Buscar

12 A importância do lúdico na alfabetização e letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do lúdico na alfabetização e letramento
1. Pensando sobre as situações lúdicas no cotidiano escolar, é importante evidenciar que, por meio das manifestações lúdicas, o corpo se movimenta, transita, age, reage, sente, emociona-se, e tudo isso reflete nos processos de alfabetização e letramento. Nessa perspectiva, Damásio (2000) propõe que:​​​​​​​ 
Você acertou!
D. a consciência depende do corpo.
Damásio (2000) afirma que a consciência depende do corpo; do corpo que interage e se transforma com o mundo. A maneira como a criança interage com o mundo ao seu redor acontece mediante os movimentos; e esses, por sua vez, se dão por causa das brincadeiras, dos jogos, dos esportes e das atividades lúdicas. Portanto, à criança deve ser dada a oportunidade de movimentar-se e, neste percurso, construir suas aprendizagens.  
2. De acordo com Boruchovitch (2009), como é chamado o processo que desencadeia e dirige o comportamento do sujeito, principalmente no que se refere à alfabetização e ao letramento?
Você acertou!
A. Motivação.
Boruchovitch (2009) reforça que a motivação é um processo que desencadeia e dirige o comportamento do sujeito, principalmente no que se refere à alfabetização e ao letramento. Se o indivíduo não estiver motivado, isto é, interessado, ele se nega a aprender. No entanto, a motivação nem sempre está presente no sujeito; muitas vezes ela é motivada pelo outro (pais, professores, amigos, demais profissionais) ou por algo (assunto, desejo, recompensa). ​​​​​​​
3. De acordo com Duarte (2013), sob que ponto de vista a criança se organiza e organiza seu contexto, sua realidade e suas relações?
Você acertou!
B. Sob o ponto de vista imaginário, cultural e do brincar. 
Duarte (2013) aponta que a brincadeira, a imaginação e a cultura sempre estarão em situações combinadas transformadas pela criança que brinca. Sob essa perspectiva, a criança se organiza e organiza a atividade lúdica por meio de sua relação com o mundo circundante, dos seus movimentos, dos seus contatos, da sua interação.
4. É por meio do brincar que a criança experimenta diversas possibilidades de ser. A criança passa a se conhecer melhor, passa a conhecer suas dimensões, seu corpo, seus limites, faz descobertas brilhantes, passa a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo, os jogos e suas construções. Tais ações se fundamentam e se constroem através da:
Você acertou!
C. ludicidade. 
A criança cria seus mecanismos para compreender o seu entorno e, nesta perspectiva, a criatividade alimenta a vida. Os recursos, por vezes, podem ser simples: histórias, contos, parlendas, brinquedos adaptados, jogos, brincadeiras, rimas, ou seja, um universo de possibilidades e um caminho de infinitas aprendizagens construídas e fundamentadas por meio da ludicidade. 
5. Na primeira infância, a imaginação é muito forte e peculiar da faixa etária. A criança, nessa fase, encontra-se no período das representações mentais. As atividades lúdicas podem favorecer o símbolo e auxiliar a criança no seu desenvolvimento. Nessa perspectiva, a ação imaginária favorece:
Você acertou!
E. o pensamento abstrato e o amadurecimento das regras sociais.
Na dimensão escolar, ao criar e recriar uma atividade lúdica, a criança desempenha papéis e comportamentos dos adultos, quando experimenta valores, hábitos, atitudes e situações para as quais não está preparada na vida real , dando-lhes significados imaginários. Dessa forma, consoante a percepção que a criança tem do objeto, atribui-lhe um significado. A ação imaginária criada pelo jogo na dimensão lúdica favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato e o amadurecimento das regras sociais e, portanto, favorece a dimensão educativa.

Continue navegando

Outros materiais