento Organizacional, realizando o trabalho desta disciplina que é uma entrevista de um gestor empresarial, neste trabalho o gestor empresarial será questionado sobre diversas áreas do universo empresarial, O gestor selecionado foi DIOGO SONCIN proprietário da Empresa Drogaria Amoxfarma LTDA. situada na Rua. Frederico Quartarolli número 107 loja A Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro. Questionado sobre a gestão da sua empresa, direcionado pelo questionário apresentado, mostrou-se solicito em cooperar com a realização deste trabalho, respondendo de forma apropriada e segura sobre todas as questões apresentadas. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do comportamento organizacional, que busca estudar o indivíduo e o seu papel no ambiente de trabalho, analisando o seu desenvolvimento enquanto ser humano, procurando entender as relações entre indivíduo – grupo-organização.
As perguntas formuladas tiveram as seguintes abordagens: primeira abordagem: Sobre a Empresa, Razão social foi respondido Drogaria Amoxfarma, sendo uma empresa de pequeno porte, onde seu segmento de atuação é medicamentos e perfumaria, se encontra atuando no mercado a dezesseis anos, os produtos nos quais são oferecidos são medicamentos e de higiene pessoais tais como desodorantes, sabonetes, xampus , pasta de dentes dentre outros, hoje seu quadro de funcionários é composto por dois balconistas, um gerente, duas operadoras de caixas, uma perfumista, e um responsável técnico e dois entregadores, totalizando nove pessoas, atuando na área de saúde e higiene pessoal atendendo o publico em geral, tendo como principais concorrentes as grandes redes e as farmácias vizinhas, com a missão de atuar na cadeia de produtos e serviços do segmento farmacêutico, viabilizando o acesso às melhores práticas e ferramentas de negócios, com foco na empresa contribuindo para sua profissionalização e prosperidade. Em sua visão, ser o integrador da cadeia farmacêutica de produtos, serviços, saúde e bem-estar, provendo as melhores soluções para todo o setor. Seus valores, são Solidariedade; Transparência; Comprometimento e Seriedade. O nome do nosso entrevistado é DIOGO SONCIN, ele exerce a função de sócio /diretor, tendo formação em Farmácia com MBA em Gestão Empresarial, o mesmo se encontra atuante no ramo a dezesseis anos. 
Com relação às questões pesquisadas junto ao gestor, primeiramente lhe foi perguntado que na sua visão, qual a relação entre a gestão de pessoas e a excelência organizacional? A resposta do mesmo foi que: O alinhamento de todos os setores com a estratégia organizacional, ou seja, todas as ações desenvolvidas por cada setor precisam ser coerentes e contribuir para os objetivos mais amplos do negócio. Logo em seguida foi lhe perguntado se existia relação direta entre objetivos organizacionais, motivação individual e coletiva e o sucesso da empresa, e sua explicação? Ele respondeu que sim. Como já havia dito, todos os setores devem estar alinhados para o sucesso da empresa; e o RH é um dos setores fundamentais para tal conquista! Os setores são feitos de pessoas e é o RH quem pode promover a capacitação, desenvolvimento e retenção de talentos. Ele permite recrutar profissionais de excelência, ajudá-los a atingir seu pleno potencial e mantê-los comprometidos e engajados com a empresa e seu trabalho. E perguntado qual seria o papel da comunicação como instrumento estratégico de gestão de pessoas nas organizações, e sua justificação com exemplos práticos? Ele disse ser essencial para o desempenho pleno da empresa. Exemplos: a comunicação interna, a qual permite informar aos colaboradores qual a estratégia do negócio, passar o plano de ação e ate mesmo a cultura e as regras da empresa. 
Como ROBBINS relata em alguns de seus textos (2005, p 6 ,2010,p.160 , 210,p.325) o essencial para uma empresa bem estruturada abrange principalmente sua mão de obra, que são as pessoas. pois elas que farão com que o sistema organizacional funcione perfeitamente, pois eles poderão acrescentar como diminuir, pois o gestor saberá trabalhar suas emoções, motivações, valores, habilidades, personalidades promovendo então o melhor crescimento para a empresa e para os funcionários que estão envolvidos.

Outros materiais