Buscar

4ª RESUMO BIOQUÍMICA - ÁGUA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A BIOQUIMICA: BIOQUÍMICA DA ÁGUA
ANTÔNIO CLÁUDIO RODRIGUES BARBOSA JÚNIOR – 1567315
A água é a substância mais abundante nos sistemas biológicos, respondendo por 70% ou mais do peso da maioria das células biológicas. Nos adultos, cerca de 70% do peso corporal é composto por água, mas a porcentagem exata depende de fatores como o tipo e a idade do animal. Como a água penetra em todas as partes de cada célula, é um meio para o transporte de nutrientes, reações metabólicas catalisadas por enzimas e transferência de energia química. Portanto, todos os aspectos da estrutura e função celular devem ser adaptados às propriedades físicas e químicas da água. A água nos tecidos e fluidos corporais é distribuída em dois compartimentos, que constituem a água intracelular e a água extracelular, respectivamente.
Apesar das alterações encontradas na literatura, pode-se considerar que o peso corporal de um adulto normal é composto por 20% do líquido extracelular e 45% do intracelular, correspondendo a um total de 65%. A quantidade de água varia em diferentes organizações. Pode-se concluir que a proporção de água em relação ao peso corporal de um indivíduo dependerá do seu teor de gordura. Correndo o risco de desidratação ou hidratação excessiva do organismo, a quantidade de água que o animal elimina deve ser igual à quantidade de água que ele ingeriu ou recebeu.
A perda de água de uma pessoa pelos pulmões e pela pele e pelas fezes não muda muito, mas os rins têm grande adaptabilidade e podem excretar mais ou menos urina. Como a quantidade de solutos em uma dieta normal é mais ou menos constante, a urina será mais ou menos concentrada de acordo com a quantidade de água disponível no corpo. 
Comparada com a maioria dos outros líquidos comuns, a água tem um ponto de fusão, ponto de ebulição e calor de vaporização mais altos do que qualquer outro líquido. Essas propriedades anômalas da água são o resultado da forte atração entre as moléculas de água adjacentes e fazem com que a água líquida tenha uma forte coesão. Cada átomo de hidrogênio em uma molécula de água compartilha um par de elétrons com um átomo de oxigênio. O núcleo dos átomos de oxigênio atrai elétrons mais do que núcleos de hidrogênio. O oxigênio tem carga mais negativa. 
Os átomos de oxigênio têm carga parcial negativa e cada hidrogênio tem carga parcial positiva. A atração eletrostática entre o átomo de oxigênio de uma molécula de água e o átomo de hidrogênio de outra molécula forma uma ponte de hidrogênio. As ligações de hidrogênio são mais fracas do que as ligações covalentes. A ponte de hidrogênio na água líquida tem uma energia de ligação baixa, enquanto a energia de ligação da ligação covalente OH é alta. À temperatura ambiente, a energia térmica de uma solução aquosa é da mesma ordem de magnitude que a necessária para quebrar as ligações de hidrogênio.
Quando a água é aquecida, seu aumento de temperatura reflete o movimento mais rápido de suas moléculas individuais. O grande número de ligações de hidrogênio entre suas moléculas fornece uma forte coesão para a água líquida. A maioria dos sais cristalinos, como o cloreto de sódio, são facilmente solúveis em água, mas na verdade são insolúveis em líquidos não polares, como clorofórmio ou benzeno. Esta propriedade reflete as propriedades dipolo das moléculas de água. A estrutura do mosaico de cristal do sal é mantida pela forte atração eletrostática entre íons positivos e negativos alternados.
As moléculas de água são conectadas por ligações químicas chamadas ligações de hidrogênio. Quando a temperatura da água sobe acima de 0ºC, as ligações de hidrogênio começam a se quebrar, fazendo com que as moléculas se aproximem. Como resultado, os desvios moleculares começam a prevalecer, e seu volume aumenta. Como a densidade máxima da água é de 4ºC, ela permanece no fundo, impossibilitando a convecção de calor, que é a troca de calor causada pela diferença de densidade.

Outros materiais