Buscar

DISCURSIVA - Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final III (Discursiva) - Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial (LEE13)
Peso da Avaliação4,00  
Qtd. de Questões2 
Nota10,00 
1"Acredita-se que o professor precise desenvolver o protagonismo em suas ações e a identificação da natureza de suas atribuições de causalidade permite buscar meios de interpretar seus contextos de atuação e favorecer o desenvolvimento de padrões mais adaptativos, sua expectativa de desempenho pessoal e, por conseguinte, seus níveis motivacionais" (KAULFUSS; BORUCHOVITCH, 2016, p. 323). Diante do exposto, cite três aspectos que exemplificam a influência da atitude dos professores quanto a aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. 
FONTE: KAULFUSS, Marco Aurélio; BORUCHOVITCH, Evely. Atribuições causais de professores para o sucesso e o fracasso em ensinar. Psicol. Esc. Educ.,  Maringá, v. 20, n. 2, p. 321-328,  ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200321&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 set. 2019.
Resposta esperada 
Espera-se que o acadêmico cite três dos aspectos que seguem: • A atitude dos professores interfere na aprendizagem dos alunos com NEE, afinal, se os professores não acreditarem que os alunos são capazes de aprender, provavelmente, não farão adequações curriculares significativas. • Professores precisam estar atentos as suas próprias crenças e atitudes acerca de pessoas com deficiência, a fim de identificar preconceitos, ou, pensamentos incongruentes com as políticas de inclusão. • Não convém que professores rotulem alunos com deficiência intelectual, nem que os excluam, nem que emitam falas preconceituosas e separatistas. • Se o professor acredita que o aluno não tem habilidades aprender, possivelmente esse aluno perceberá isso, e também desistirá de aprender. • O conteúdo a ser explicado em sala de aula deve ser o mesmo para todos os educandos, inclusive para o aluno com NEE. • Preconceitos se materializam na falta de adequações para a acessibilidade de alunos com deficiência, ocasionando o seu isolamento. • Os professores precisam entender que o aluno com NEE pode se desenvolver, e para que isso aconteça, atenção especial e adaptações específicas deverão ser empregadas. • A escola terá o desafio de conhecer e superar o preconceito que esse aluno sofre e realizar um trabalho de readaptação deste em sua sociedade. • Professores não podem se prender à ideia de que alunos com NEE não se desenvolvem porque não querem, por simples falta de esforço. • Alunos com deficiência intelectual não ignoram os afazeres escolares, o que acontece é que as suas limitações não os deixam percorrer os caminhos do ensino sozinhos, eles precisam de apoio para se desenvolverem. • As dificuldades que os alunos com deficiência intelectual apresentam não devem ser efeito desanimador para os professores. • Os professores precisam acreditar que todos os alunos podem aprender, mesmo tendo alguma deficiência. • Cada aluno tem um ritmo particular de aprendizagem.
2Para Pottker e Leonardo (2014, p. 226) "[...] a especialização em Psicopedagogia é apenas uma forma de outros profissionais com uma formação inicial em nível de graduação aperfeiçoarem seus conhecimentos. Os profissionais que buscam esse aperfeiçoamento em seus estudos podem ter uma formação inicial em qualquer área, e não necessariamente em Pedagogia ou Psicologia". Desse modo, explique o que é psicopedagogia e mencione quais são as pessoas frequentemente atendidas pelos psicopedagogos. 
FONTE: POTTKER, Caroline Andrea; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro. Professor-psicopedagogo: o que este profissional faz na escola. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 18, n. 2, p. 219-227, ago. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000200219&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22  abr. 2020.
Resposta esperada 
*A Psicopedagogia é o campo do conhecimento voltado à compreensão e promoção da aprendizagem. *Portanto, tem por intuito auxiliar no desenvolvimento de pessoas com dificuldades de aprendizagem. *A maioria das crianças encaminhadas a esse especialista apresenta dificuldades de aprendizagem na leitura, ou escrita, ou nas operações matemáticas. *Diante do quadro de fracasso escolar no Brasil, as escolas foram procurando cada vez mais por profissionais da Psicopedagogia.

Continue navegando