Logo Passei Direto
Buscar

simulado Representação Temática (1)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Dewey dividiu o conhecimento humano em 10 partes principais (classes), cada classe em 10 divisões, e cada divisão em 10 seções, iniciando, assim, o princípio hierárquico de seu sistema de classificação a partir dos sumários, do geral para o específico. Para a notação usou números arábicos de 0 a 9, cada dígito adicionado representa a expansão notacional, aproximando itens semelhantes. “Dewey apresentou seu trabalho ao comitê do colégio no qual trabalhava e teve permissão para aplicá-lo na organização do acervo, revolucionando a classe biblioteconômica, sendo considerado o ___________________________________” (GUARIDO, 2008, p. 3).
Assinale a alternativa correta que completa:
Pai da Biblioteconomia ortográfica.
Pai da Biblioteconomia textual.
Pai da Biblioteconomia Moderna.
Pai da Biblioteconomia literária.

Dewey dividiu o conhecimento humano em 10 partes principais (classes), cada classe em 10 divisões, e cada divisão em 10 seções, iniciando, assim, o princípio hierárquico de seu sistema de classificação a partir dos sumários, do geral para o específico. Para a notação usou números arábicos de 0 a 9, cada dígito adicionado representa a expansão notacional, aproximando itens semelhantes. Assinale a alternativa INCORRETA que não está entre as dez classes principais da CDD.
Generalidades, Filosofia, Religião.
Matemática, Física e Química.
Ciências Sociais, Línguas, Ciências Puras, Ciências Aplicadas.
Artes, Literatura, História e Geografia.

Dewey se amparou para a construção de seu sistema, em vários filósofos da antiguidade, como: Aristóteles, Bacon, Locke, baseando-se na classificação de William Harris. Os sistemas filosóficos tinham como finalidade a definição, a esquematização e a hierarquização do conhecimento com vistas para a ordenação das ciências, para então surgirem os sistemas de classificação bibliográficos tendo como propósito o armazenamento, localização, organização e ordenação das informações em acervos físicos.
De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
( ) A forma de organização dos livros até então era conhecida como um "sistema de ordenação fixa", sendo colocados em um local previamente definido e fixo nas estantes, não se considerava um arranjo intelectual desses itens.
( ) Na localização relativa os livros não têm um lugar fixo nas estantes. Podem mudar de lugar dependendo do número de livros adquiridos e inseridos entre uma classe e outra.
( ) Na localização fixa os livros eram separados por tamanho, cor de capa, ordem de chegada e recebiam como identificação uma sequência numérica.
( ) A localização fixa é ideal para bibliotecas de acesso livre ao usuário (permite rápida localização, há intercalação de novas obras sem perda de ordem, não há quebra de sequência com a introdução de novos itens.

Os sistemas de classificação bibliográfica necessitam:
Marque a alternativa que exprime essa necessidade.
A) banalizar os esforços para refinar o processamento da informação.
B) deixar de seguir as mudanças do ambiente em que estão instalados.
C) de teorias mais simples para que representem e facilitem a busca pelo objeto a que almeja fazê-lo.
D) recorrer à teoria dos conceitos, identificando elementos pertinentes para aproximá-los da tarefa de representação do conhecimento.

