Buscar

FOCUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pós-graduação em Educação Especial
1. Fundamentos da Educação Especial | 40H
Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
2. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva | 40H
Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil. Formação de professores para a Educação Inclusiva. Necessidades educativas especiais. Altas habilidades e superdotação. Trabalhos pedagógicos com alunos portadores de paralisia cerebral. Hiperatividade. Autismo. O currículo inclusivo. Turmas multisseriadas e a diversidade. Reflexões sobre a Pedagogia da Qualidade Total. Políticas de ação afirmativa. Inclusão social.
3. Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora | 40H
Deficiência Intelectual: Abordagens Psicanalítica e a Epistemologia; Deficiência Intelectual no Contexto Escolar: Percepção de Pais, Escola e o Papel dos Educadores no Processo de Inclusão; Prática pedagógica em Deficiência Intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e Alterações Psicomotoras; Mediação na aprendizagem.
4. Deficiência Visual, Auditiva e Surdo Cegueira | 40H
História da educação de surdos no Brasil; A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição; Abordagens educacionais para surdos; Bilinguismo; Concepções de surdez; Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro; História e conceito de cegueira e baixa visão;Estimulação visual; Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular para alunos com surdo cegueira; Produtos assistivos e adaptação de materiais: Tecnologia Assistiva.
5. Prática Pedagógica na Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual | 40H
Escolarização do aluno com deficiência intelectual no paradigma da inclusão; desenvolvimento das funções psicológicas superiores; construção coletiva da proposta pedagógica; diversidade no currículo escolar; adaptação curricular; interação do professor com os alunos; importância da afetividade e do vínculo na motivação do aluno com deficiência intelectual; desenvolvimento da autonomia; importância da socialização na aprendizagem; avaliação da aprendizagem; relação entre família e escola.
6. Metodologia do Ensino da Educação Especial | 40H
Compreender a educação e suas perspectivas no contexto cultural e histórico; conhecer as orientações das políticas educacionais inclusivas; discorrer sobre a percepção que se tem do lugar e da função do educador e do aluno com deficiência; verificar se esses saberes sustentam as propostas curriculares implantadas nas instituições escolares; discorrer e analisar as metodologias para o trabalho com as diferentes deficiências; refletir a prática pedagógica inclusiva.
7. Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais | 80H
Características do processo de aprendizagem. Necessidades educativas especiais do deficiente visual, do deficiente auditivo, do deficiente físico, dos portadores de déficits mentais e conduta típica, dos portadores de altas habilidades. A adaptação de ?alunos que vivem na rua?. A adaptação de jovens e adultos.
8. Tecnologia Assistiva | 40H
A acessibilidade. O objetivo da tecnologia assistiva. A tecnologia assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. A CIF e o desenho universal. Softwares de acessibilidade, funções e usos. Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade.

Continue navegando