Buscar

patologia g

Prévia do material em texto

1.Uma égua de 5 anos apresentou um quadro de pneumonia lobar séptica, o que culminou em óbito. Durante a necropsia, pôde-se evidenciar lobo pulmonar cranial esquerdo apresentando-se endurecido, vermelho, de consistência firme, e hiperemia ativa do parênquima pulmonar. Pode-se concluir que o pulmão analisado passava pelo processo de:Opção única.
(0.5 Pontos)
Hepatização vermelha
Edema pulmonar
Hepatização cinzenta
Atelectasia
Congestão pulmonar
2.Foi encaminhada para sua clínica cadela de 9 anos apresentando-se com mucosas pálidas, prostrada, apresentando dificuldade alimentar e dor ao mastigar. Proprietária relata que ela apresenta-se "piorzinha" há aproximadamente um mês. Ao exame de sangue, animal apresenta-se anêmico e com excesso de fósforo circulante, e a radiografia relatou redução de densidade óssea mandibular (IMAGEM). Com base na descrição, assinale a opção que contém processos patológicos que justifiquem o quadro do animal Opção única.
(1.5 Pontos)
Osteodistrofia fibrosa / Insuficiência renal
Insuficiência renal / Hematúria Enzoótica
Hidronefrose / Dioctophyma renale
Cistite / Agenesia renal unilateral
Ureterite / Urólito ureteral esquerdo
3.A respeito do desenvolvimento da síndrome do cavalo roncador, analise as afirmações abaixo: I – Há uma movimentação deficiente das cartilagens aritenoides, levando à diminuição do fluxo de ar para os pulmões II – Há paralisia dos músculos cricoaritenóides III – Há lesão do Nervo Laríngeo Recorrente IV – Há paralisia dos músculos esternocefálicos V – Há lesão do Nervo Vago e Nervo Facial VI – Há uma movimentação deficiente das cartilagens epiglóticas, levando à diminuição do fluxo de ar para os pulmões. Correlacione as asserções de maneira corretaOpção única.
(0.5 Pontos)
A lesão primária é III, o que ocasiona II e, finalmente, I
A lesão primária é III, o que ocasiona IV e, finalmente, VI
A lesão primária é II, o que ocasiona III e, finalmente, I
A lesão primária é III, o que ocasiona II e, finalmente, VI
A lesão primária é V, o que ocasiona II e, finalmente I
4-Um bovino da raça Nelore foi submetido a um procedimento de necropsia depois de ter sido encontrado morto no pasto após uma viagem de fim de semana dos proprietários de uma fazenda. Na tentativa de compreender o que levou o animal a óbito, e definir um protocolo de prevenção para o rebanho no futuro, os proprietários exigiram um laudo detalhado para ser apresentado aos tratadores, afim de detectar erros de manejo que tenham levado o animal ao óbito. Durante o procedimento de necropsia, foi evidenciado abdome dilatado, com acentuada quantidade de conteúdo ruminal contendo líquido, mucosa e submucosa ruminal com perda de aderência, membranas serosas abdominais pálidas e membranas serosas torácicas congestas. À abertura do rumen, foi evidenciado acentuado esvaziamento gasoso. Com base no processo observado, o animal veio a óbito:Opção única.
(1 Ponto)
Por choque neurogênico devido a um processo de timpanismo primário
Por anoxia devido a um processo de timpanismo primário
Por anoxia devido a um processo de timpanismo secundário
Por choque hipovolêmico devido a um processo de timpanismo secundário
Por choque hipovolêmico devido a um processo de deslocamento de abomaso
5.A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) crônica é um processo lento, em consequência da perda gradual da eficiência cardíaca de bombeamento. O coração apresenta-se doente, todos os mecanismos compensatórios foram suplantados e os sinais clínicos e as lesões extracardíacas estão presentes (Santos & Alessi, 2016). A respeito das causas e consequências da ICC, marque TODAS AS ALTERNATIVAS corretas:Opção única.
(0.5 Pontos)
Uma das principais consequências da ICC direita é a congestão pulmonar, podendo culminar na alteração conhecida como "Cor Pulmonale"
A ICC esquerda comumente é uma consequência da hipertensão pulmonar, fenômeno conhecido como "Cor Pulmonale”
Um aumento na carga sistólica de qualquer câmara cardíaca (aumento de volume) culminará, em longo prazo, no desenvolvimento de hipetrofia excêntrica do miocárdio
