Buscar

Um pouco sobre os jogos de mesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Um pouco sobre os jogos de mesa
Jogo de mesa é um termo genérico para designar jogos normalmente disputados sobre uma mesa ou outra superfície plana., como Dominó . Este termo é usado para distinguir estes jogos dos desportos e dos jogos de vídeo, atualmente mais populares.
Esta categoria inclui, entre outros jogos:
Jogos de cartas, incluindo colecionáveis (ex: Canasta, Pôquer, Truco)
Jogo de cartas colecionáveis, como Magic, the Gathering e Vtes
Jogos de tabuleiro (ex: Xadrez, Ouri, Descobridores de Catane Munchkin)
Jogos de sociedade ou de festa (ex: Pictionary)
Jogos de role-playing, ou RPGs (ex: Dungeons & Dragons)
Jogos de miniaturas (ex: Warhammer)
Os jogos de cartas ou jogos de baralho são os jogos em que se utilizam um baralho (conjunto de cartas). Existem jogos que são individuais (tal como o jogo da paciência) e jogos colectivos ( em que se joga em equipa), alguns também em duplas. Desde o século X a.C., que os jogos de cartas tem fascinado a humanidade. Desde as simples tiras de papel nascidas no oriente, as cartas tornaram-se conhecidas na Europa a partir do século XVI, tornaram-se um fenômeno universa
Há indícios de que as cartas de baralho surgiram na China, por volta do século X a.C. O baralho criado antigamente, foi recebendo alterações até chegar ao popular baralho que conhecemos e, ainda hoje, existem variações diversas.
É difícil mensurar a quantidade de jogos de baralho que existem no mundo, mas existe uma coleção de livros, "Os Melhores Jogos do Mundo", que tem um volume destinado a falar sobre os jogos de carta, e apresenta 128 opções de jogos. Além dessa quantidade imensa de jogos, as regras de cada um deles variam de região para região pois, ao serem disseminadas, foram adaptadas pelos jogadores.
O baralho atrai por ser um único instrumento de distração que pode ser usado de várias maneiras distintas, ou seja, é possível distrair-se com vários jogos distintos, utilizando-se da mesma ferramenta.
Os jogos de tabuleiro utilizam de superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico. Os jogos podem ter por base estratégia pura, sorte (por exemplo, rolagem de dados), ou uma mistura dos dois, e geralmente têm um objetivo que cada jogador pretende alcançar. Os primeiros jogos de tabuleiro representavam uma batalha entre dois exércitos, e a maioria dos jogos de tabuleiro modernos ainda são baseados em derrotar os jogadores adversários em termos de objetivos, posições e com o acúmulo de pontos.
Existem muitos tipos de jogos de tabuleiro. Sua representação pode variar de situações da vida real a jogos abstratos sem nenhum tema (por exemplo, damas). As regras podem variar desde o simples (por exemplo, jogo-da-velha), para aquelas que descrevem um universo de jogos em grande detalhe (por exemplo, Dungeons & Dragons).
O tempo necessário para aprender a jogar ou dominar um jogo varia muito de jogo para jogo. Tempo não está necessariamente relacionado com o número ou a complexidade das regras de aprendizagem; alguns jogos com estratégias profundas (por exemplo, xadrez ou Go) possuem conjuntos de regras relativamente simples.
Dama Brasileira
Jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato
Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de papéis" ou "jogo de representação"),[1][2][3] é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.[4]
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos, embora muitos deles sejam competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo.[4]Um RPG ocasionalmente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
Jogo de miniatura (em inglês: Miniature wargaming) é um tipo de WarGame jogado normalmente sobre uma mesa ou outra superfície plana que utiliza figuras em miniatura para representar unidades de tropas.
O escritor inglês H.G. Wells é considerado o criador do conceito moderno de jogo de miniatura. Em seus livros "Floor Games (1911) e "Little Wars (1913)" o autor criou conceitos utilizados até hoje.[1]
Jogos de miniaturas são muitas vezes comparados erroneamente comparados como Role playing games (RPGs), um tipo de jogo que tem origem nos jogos de miniaturas.[2] Enquanto alguns aspectos parecem similares, o objectivo não é o mesmo. É justo dizer que possuem um propósito meramente recreativo e não de uma reconstituição história. Assim, jogos de miniaturas ocorrem frequentemente em um universo imaginário, similar aos RPGs (mundos de fantasia ou ficção científica).

Continue navegando

Outros materiais