Buscar

Classicos - Aulao pré P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aulao Clássicos – Resumo
Pedir resumo do fowley
Falácia adam Smith – cada um sendo individualista no final seria uma espécie de altruísmo,
Condições históricas favoráveis, explosão de produto, Adam Smith tangencia sobre as ideias e não eh mt rigoroso na sua analise, tampouco se propõe a ser. 
Divisao do Trabalho – Divisao Social do Trabalho e Divisao Manufatureira do Trabalho. Seriam diviferentes porem Smith não deixa claro. 
Divisao do Trabalho aumenta produtividade e seria um dos motivos da geração de riqueza, vem da propensão natural a trocar, (nem tudo eh perfeito, Smith critica a divisão por visão do trabalhador)
Sociedade como troca de excedentes (não pensa como se alguém fizesse algo q nem consumisse)
Ponto importante: como acessar o trabalho/produto do outro através das trocas. Se mediadas pelo dinheiro, não há necessidade de interesses ambíguos no que diz respeito ao uso das mercadorias.
O que poderia permitir a divisão do trabalho seria a extensão do mercado ( para se especializar em algo, haveria necessidade de poder trocar com todo o resto que lhe falta) e o pq as sociedades africanas não desenvolveram a divisão do trabalho
Smith diria que apesar do aumento de produtividade, mesmo menor demanda de mao de obra, e consequente menor demanda da pop., não aconteceria superprodução (em paralelo a lei de say)
Teoria do valor de Smith -> valor das mercadorias seria seu valor de troca, ou seja, baseado no trabalho necessário para criar tal bem. Diferente do Valor de uso. Não se relacionam. Esse trabalho é ambíguo, qtdd de trabalho e poder de comandar trabalho. 
Valor real =/= Valor nominal. Real seria a quantidade de trabalho e a relação dos bens entre eles. Nominal seria a qtdd de moeda, sendo esta também uma mercadoria , ou seja, as outras mercadorias poderiam ser em função desta.
Valor real e preço real, preço natural e preço de mercado. Preço natural seria composto de 3: salario, lucro e renda da terra. Não explica a fundo, só básico da dinâmica. Tendem a ficar nos seus preços naturais, devido a concorrência. Preço de mercado orbitaria em volta do preço natural.
O que determina salario? Contrato de patrões x empregados. Patroes tem maior poder de barganha, precisam pagar no mínimo o salario de subsistência. Pois se não os empregados n tem como repor a mao de obra, que ficaria reduzida e aumentaria os preços. 
Remuneracao genersa melhora condição dos pobres, aumenta laboriosidade (produtividade do trab), dinâmica demográfica, aumenta mao de obra, , consequente aumento da oferta de trabalho. Preço dos mantimentos afetam o salario nominal, e preço afetaria o salario e do contrario também (circularidade). 
Taxa de lucro cairia com aumento dos salários e renda da terra. Competiçao abaixa lucro também.
Renda da terra seria remuneração por monopólio e seria parte da produtividade, do excedente, e seria baseado no valor (preço). Ou seja, explicar preço natural com base em outros preços. Circularidade segundo Fowley
T. Malthus cap 1
“Foco” de não faltar comida, de continuar num nível de equilibrio
Perfectibilidade do homem, dois postulados (alimento e paixão)
Poder da população (PG) > poder da terra (PA) ou seja, gerando dificuldade de subsistência.
Cap 2. 
PG: modelo EUA – população se duplicou em 25 anos
PA: modelo Inglaterra – produção aumenta em uma dada taxa em 25 anos
c/ o tempo parte da pop fica sem recursos (cessa cresc. Pop) [parte mais pobre]
aumento da pop, aumento do preço dos mantimentos, reduz valor do trabalho ( agricultores tem incentivo p aumentar e melhorar a produção), afrouxamento da restrição ao povoamento [e ciclo se reinicia].
Cap 16
Prosperidade. Aumento da riqueza leva a prosperidade? Não necessariamente.
Mobilidade do Capital. Investir na terra, não gerar falta de mantimentos. Investir na manufatura, salários na área maiories, mantimentos constantes, preço mantimentos maior.
Mais p dialogar c Smith e falar q Riqueza nem sempre gera prosperidade.
Grafico Fowley

Continue navegando