Uma doença predisponente ao desenvolvimento da ICC é a endocardiose, doença congênita observada em animais jovens.
As endocardioses valvares são processos predominantemente degenerativos, comumente vistos em animais idosos.
6.Em um exame histopatológico de um animal que contém uma síndrome de má absorção decorrente de Mycobacterium bovis, o principal mecanismo pela qual a condição se apresenta é:Opção única.
(0.5 Pontos)
Inflamação granulomatosa
Hérnia inguinal
Atrofia de vilosidades intestinais
Úlcera gástrica
Hipertrofia de microvilosidades intestinais
7.Durante a visita técnica a um capril, o proprietário relata que duas cabras vieram a óbito nas duas últimas semanas. Ele manteve os cadáveres congelados, permitindo que fosse feito o exame necroscópico das carcaças. À necropsia, os animais apresentavam lesões semelhantes: acentuado edema subcutâneo ventral, fígado apresentando-se congesto e mucosas aparentes pálidas. O coração apresentava uma hipertrofia excêntrica. Com base no processo descrito acima, determine: A) Qual o lado do coração apresentava uma hipertrofia? Justifique; B) Qual o mecanismo de formação desta alteração? Cite UM mecanismo que possa levar à hipertrofia excêntrica.Texto Multilinha.
(2 Pontos)
8.Uma cadela de 12 anos de idade deu entrada na clínica veterinária por ter apresentado uma fratura espontânea de membro posterior esquerdo. À radiografia, não foram observadas alterações ósseas significativas. O hemograma acusava uma discreta anemia, com presença de leucometria acentuada e acentuada quantidade de células imaturas na circulação sanguínea, sendo predominante o número de linfócitos imaturos. Ao realizar a punção da medula óssea do animal, com base no histórico e nos achados clínico-laboratoriais, qual alteração neoplásica você espera encontrar?Opção única.
(0.5 Pontos)
Leucemia mieloide crônica
Eritroleucemia crônica
Leucemia linfocítica crônica
Leucemia mieloide aguda
Leucemia linfoblástica aguda
9.Durante a fiscalização sanitária do abate de ovinos em um matadouro, percebeu-se que todo o lote proveniente de uma única fazenda apresentava animais com acentuada caquexia e, ao abate, foram visualizados aumentos nos tecidos linfoides superficiais, como linfonodos parotídeo, retrofaríngeo, submandibular, pré-femoral e poplíteo. À palpação, os animais apresentavam dor ao toque. Em exame "post-mortem", percebeu-se que estes linfonodos apresentavam perda da arquitetura tecidual e substituição do tecido por material necrótico caseoso. Com base nos achados, qual é o seu DIAGNÓSTICO PRESUNTIVO e o mais provável AGENTE ETIOLÓGICO para a doença?Opção única.
(0.5 Pontos)
Tuberculose / Leishmania infantum chagasi
Linfadenite caseosa / Corynebacterium pseudotuberculosis
Garrotilho / Actinobacillus lignieresii
Linfoma / Ingestão de samambaia
Leucose enzoótica / Vírus da Leucemia Bovina
10."Furão, 5 anos, macho, apresentava quadro crônico de diarreia profusa e veio a óbito após apresentar quadro de dor abdominal aguda e palidez de mucosas externas. À necropsia, foi evidenciada acentuada congestão de omento maior em região de intestino delgado, rotação do jejuno em torno do seu eixo menor." O laudo aponta um quadro de:Opção única.
(0.5 Pontos)
Torção
Intussuscepção
Gastrite
Vôlvulo
Enterite
11.Dentre as patologias abaixo listadas, qual pode acometer equinos ocasionando, simultaneamente, uma obstrução intestinal, tromboarterite da artéria mesentérica cranial e tromboembolismo?Opção única.
(0.5 Pontos)
Sarcocistose
Espirocercose
Dirofilariose
Gasterofilose
Estrongilose
12.O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune que, como o próprio nome diz, acomete diversos órgãos, dentre eles os rins. Animais acometidos por esta afecção apresentam rins grandes, pálidos.À microscopia dos órgãos afetados, pode-se observar fibrose intersticial e ao redor dos glomérulos renais, com infiltrados inflamatórios de linfócitos e plasmócitos (Imagem). O tipo de inflamação renal observada nestes animais é:Opção única.
(1.5 Pontos)
Glomeruloesclerose
Glomerulonefrite membranosa
Glomerulonefrite membranoproliferativa
Pielonefrite hematógena
Glomerulonefrite proliferativa granulomatosa

Continue navegando