Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA EMPRESARIAL SCM 
O SCM-Suplly Chain Management tem o objetivo básico de buscar a maximização e a criação de sinergias das partes envolvidas na cadeia produtiva para que haja o atendimento mais eficiente e eficaz, com menores custos, das necessidades do consumidor 
O objetivo da SCM consiste em reduzir a quantidade de recursos visando gerar um nível de serviço ao consumidor eficiente e otimizado, atendendo, assim, suas necessidades e desejos. Dentre as possíveis eficiências trazidas pelo SCM podemos elencar:
 • Reestruturação de fornecedores: redução do número de fornecedores, por meio de escolhas adequadas, fruto de uma reestruturação que possibilita o gerenciamento de matérias pimas de forma mais eficiente em aprofundamento das relações entre os envolvidos.
 • Integração da Infraestrutura: consiste em um sistema integrado com o fornecedor e cliente, o que possibilita à empresa a reposição de forma automática de determinados produtos e matérias-primas.
 • Desenvolvimento de novos produtos: a integração da cadeia produtiva possibilita o desenvolvimento de novos produtos em menor tempo e custo com a participação das informações advindas dos fornecedores e clientes. Quanto aos pontos críticos para a implementação de um SCM—Suplly Chain Management temos:
 • Complexidade quanto ao conceito e sua aplicação de forma estratégica integrada. Para Fleury (2002) os desafios para implementar tais sistemas são internos e externos. Quanto aos sistemas internos, referem-se à quebra de paradigmas e a adoção de uma visão sistêmica na qual o resultado do grupo seja mais importante que os resultados individuais. Acrescido, temos a questão do alto investimento e de tempo. Certo é que esse investimento não é recuperado pela empresa em pouco tempo. Quanto aos sistemas externos, estes relacionam-se com a gestão do relacionamento e das expectativas de acionistas e outros stakeholders.
 • Planejamento e reengenharia da cadeia de suprimentos: na visão de Cooper et al. (1997), a integração da cadeia de suprimento deve ser feita em três momentos. O primeiro refere-se à identificação do fornecedor crítico que agrega valor à cadeia. Num segundo momento, analisar e modelar a rede de suprimento e de fornecedores. Por fim, em um terceiro momento, deve-se compreender as características de cada ligação entre o fornecedor, a empresa e a cadeia de suprimentos para a melhor gestão dos suprimentos e otimização.

Continue navegando