Buscar

Estudo dirigido Lukacs 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
“TEORIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL III” – 2020/02
Nome: Luísa Duarte Torres Alves 
Matrícula: 19.2.3177
Estudo dirigido 2
1. Discorra sobre a peculiaridade da reprodução social, diferenciando-a da reprodução do ser natural-orgânico.
Resposta: O que diferencia a reprodução social da reprodução do ser natural-orgânico é a capacidade teleologica do ser social, que permite a produção e reprodução do novo, enquanto o ser natural-orgânico reproduz de forma biologicamente determinada: por instinto e de forma fixa. 
2. Lukács afirma que a reprodução social se realiza em dois polos. Identifique quais são esses dois polos, e desenvolva uma argumentação sobre como a reprodução social se realiza em cada um deles.
Resposta: Segundo o autor, a reproducão social se dá na polaridade do individual e da totalidade social. O primeiro se trata de uma dupla dimensão biológica e social, onde outros complexos aparecerão e irão formar o polo da totalidade social, que é um “complexo de complexos”, ou seja, se trata das categorias da linguagem, nutrição, sexualidade, o aperfeiçoamento e outras categorias humanizadas. 
3. Discorra sobre a gênese ontológica das classes sociais.
Resposta: A gênese ontológica das classes sociais se estabelece a partir do trabalho e na divisão dele, ao passo que essa categoria determina funções do trabalho para cada indivíduo e que acabam por intensificar a desigualdade social em sua reprodução. 
4. Explique a noção de prioridade ontológica, na interação entre os complexos do ser.
Resposta: A prioridade ontologica se dá na categoria do ser natural que, por meio da capacidade teleológica se fez então como ser social. Para Lukacs, cada ser em seu individual já em si um complexo e, está inserido em inúmeros outros complexos dentro de uma sociedade, como nas famílias, instituições religiosas, economia, cultura e até mesmo as classes sociais.

Continue navegando