Buscar

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO E-COMMERCE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é a inteligência artificial?
A Inteligência Artificial (ou IA de artificial intelligence) é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, sendo um instrumento de aprendizagem por parte das máquinas, com a finalidade de reconhecer padrões, analisar possibilidades e apresentar soluções. (baseados em padrões de enormes bancos de dados). Tudo isso por meio de dispositivos de diversas naturezas e tamanhos, que vão desde máquinas gigantes, até um simples relógio ou celular.
COMO SURGIU A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
A ideia de uma inteligência veio da Grécia Antiga, onde os filósofos daquela época destinaram pensamentos profundos sobre o assunto. Em 1956, o cientista da computação John Mccarthy, estabeleceu o termo “Inteligência Artificial”. Além disso, também vale mencionar a contribuição do pai da computação moderna Alan Turing, o criador do Teste de Turing que testa a capacidade de uma máquina expressar comportamentos inteligentes similares a um ser humano.
A EVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Somos capazes de contemplar o que a Inteligência Artificial pode fazer hoje, mas ainda não sabemos onde ela pode chegar. As possibilidades de aplicações deste recurso no mundo atual são inúmeras. E o reflexo disso é que estamos à beira da Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0.
· 1ª revolução industrial (1750): ocorreu após a invenção da máquina a vapor, mudando completamente as fábricas de ferro e tecido;
· 2ª revolução industrial (1870): teve seu estopim após a propagação da energia elétrica, o que potencializou o processo metalúrgico e estabeleceu o conceito de fabricação em massa;
· 3ª revolução industrial (1970): a tecnologia e a informática são as responsáveis. Os principais recursos criados foram o computador pessoal, tecnologia da informação e a internet;
· 4ª revolução industrial (atualmente): é constituída por evoluções tecnológicas emergentes em vários setores, o que inclui a biotecnologia, robótica, impressoras 3D, veículos autônomos e a inteligência artificial.
COMO FUNCIONA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
· Hardware é o componente físico de uma máquina/equipamento
· Software é a parte lógica
QUAIS AS TECNOLOGIAS POR TRÁS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
A Inteligência Artificial é um conjunto de dados, algoritmos inteligentes e processamento ágil. Com esse recurso, o sistema pode aprender, estabelecer padrões e gerenciar informações. Isso com o apoio de algumas tecnologias. 
Machine learning - Esse recurso tecnológico é capaz de fazer computadores aprenderem de acordo com exemplos. É um sistema que tem autonomia para reagir de acordo com os dados fornecidos para análise.
Deep learning - É a junção entre machine learning e big data. Por meio de uma grande quantidade de informações com diversas categorias de processamento, é possível interpretar padrões complexos e convertê-los, a fim de que o equipamento (sistema) reproduza imagens e falas com naturalidade.
Visão computacional - É quando máquinas “enxergam”, analisam, processam e compreendem imagens e sons semelhante aos seres humanos. Essas referências são captadas em tempo real e são interpretadas simultaneamente. Essa tecnologia é aplicada para identificar anúncios, produtos e doenças médicas em aparelhos, como raios-x e tomógrafos.
Processamento de linguagem natural (PLN) - É a capacidade que um sistema computacional tem de analisar, compreender e criar uma linguagem quase humana. O estabelecimento do diálogo com linguagem normal entre pessoas e computadores, onde todos os comandos serão estritamente verbais.
COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE SER APLICADA NO E-COMMERCE?
Barra de pesquisa de produtos
O campo de busca de uma plataforma para loja virtual precisa ser dinâmico, intuitivo e simples de utilizar. Esse tipo de demanda é muitas vezes desconsiderado por alguns gestores de e-commerce, mas é algo crucial para as vendas online. Isso porque grande parte dos usuários usam a caixa de pesquisa para encontrar uma mercadoria de seu interesse.
Mecanismos de recomendação
Os sistemas de recomendação são utilizados por diversos varejistas, como a Amazon, a fim de encontrar o público-alvo de suas mercadorias. A partir das pesquisas feitas por um potencial comprador, os algoritmos de IA nos campos de busca salvam dados sobre o item que está sendo pesquisado.
Monitoramento de tráfego em seu site
Muitas empresas usam o painel do Google Analytics para ver quais páginas são bem visitadas. Ferramentas inteligentes podem ajudá-lo a analisar o tráfego do seu site e destacar recursos e oportunidades. Além disso, você pode ser informado com relatórios em tempo real, utilizando as informações para deixar seu site mais organizado e mais eficaz.