Considerando que o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa, no que diz respeito ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens a seguir:
São corretos os itens:
I. De acordo com a bibliografia específica à temática, embora reconhecidas as dificuldades de classificação, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: uma composta pelas concepções pedagógicas que priorizam a teoria sobre a prática, e outra tendência que, inversamente, compõe-se das concepções que subordinam a teoria à prática. As diversas modalidades da Pedagogia Tradicional, situadas na vertente religiosa ou na leiga, destacam-se por subordinar a teoria à prática, ao passo que a Pedagogia Nova prioriza a teoria.
II. As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão, a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel, bem como a teoria da evolução e a sistematização de Herbart-Ziller, desembocavam sempre em uma teoria do ensino. Pautando-se pela centralidade da instrução pensavam a escola como uma agência centrada no professor, cuja tarefa é transmitir os conhecimentos acumulados segundo uma gradação lógica, cabendo aos alunos assimilar os conteúdos que lhes são transmitidos. Nesse contexto a prática era determinada pela teoria que a moldava, fornecendo-lhe tanto o conteúdo como a forma de transmissão. Essa tendência atinge seu ponto mais avançado na segunda metade do século XIX, com o método de ensino intuitivo.
III. As correntes renovadoras, desde seus precursores, como Rousseau, Pestalozzi e Froebel, passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson, e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas, à pedagogia institucional e ao construtivismo, desembocam em teorias da aprendizagem. Contudo, não há centralidade na figura do educando, tampouco referências à interação entre alunos e destes com o professor. Ao professor cabe o papel de acompanhar os alunos auxiliando-os em seu próprio processo de aprendizagem. O eixo do trabalho pedagógico desloca- se do aspecto psicológico para o lógico, dos processos de aprendizagem aos conteúdos cognitivos, do aluno para o professor, do esforço para o interesse, da qualidade para a quantidade. Tais pedagogias configuram-se como uma teoria da educação que estabelece o primado da teoria sobre a prática. Essa tendência ganha força no início do século XX, torna-se hegemônica sob a forma do movimento da Escola Nova até o início da segunda metade desse século.
A) I e II, apenas.
B) todas as afirmativas são corretas.
C) II e III, apenas
D) II, apenas.

A Quinta Lei da Biblioteconomia, postulada por Ranganathan, resulta na necessidade de que haja na biblioteca:
Marque a resposta correta.
A) uso verdadeiro do acervo.
B) distribuição adequada dos serviços.
C) sinalização eficaz na estanteria.
D) mecanismos de seleção e descarte adequados.

Relaciona-se à montagem do número de classificação propriamente dito e estabelece como podem ser ordenados os sinais e tabelas auxiliares quando a CDU é utilizada.
Assinale a resposta que jugue correta.
A) do número de chamada.
B) da ordenação vertical.
C) da ordem de intercalação.
D) da ordem de citação.

Em relação aos sinais e símbolos utilizados na CDU, é correto afirmar que:
Marque a resposta correta.
A) o sinal de mais ou sinal de adição é empregado quando um documento trata do relacionamento entre dois ou mais conceitos, com um deles interferindo no outro.
B) o sinal de barra oblíqua, ou sinal de extensão consecutiva, é empregado quando um documento trata, de forma independente, dois ou mais conceitos, representados nas tabelas por símbolos seguidos e consecutivos.
C) classificação determina, de forma explícita, a ordem em que devem ser apresentados os sinais e símbolos utilizados e desaconselha a duplicação de entradas nos catálogos sistemáticos e bibliografias.
D) o colchete é empregado quando um documento trata, independentemente, de dois ou mais conceitos representados nas tabelas por símbolos que não são consecutivos ou seguidos, e apresentam sentidos excludentes.

"O sinal pode ser usado quando dois ou mais números principais se encontram ligados por um sinal de adição ou dois pontos e se relacionam, no seu todo, com outro número de CDU mediante o uso de dois pontos, ou então é modificado por um auxiliar comum ou especial".
Na CDU, as tabelas auxiliares comuns de:
A) Lugar servem para precisar o âmbito geográfico do assunto indicado pelo número principal e são constituídas por números entre parêntesis.
B) Ponto de Vista indicam uma série de subdivisões analíticas especiais aplicáveis aos auxiliares geográficos que não podem ser usadas individualmente.
C) Tempo são apresentadas entre parênteses, precedidos de sinal de igual (=) e são anexadas ao símbolo do assunto, tirado das tabelas principais.
D) Raça e nacionalidade utilizam indicações que aparecem entre aspas e podem ser complementadas pelos símbolos de menos “-” ou de “+”.

Para Ranganathan, um catálogo de biblioteca deveria ser projetado para:
Assinale a alternativa correta.
A) Calcular o valor monetário do acervo.
B) Revelar a cada documento o seu leitor.
C) Revelar a cada bibliotecário o que falta no acervo.
D) Revelar ao gestor da biblioteca os itens desbastados.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Dewey dividiu o conhecimento humano em 10 partes principais (classes), cada classe em 10 divisões, e cada divisão em 10 seções, iniciando, assim, o princípio hierárquico de seu sistema de classificação a partir dos sumários, do geral para o específico. Para a notação usou números arábicos de 0 a 9, cada dígito adicionado representa a expansão notacional, aproximando itens semelhantes. “Dewey apresentou seu trabalho ao comitê do colégio no qual trabalhava e teve permissão para aplicá-lo na organização do acervo, revolucionando a classe biblioteconômica, sendo considerado o ___________________________________” (GUARIDO, 2008, p. 3).
Assinale a alternativa correta que completa:
Pai da Biblioteconomia ortográfica.
Pai da Biblioteconomia textual.
Pai da Biblioteconomia Moderna.
Pai da Biblioteconomia literária.

