Buscar

prova discuesiva etica profissional em serviço social

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
Ética Profissional em Serviço Social 
Serviço Social
1- A ética, como expressão do pensamento correto, é um ramo da filosofia que procura abarcar o que é moralmente certo ou errado, justo ou injusto, aceitável ou não aceitável em determinada sociedade. Refletindo sobre essa temática, descreva os problemas éticos e os problemas morais que existem nas sociedades.
R:
Os problemas morais são relativos a prática e a cada situação específica, podendo abalar uma ou muitas pessoas. No entanto, estipular o que o colaborador deve fazer em certa situação para ser considerado bom é um problema moral. Neste ambiente de cuidar surgem os problemas práticos morais que se caracterizam como situações de tomada de decisão moral exigindo respostas imediatas, nas relações profissionais. Situações ilícitas como roubar ou matar, são, por lei, passíveis de punição e, moralmente falando, não condizem com os bons valores e costumes da sociedade. Portanto, cometer atos ilícitos como roubar e matar são considerados pela ética e pela moral ações que possuem punições, sejam elas éticas legais ou morais.
O problema ético tem dois aspectos principais: o problema crítico e o problema teórico. O problema teórico diz respeito às condições que possibilitam a ação moral em absoluto, o critério daquilo que é moral e imoral para o homem, o fim último da vida humana e os meios para atingi-lo. Os problemas éticos relacionam-se com o da obrigatoriedade moral, gerando para a ética um amplo campo de investigação, como a metalética que estuda a natureza, função e justificação dos juízos morais. Por sua vez, a realidade moral varia de acordo com a época, variando também os seus princípios e normas. A ética rejeita o comportamento egoísta como moralmente válido, deve ser feito em prol do bem da sociedade, visando o que é moralmente válido.
2- Entendemos que o conceito de cidadania está fortemente voltado ao conjunto de direitos e deveres que baseiam as condições do comportamento do indivíduo relacionado à vida em sociedade, ou seja, as obrigações e direitos determinados diante de cada indivíduo na sociedade. Partindo desse pressuposto, explique as três dimensões da cidadania.
R:
Direitos civis, que incluem o direito de livre expressão, de ser informado sobre o que está acontecendo, de reunir-se, organizar-se, locomover-se sem restrição indevida e receber igual. Os direitos civis incluem a garantia de integridade física e mental, a vida e a segurança dos povos; a proteção contra a discriminação por motivos tais como raça, sexo, origem nacional, cor, orientação sexual, etnia, religião ou deficiência; e os direitos individuais como a privacidade, as liberdades de pensamento. São Exemplos de direitos civis e liberdades incluem: o direito de ser ressarcido em caso de danos por terceiros; o direito à privacidade; o direito ao protesto pacífico; o direito à investigação e julgamento justos em caso de suspeição de crime; e direitos constitucionais mais generalistas, como o direito ao voto.
 Direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participar de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, sejam ao votar ou concorrer a um cargo público. Os direitos políticos são regulados no Brasil pela Constituição Federal em seu artigo 14, que estabelece, como princípio da participação na vida política nacional, o sufrágio universal. Nos termos da norma constitucional, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos, e facultativos para os analfabetos, os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e os maiores de setenta anos. 
Direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma descrita na Constituição. São todos os direitos fundamentais e garantias básicas que devem ser compartilhados por todos os seres humanos em sociedade, independente de orientação sexual, gênero, etnia, religião, classe econômica, etc.

Continue navegando