Buscar

Aap1 - Didática Planejamento e Avaliação

Prévia do material em texto

Aap1 - Didática: Planejamento e Avaliação
2
1)"Vale lembrar que apesar da proeminente obra de Comenius, o primeiro a utilizar o termo Didática na concepção que usamos atualmente foi Wolfgang Ratke".
SILVA, Audrey Debei da. Didática: planejamento e avaliação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016.
Segundo Wolfgang Ratke, podemos afirmar que a distinção entre "ensinos" e "arte de ensinar" é:
Alternativas:
a) Por “ensinos”, compreendem-se os conhecimentos organizados e sistematizados aos moldes dos enciclopedistas, enquanto que a “arte de ensinar” estaria relacionada aos processos e métodos pedagógicos. Alternativa assinalada
b) Por “ensinos” compreendiam-se aos métodos pedagógicos, e por “arte de ensinar” compreendiam-se os conhecimentos organizados e sistematizados aos moldes dos enciclopedistas.
c) Por “ensinos” compreendia-se a organização do currículo escolar, e a “arte de ensinar” seria as experiências dos educadores. 
d) Por “ensinos” compreendiam-se os conhecimentos organizados e sistematizados aos moldes dos filósofos gregos, e “arte de ensinar” estaria relacionada aos processos e métodos pedagógicos.
e) Por “ensinos” compreendia-se a sistematização da relação professor/aluno, e a “arte de ensinar” como métodos pedagógicos.
2) O objeto de estudo da pedagogia é o processo educativo, isto é, a educação. A especificidade da pedagogia é compreender a atividade educativa em sua totalidade e em diferentes vertentes.
É correto afirmar que, para que a prática pedagógica seja efetiva, é necessário:
Alternativas:
a) Sistematização, planejamento, objetivos.
b) Sistematização, planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação. Alternativa assinalada
c) Sistematização, planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias e liderança.
d) Autonomia, planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação. 
e) Planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação.
3) "As concepções e os modelos pedagógicos implicam em "um sistema de premissas teóricas que representam, explicam e orientam a forma como se aborda o currículo e que se concretizam nas práticas pedagógicas e nas interações".
BEHAR, Patrícia. Modelos Pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Segundo o triângulo-pedagógico proposto por Nóvoa (2000), desenvolvido a partir das formulações de Houssaye, o processo de ensino-aprendizagem e as interações que ocorrem estão centradas em três constituintes:
Alternativas:
a) Docente, conteúdo e saber.
b) Discente, saber e escola.
c) Professor, escola e diretor.
d) Gestor, diretor e equipe pedagógica.
e) Professor, aluno e conhecimento/saber.Alternativa assinalada
4) "A didática irá estudar as formas e os caminhos pelos quais o processo de ensino será forjado, em outras palavras, irá abarcar as variáveis que poderão ter impacto direto ou indireto na aprendizagem".
SILVA, Audrey Debei da. Didática: planejamento e avaliação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016.
Assinale a alternativa que descreve o conceito de Didática e o seu objetivo:
Alternativas:
a) Didática é um campo de conhecimento que investiga a natureza das finalidades da educação nas sociedades europeias.
b) Didática é o processo de sistematização científica direcionada aos procedimentos e às técnicas que influenciariam diretamente nos processos de ensino-aprendizagem. Alternativa assinalada
c) Didática é o processo de desenvolvimento e realização do potencial intelectual, físico, espiritual, estético e afetivo existente em determinadas crianças.
d) Didática é um processo unilateral, alternando ensino e aprendizagem.
e) Didática é o processo concomitante entre o objeto e o ser cognoscente, ou seja, é um processo que mobiliza uma série de capacidades cognitivas, afetivas e culturais, no qual seu principal produto são os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Continue navegando