Dewey dividiu o conhecimento humano em 10 partes principais (classes), cada classe em 10 divisões, e cada divisão em 10 seções, iniciando, assim, o princípio hierárquico de seu sistema de classificação a partir dos sumários, do geral para o específico. Para a notação usou números arábicos de 0 a 9, cada dígito adicionado representa a expansão notacional, aproximando itens semelhantes. Assinale a alternativa INCORRETA que não está entre as dez classes principais da CDD.
Generalidades, Filosofia, Religião.
Matemática, Física e Química.
Ciências Sociais, Línguas, Ciências Puras, Ciências Aplicadas.
Artes, Literatura, História e Geografia.

Dewey se amparou para a construção de seu sistema, em vários filósofos da antiguidade, como: Aristóteles, Bacon, Locke, baseando-se na classificação de William Harris. Os sistemas filosóficos tinham como finalidade a definição, a esquematização e a hierarquização do conhecimento com vistas para a ordenação das ciências, para então surgirem os sistemas de classificação bibliográficos tendo como propósito o armazenamento, localização, organização e ordenação das informações em acervos físicos.
De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
( ) A forma de organização dos livros até então era conhecida como um "sistema de ordenação fixa", sendo colocados em um local previamente definido e fixo nas estantes, não se considerava um arranjo intelectual desses itens.
( ) Na localização relativa os livros não têm um lugar fixo nas estantes. Podem mudar de lugar dependendo do número de livros adquiridos e inseridos entre uma classe e outra.
( ) Na localização fixa os livros eram separados por tamanho, cor de capa, ordem de chegada e recebiam como identificação uma sequência numérica.
( ) A localização fixa é ideal para bibliotecas de acesso livre ao usuário (permite rápida localização, há intercalação de novas obras sem perda de ordem, não há quebra de sequência com a introdução de novos itens.

Os sistemas de classificação bibliográfica necessitam:
Marque a alternativa que exprime essa necessidade.
A) banalizar os esforços para refinar o processamento da informação.
B) deixar de seguir as mudanças do ambiente em que estão instalados.
C) de teorias mais simples para que representem e facilitem a busca pelo objeto a que almeja fazê-lo.
D) recorrer à teoria dos conceitos, identificando elementos pertinentes para aproximá-los da tarefa de representação do conhecimento.

Considerando que o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa, no que diz respeito ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens a seguir:
São corretos os itens:
I. De acordo com a bibliografia específica à temática, embora reconhecidas as dificuldades de classificação, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: uma composta pelas concepções pedagógicas que priorizam a teoria sobre a prática, e outra tendência que, inversamente, compõe-se das concepções que subordinam a teoria à prática. As diversas modalidades da Pedagogia Tradicional, situadas na vertente religiosa ou na leiga, destacam-se por subordinar a teoria à prática, ao passo que a Pedagogia Nova prioriza a teoria.
II. As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão, a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel, bem como a teoria da evolução e a sistematização de Herbart-Ziller, desembocavam sempre em uma teoria do ensino. Pautando-se pela centralidade da instrução pensavam a escola como uma agência centrada no professor, cuja tarefa é transmitir os conhecimentos acumulados segundo uma gradação lógica, cabendo aos alunos assimilar os conteúdos que lhes são transmitidos. Nesse contexto a prática era determinada pela teoria que a moldava, fornecendo-lhe tanto o conteúdo como a forma de transmissão. Essa tendência atinge seu ponto mais avançado na segunda metade do século XIX, com o método de ensino intuitivo.
III. As correntes renovadoras, desde seus precursores, como Rousseau, Pestalozzi e Froebel, passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson, e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas, à pedagogia institucional e ao construtivismo, desembocam em teorias da aprendizagem. Contudo, não há centralidade na figura do educando, tampouco referências à interação entre alunos e destes com o professor. Ao professor cabe o papel de acompanhar os alunos auxiliando-os em seu próprio processo de aprendizagem. O eixo do trabalho pedagógico desloca- se do aspecto psicológico para o lógico, dos processos de aprendizagem aos conteúdos cognitivos, do aluno para o professor, do esforço para o interesse, da qualidade para a quantidade. Tais pedagogias configuram-se como uma teoria da educação que estabelece o primado da teoria sobre a prática. Essa tendência ganha força no início do século XX, torna-se hegemônica sob a forma do movimento da Escola Nova até o início da segunda metade desse século.
A) I e II, apenas.
B) todas as afirmativas são corretas.
C) II e III, apenas
D) II, apenas.

