Buscar

pós-aula exercício farmacologia toxicológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Assinale a alternativa correta:
Toda interação medicamentosa traz efeitos graves ao paciente.
A faixa etária do paciente não tem nenhuma influência sobre o potencial de desenvolvimento de interações medicamentosas.
Interações medicamentosas de origem farmacocinéticas não são relevantes em pacientes com hepatopatias graves.
Toda interação farmacodinâmica acarreta em interação farmacocinética.
O dizer: "Medicamentos metabolizados por oxidação hepática, como diazepam, fenitoína e varfarina, podem ter sua eliminação retardada pelo omeprazol", indica a possibilidade de ocorrência de interação medicamentosa farmacocinética.
2) Quando um fármaco atinge a corrente sanguínea, ele se liga a proteínas plasmáticas e forma um complexo fármaco-proteína que é farmacologicamente inativo. Somente o fármaco livre possui ação farmacológica, e a intensidade dessa ação é dependente da porcentagem de fármaco livre. Portanto, em alguns regimes terapêuticos nos quais há administração de dois medicamentos que possuem alta afinidade pelas proteínas plasmáticas, pode ocorrer uma interação medicamentosa por deslocamento de ligação às proteínas plasmáticas. Sobre essa afirmação, assinale a alternativa correta.
Interações entre fármacos envolvendo ligação a proteínas plasmáticas são interações farmacodinâmicas antagônicas.
Interações entre fármacos envolvendo ligação a proteínas plasmáticas são interações farmacodinâmicas sinérgicas.
Interações entre fármacos envolvendo ligação a proteínas plasmáticas nunca causam alteração no volume de distribuição do fármaco.
Uma diminuição na taxa de ligação de um fármaco a proteínas plasmáticas, devido a uma interação por deslocamento, aumentará seu volume de distribuição, uma vez que o fármaco deslocado se difundirá para os tecidos, o que causará uma diminuição na concentração total do fármaco no plasma.
Não é possível haver interação medicamentosa entre fármacos medicada por mecanismos relacionados à ligação a proteínas plasmáticas.
3) Mecanismos de interações medicamentosas envolvendo alterações na metabolização dos fármacos podem ser resultantes de indução ou inibição enzimática. Sobre o processo de indução enzimática, qual alternativa está correta?
A indução enzimática é o principal mecanismo envolvido nas interações medicamentosas farmacodinâmicas.
A indução enzimática provoca desaceleração do metabolismo.
Em geral, a indução enzimática promove a diminuiçao da ação farmacológica do medicamento.
A inibição enzimática pode levar a um aumento das chances de toxicidade farmacológica.
4) Interações medicamentosas podem interferir no perfil farmacocinético do medicamento, podendo afetar o padrão de absorção, distribuição, metabolização ou excreção. Assinale a alternativa correta.
As alterações do pH urinário não interferem no grau de ionização de bases e ácidos fracos e não afetam a excreção renal.
O bicarbonato de sódio pode ser utilizado para aumentar a excreção de ácidos fracos em casos de intoxicação por barbitúricos.
A competição de medicamentos no túbulo proximal pela secreção tubular não é uma estratégia farmacológica usada para prolongar o tempo de ação dos medicamentos.
As interações em nível de excreção são precipitadas por medicamentos com capacidade de inibir ou induzir o sistema enzimático.

Mais conteúdos dessa disciplina