Chatbots
Os chatbots são tecnologias embasadas em IA que compreendem a linguagem humana e as converte em respostas úteis. É recurso muito utilizado pelos usuários, pois grande parte das pessoas prefere trocar mensagens de texto em vez de ligar para o serviço de atendimento ao consumidor. 
Automação de armazéns
As atividades de armazenamento, uma etapa fundamental do segmento de e-commerce, são muito importantes para realizar vendas de qualidade, sem atrasos. Existem empresas que usam máquinas e/ou softwares para melhorar as operações de depósito, como entrada, saída, embalagem e categorização de pacotes. Com isso, a agilidade e a eficiência dos serviços de entrega são melhoradas.
Aplicação de preços dinâmicos
No comércio eletrônico, os gestores normalmente verificam seus próprios dados de vendas, bem como informações externas, para ajustar seus preços quando o mercado oscila. Porém, essa atividade não funciona muito bem, pois também é preciso analisar a concorrência. Uma boa sugestão é aplicar a precificação dinâmica, que é uma ferramenta que utiliza um grande volume de dados para definir o preço ideal para cada mercadoria vendida em seu site. 
Quais as vantagens de aplicar a Inteligência Artificial no e-commerce?
Otimização da jornada do consumidor
Promover uma experiência memorável é um diferencial e tanto para sua loja virtual. Mas, para chegar a esse grau de desempenho é necessário ter alguns cuidados. O ponto de partida é a melhoria da jornada do cliente, a fim de garantir que ele compreenda o funcionamento do seu e-commerce e, dessa forma, demonstre interesse em comprar de você.
Acompanhamento de status do pedido
Um dos serviços que devem funcionar com perfeição em um comércio eletrônico é o status do pedido. A má gestão dessa etapa pode ocasionar diversos problemas para o seu negócio, como atrasos, falhas no controle de estoque e falta de entrega. Com funcionalidades específicas, é possível monitorar as solicitações de forma prática e completa. Afinal, eles trazem todos registros referentes ao processo de transação. Automatizar essa operação deixa seu setor logístico mais eficiente, o que melhora a reputação da sua empresa, aumenta a satisfação dos clientes e favorece indicações.
Experiências mais naturais
Uma das maiores dificuldades dos varejos físicos é que alguns compradores simplesmente não podem, não querem ou não conseguem se deslocar até o estabelecimento sempre que querem. Nos comércios eletrônicos, o cliente se normalmente sente mais à vontade. Pode visitar a página a qualquer momento do dia, pois não existe horário de funcionamento. Pode, inclusive, dedicar o tempo que desejar em categorias/departamentos, fazendo comparações e pesquisas sobre os produtos de seu interesse.
Graças às vantagens da Inteligência Artificial, eles também podem sanar dúvidas com assistentes virtuais, que estão sempre à sua disposição. Afinal, os bots nunca dormem, e o usuário tem mais autonomia durante a experiência de compra.
Dados mais estruturados
Vamos imaginar o volume de trabalho do time de marketing com o controle e gestão de todas as informações obtidas por meio de comentários, pesquisas (nas redes sociais e ferramentas de busca) e análises comportamentais. O prazo para lançar campanhas e ofertas em tempo recorde podem tornar o cotidiano desses colaboradoresmais estressante, além de comprometer os resultados.
A IA faz tudo isso muito rápido: padroniza dados e organiza todas essas informações para a equipe de marketing de vendas. Depois, é só colocar a criatividade em prática, dando tchau aos procedimentos maçantes e demorados, porém necessários para o lançamento de campanhas que geram conversão.
QUAL A PERSPECTIVA DE UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO E-COMMERCE BRASILEIRO?
Novas modalidades de entrega
É possível adotar estratégias para diminuir o prazo de entrega da sua loja virtual. Otimizar as gestões de estoque e logística, dispersar os centros de distribuição para locais mais próximos dos compradores e usar aplicativos de entrega, são alguns meios de melhorar o despacho dos produtos.
Marketing inteligente
O machine learning avançado permitirá que você entregue uma experiência exclusiva para seu público-alvo. Isso significa que além de personalizar departamentos específicos com base no comportamento do usuário, as campanhas de e-mail marketing serão feitas de acordo com o perfil do consumidor, inspiradas no seu histórico de navegação dentro da loja virtual.
Desse modo, se uma pessoa costuma adquirir uma mercadoria a cada quatro meses, o sistema pode disparar e-mails com ofertas customizadas com antecedência, com o objetivo de reduzir esse intervalo de compra.

Outros materiais