A Quinta Lei da Biblioteconomia, postulada por Ranganathan, resulta na necessidade de que haja na biblioteca:
Marque a resposta correta.
A) uso verdadeiro do acervo.
B) distribuição adequada dos serviços.
C) sinalização eficaz na estanteria.
D) mecanismos de seleção e descarte adequados.

Relaciona-se à montagem do número de classificação propriamente dito e estabelece como podem ser ordenados os sinais e tabelas auxiliares quando a CDU é utilizada.
Assinale a resposta que jugue correta.
A) do número de chamada.
B) da ordenação vertical.
C) da ordem de intercalação.
D) da ordem de citação.

Em relação aos sinais e símbolos utilizados na CDU, é correto afirmar que:
Marque a resposta correta.
A) o sinal de mais ou sinal de adição é empregado quando um documento trata do relacionamento entre dois ou mais conceitos, com um deles interferindo no outro.
B) o sinal de barra oblíqua, ou sinal de extensão consecutiva, é empregado quando um documento trata, de forma independente, dois ou mais conceitos, representados nas tabelas por símbolos seguidos e consecutivos.
C) classificação determina, de forma explícita, a ordem em que devem ser apresentados os sinais e símbolos utilizados e desaconselha a duplicação de entradas nos catálogos sistemáticos e bibliografias.
D) o colchete é empregado quando um documento trata, independentemente, de dois ou mais conceitos representados nas tabelas por símbolos que não são consecutivos ou seguidos, e apresentam sentidos excludentes.

"O sinal pode ser usado quando dois ou mais números principais se encontram ligados por um sinal de adição ou dois pontos e se relacionam, no seu todo, com outro número de CDU mediante o uso de dois pontos, ou então é modificado por um auxiliar comum ou especial".
Na CDU, as tabelas auxiliares comuns de:
A) Lugar servem para precisar o âmbito geográfico do assunto indicado pelo número principal e são constituídas por números entre parêntesis.
B) Ponto de Vista indicam uma série de subdivisões analíticas especiais aplicáveis aos auxiliares geográficos que não podem ser usadas individualmente.
C) Tempo são apresentadas entre parênteses, precedidos de sinal de igual (=) e são anexadas ao símbolo do assunto, tirado das tabelas principais.
D) Raça e nacionalidade utilizam indicações que aparecem entre aspas e podem ser complementadas pelos símbolos de menos “-” ou de “+”.

Para Ranganathan, um catálogo de biblioteca deveria ser projetado para:
Assinale a alternativa correta.
A) Calcular o valor monetário do acervo.
B) Revelar a cada documento o seu leitor.
C) Revelar a cada bibliotecário o que falta no acervo.
D) Revelar ao gestor da biblioteca os itens desbastados.

