Buscar

Lista 2 Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Macro III – Lu Morandi
Lista de exercícios 02
1 – Considere o modelo de oferta e demanda agregadas, com oferta agregada positivamente inclinada no curto prazo. O produto encontra-se inicialmente em seu nível potencial. Suponha então que ocorre um aumento na oferta monetária (tudo o mais constante). Suponha também que o público forma expectativas sobre o nível geral de preços antes de a mudança se realizar. Comente as seguintes afirmativas:
Se a mudança for perfeitamente antecipada pelo público, o produto real de curto prazo não será afetado.
Se a mudança for maior que a esperada pelo público, a taxa de juros real se reduzirá no curto prazo.
 Se a mudança for maior que a esperada pelo público, a taxa de juros real se reduzirá no longo prazo.
Se a mudança for menor que a esperada pelo público, o produto real de cyurto prazo se reduzirá.
2 – Considere uma economia descrita pelas seguintes equações:
Curva de Phillips: πt – πt-1 = -(ut-0,09)
Lei de Okun: ut – ut-1=0,4(gyt-0,03)
Demanda agregada: gyt=gmt-πt
sendo π a taxa de inflação; u a taxa de desemprego; gy a taxa de crescimento do produto e gm a taxa de crescimento da oferta monetária.
Comente as afirmativas:
Os agentes têm expectativas adaptativas
A taxa natural de desemprego é de 3%
Senda a taxa de desemprego igual à natural, a taxa de crescimento do produto será 3%
Sendo a taxa de desemprego igual à natural e sendo de 8% a taxa de inflação, a taxa de crescimento monetário será de 5%
Suponha que a taxa de desemprego esteja inicialmente em seu nível natural. Uma redução da taxa de crescimento monetário provoca um aumento da taxa de desemprego (acima da taxa natural), mas esse movimento se reverte ao longo do tempo.
3 – Sobre ciclos econômicos, comente as proposições:
Segundo a visão monetarista, ciclos econômicos decorrem da insuficiência de demanda agregada no curto prazo, decorrente de aperto monetário.
Segundo a equação de oferta de Lucas, apenas mudanças imprevistas na variação da oferta de moeda podem afetar a produção, fazendo do governo uma fonte de instabilidade da economia.
De acordo com a teoria dos ciclos reais de negócios, um choque tecnológico positivo leva à redução da demanda de trabalho devido ao aumento dos salários reais.
A análise novo keynesiana atribui as flutuações do produto às imperfeições de mercado e ao lento ajuste de preços e salários.
De acordo com Lucas, a introdução de expectativas racionais nos modelos macroeconômicos não só foi uma crítica à economia keynesiana, como forneceu explicação própria para as flutuações do produto.
4 – Com respeito às teorias das flutuações econômicas, comente as afirmativas:
De acordo com a teoria dos ciclos reais, flutuações no produto são devidas a choques de produtividade ou variações na política fiscal.
A década de 1990 nos EUA foi um dos períodos mais longos de baixo desemprego e baixa inflação. A teoria dos ciclos reais explica tal fenômeno pela elevação dos gastos públicos.
Choques negativos de produtividade diminuem o produto e os preços, enquanto choques positivos aumentam o produto e os preços.
De acordo com a teoria dos ciclos reais, a política fiscal e a política monetária crível influenciam apenas os preços, não o produto.
De acordo com os novos keynesianos, devido à rigidez de preços e salários, a política fiscal e a política monetária crível afetam o produto e o emprego.