A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Prova bioestatística

Pré-visualização | Página 1 de 1

“Segundo resultados da última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2008, a quase totalidade dos municípios brasileiros tinha serviço de abastecimento de água em pelo menos um distrito (99,4%). Além da existência da rede, uma das formas de se avaliar a eficiência do serviço de abastecimento de água à população é examinar o volume diário per capita da água distribuída por rede geral. No ano de 2008, foram distribuídos diariamente, no conjunto do país, 320 litros per capita, média que variou bastante entre as regiões. Na Região Sudeste, o volume distribuído alcançou 450 litros per capita, enquanto na Região Nordeste ele não chegou à metade desta marca, apresentando uma média de 210 litros per capita. Embora o volume total tenha aumentado em todas as regiões do país, comparando-se com os números apresentados pela PNSB de 2000, as diferenças regionais permaneceram praticamente inalteradas. Disponível em: Acesso em: 01 out. 2019 (adaptado). (ENADE, 2019)
 
O estudo descrito a cima foi do tipo *
Observacional de caráter transversal e retrospectivo
 
Observacional de caráter prospectivo 
Intervencional
 
Qual foi a variável estudada? 
Abastecimento de água
Em uma clínica escola do alto tiete, foi aplicado uma pesquisa cientifica com objetivo de verificar as doenças que estão reabilitando nesse período de pandemia. Observaram uma circulação de 100 pacientes, sendo estes diagnosticas com as seguintes patologias: 15 pacientes com Paralisia cerebral, 10 pacientes com fibrose pulmonar, 15 pacientes com DPOC, 10 pacientes com asma, 12 pacientes com alterações posturais, 16 pós-cirurgia ortopédica, 14 pacientes com sequelas de AVE e 8 pacientes com distrofia muscular. 
 
Qual foi a média dos resultados observados? *
12,5
 
É uma amostra bimodal? justifique *
Não, pois o número 15 e o 10 se repetem mais de uma vez
 
 
50% das doenças encontradas apresenta uma frequência entre 8 e 12 pacientes e 50% das doenças encontradas apresenta uma frequência ente 14 e 16 pacientes. *
verdadeiro
Falso
 
 
Aponte a frequência relativa dos resultados *
Paralisia cerebral 15%
 fibrose pulmonar 10% 
DPOC 15% Asma 10%
 alterações posturais 12% 
pós-cirurgia ortopédica 16% 
AVE 14% 
distrofia muscular 8% 
Total 100%