Prévia do material em texto

1 Parte superior do formulário
Exercício 1
Dewey dividiu o conhecimento humano em 10 partes principais (classes), cada classe em 10 divisões, e cada divisão em 10 seções, iniciando, assim, o princípio hierárquico de seu sistema de classificação a partir dos sumários, do geral para o específico. Para a notação usou números arábicos de 0 a 9, cada dígito adicionado representa a expansão notacional, aproximando itens semelhantes. “Dewey apresentou seu trabalho ao comitê do colégio no qual trabalhava e teve permissão para aplicá-lo na organização do acervo, revolucionando a classe biblioteconômica, sendo considerado o _________________________________” (GUARIDO, 2008, p. 3). Assinale a alternativa correta que completa:
 
· 
Pai da Biblioteconomia ortográfica.
· 
Pai da Biblioteconomia textual.
· 
Pai da Biblioteconomia Moderna
*(Sua resposta)
· 
Pai da Biblioteconomia literária.
Exercício 2
Dewey dividiu o conhecimento humano em 10 partes principais (classes), cada classe em 10 divisões, e cada divisão em 10 seções, iniciando, assim, o
princípio hierárquico de seu sistema de classificação a partir dos sumários, do geral para o específico. Para a notação usou números arábicos de 0 a 9, cada dígito
adicionado representa a expansão notacional, aproximando itens semelhantes. Asssianle a alternativa INCORRETA que não está entre as dez classes principais da CDD.
· 
Generalidades, Filosofia, Religião.
· 
Matemática, Física e Química.
*(Sua resposta)
· 
Ciências Sociais, Línguas, Ciências Puras, Ciências Aplicadas.
· 
Artes, Literatura, História e Geografia.
Exercício 3
Dewey se amparou para a construção de seu sistema, em vários filósofos da antiguidade, como: Aristóteles, Bacon, Locke, baseando-se na classificação de William Harris. Os sistemas filosóficos tinham como finalidade a definição, a esquematização e a hierarquização do conhecimento com vistas para a ordenação das ciências, para então surgirem os sistemas de classificação bibliográficos tendo como propósito o armazenamento, localização, organização e ordenação das informações em acervos físicos. De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
· 
(   )  A forma de organização dos livros até então era conhecida como um "sistema de ordenação fixa", sendo colocados em um local previamente definido e fixo nas estantes, não se considerava um arranjo intelectual desses itens.
· 
(   )  Na localização relativa os livros não têm um lugar fixo nas estantes. Podem mudar de lugar dependendo do número de livros adquiridos e inseridos entre uma classe e outra.
· 
(   )  Na localização fixa os livros eram separados por tamanho, cor de capa, ordem de chegada e recebiam como identificação uma sequência numérica.
· 
(   ) A localização fixa é ideal para bibliotecas de acesso livre ao usuário (permite rápida localização, há intercalação de novas obras sem perda de ordem, não há quebra de sequência com a introdução de novos itens.
*(Sua resposta)
Exercício 4
Os sistemas de classificação bibliográfica necessitam:
Marque a alternativa que exprime essa necessidade.
· 
A) banalizar os esforços para refinar o processamento da informação.
· 
B) deixar de seguir as mudanças do ambiente em que estão instalados.
· 
C) de teorias mais simples para que representem e facilitem a busca pelo objeto a que almeja fazê-lo.
· 
D) recorrer à teoria dos conceitos, identificando elementos pertinentes para aproximá-los da tarefa de representação do conhecimento.
*(Sua resposta)
Exercício 5
Considerando que o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa, no que diz respeito ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens a seguir:
I. De acordo com a bibliografia específica à temática, embora reconhecidas as dificuldades de classificação, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: uma composta pelas concepções pedagógicas que priorizam a teoria sobre a prática, e outra tendência que, inversamente, compõe-se das concepções que subordinam a teoria à prática. As diversas modalidades da Pedagogia Tradicional, situadas na vertente religiosa ou na leiga, destacam-se por subordinar a teoria à prática, ao passo que a Pedagogia Nova prioriza a teoria.
II. As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão, a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel, bem como a teoria da evolução e a sistematização de Herbart-Ziller, desembocavam sempre em uma teoria do ensino. Pautando-se pela centralidade da instrução pensavam a escola como uma agência centrada no professor, cuja tarefa é transmitir os conhecimentos acumulados segundo uma gradação lógica, cabendo aos alunos assimilar os conteúdos que lhes são transmitidos. Nesse contexto a prática era determinada pela teoria que a moldava, fornecendo-lhe tanto o conteúdo como a forma de transmissão. Essa tendência atinge seu ponto mais avançado na segunda metade do século XIX, com o método de ensino intuitivo.
III. As correntes renovadoras, desde seus precursores, como Rousseau, Pestalozzi e Froebel, passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson, e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas, à pedagogia institucional e ao construtivismo, desembocam em teorias da aprendizagem. Contudo, não há centralidade na figura do educando, tampouco referências à interação entre alunos e destes com o professor. Ao professor cabe o papel de acompanhar os alunos auxiliando-os em seu próprio processo de aprendizagem. O eixo do trabalho pedagógico desloca- se do aspecto psicológico para o lógico, dos processos de aprendizagem aos conteúdos cognitivos, do aluno para o professor, do esforço para o interesse, da qualidade para a quantidade. Tais pedagogias configuram-se como uma teoria da educação que estabelece o primado da teoria sobre a prática. Essa tendência ganha força no início do século XX, torna-se hegemônica sob a forma do movimento da Escola Nova até o início da segunda metade desse século
São corretos os itens:
 
· 
A)   I e II, apenas.
· 
B) todas as afirmativas são corretas.
· 
C) II e III, apenas
· 
D) II, apenas.
*(Sua resposta)
Exercício 6
A Quinta Lei da Biblioteconomia, postulada por Ranganathan, resulta na necessidade de que haja na biblioteca:
Marque a resposta correta.
· 
A)  uso verdadeiro do acervo.
· 
B)  distribuição adequada dos serviços.
· 
C)  sinalização eficaz na estanteria.
· 
D)  mecanismos de seleção e descarte adequados.
*(Sua resposta)
Exercício 7
Relaciona-se à montagem do número de classificação propriamente dito e estabelece como podem ser ordenados os sinais e tabelas auxiliares quando a CDU é utilizada. 
 
Assinale a resposta que jugue correta.
· 
A)  do número de chamada.
· 
B)  da ordenação vertical.
· 
C)  da ordem de intercalação.
· 
D)  da ordem de citação.
*(Sua resposta)
Exercício 8
Em relação aos sinais e símbolos utilizados na CDU, é correto afirmar que:
 
 
Marque a resposta correta.
· 
A)  o sinal de mais ou sinal de adição é empregado quando um documento trata do relacionamento entre dois ou mais conceitos, com um deles interferindo no outro.
· 
B)  o sinal de barra oblíqua, ou sinal de extensão consecutiva, é empregado quando um documento trata, de forma independente, dois ou mais conceitos, representados nas tabelas por símbolos seguidos e consecutivos.
*(Sua resposta)
· 
C)   classificação determina, de forma explícita, a ordem em que devem ser apresentados os sinais e símbolos utilizados e desaconselha a duplicação de entradas nos catálogos sistemáticos e bibliografias.
· 
D)  o colchete é empregado quando um documento trata, independentemente, de dois ou mais conceitos representados nas tabelas por símbolos que não são consecutivos ou seguidos, e apresentam sentidos excludentes.
Exercício 9
"O sinal pode ser usado quando dois ou mais números principais se encontram ligados por um sinal de adição ou dois pontos e se relacionam, no seu todo, com outronúmero de CDU mediante o uso de dois pontos, ou então é modificado por um auxiliar comum ou especial".
Na CDU, as tabelas auxiliares comuns de:
Marque a alternativa correta.
· 
A)  Lugar servem para precisar o âmbito geográfico do assunto indicado pelo número principal e são constituídas por números entre parêntesis.
*(Sua resposta)
· 
B)  Ponto de Vista indicam uma série de subdivisões analíticas especiais aplicáveis aos auxiliares geográficos que não podem ser usadas individualmente.
· 
C)  Tempo são apresentadas entre parênteses, precedidos de sinal de igual (=) e são anexadas ao símbolo do assunto, tirado das tabelas principais.
· 
D) Raça e nacionalidade utilizam indicações que aparecem entre aspas e podem ser complementadas pelos símbolos de menos “-” ou de “+”.
Exercício 10
Para Ranganathan, um catálogo de biblioteca deveria ser projetado para:
Assinale a alternativa correta.
· 
A) Calcular o valor monetário do acervo.
· 
B)  Revelar a cada documento o seu leitor.
*(Sua resposta)
· 
C)  Revelar a cada bibliotecário o que falta no acervo.
· 
D)  Revelar ao gestor da biblioteca os itens desbastados.
·

Mais conteúdos dessa disciplina