Buscar

Relatório Roda de Conversa - O Papel do Educador na Sociedade Atual

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA
DISCIPLINA: PRÁTICA CURRICULAR NA DIMENSÃO POLÍTICO-SOCIAL
NÍLLIA NOGUEIRA FERREIRA
RELATÓRIO:
O Papel do Educador na Sociedade Atual
Pinheiro – MA 
2018
RELATÓRIO DA DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR NA SOCIEDADE ATUAL
Dia: 04/08/2018 (Sábado)
Horário: 11h15min
Duração: 50 minutos
Local: Universidade Estadual do Maranhão – Polo Pinheiro
Participantes: Acadêmicos da Turma de Licenciatura em Música e Tutores
Mediadora: Maria de Jesus Câmara Mineiro
	A discussão da disciplina Prática Curricular na Dimensão Político-Social foi iniciada às 11h e 15 minutos, tomando por base a Unidade III – O papel do educador na sociedade atual – do E-Book de autoria do professor Ivan Veras Gonçalves (professor da disciplina). A mediadora Maria de Jesus Câmara Mineiro explicou aos presentes os objetivos da atividade especificando os pontos a serem explorados. Para o início da discussão foi solicitado que um dos acadêmicos iniciasse fazendo a leitura da introdução da Unidade III para que a discussão fosse aberta.
	Os pontos abordados na leitura foram de extrema importância para entender que a educação ainda é uma ferramenta importante no combate às desigualdades e para suprir as necessidades do indivíduo. Sendo necessário professores preparados para cumprir essa tarefa. Porém foi citado que atualmente os desafios são muito grandes para o professor, principalmente se tratando da alfabetização das crianças, pois a partir do momento em que a educação familiar foi substituída pela pré-escola as responsabilidades dos educadores aumentaram. Recebiam “tábuas rasas” com a finalidade de alfabetizar e preparar para as séries seguintes.
	Diante de tamanha responsabilidade atribuída aos educadores abriu-se discussão a respeito das políticas públicas, sendo citadas como alicerce para esse processo educacional. A política pública seria a base para a educação, por meio de investimentos.
	De forma metafórica, um dos acadêmicos explicou sobre uma pirâmide educacional destacando que as políticas públicas estariam na base e os educadores mais acima, pois sem a estrutura adequado seria impossível ter uma educação de qualidade. Outros se manifestaram em acordo sobre a necessidade de haver complementos.
	Um dos acadêmicos se pronunciou sobre a relação das políticas públicas e do papel dos educadores deixando um questionamento para a reflexão de todos: “Se não houver as políticas públicas, como de fato não há, qual seria a única ‘pessoa’ capaz de resolver a situação?”
Logo, compreendemos que atualmente o professor deve assumir uma posição humanista, focando a realidade social da escola, dos alunos e da comunidade em que a escola está inserida. E para o autor do e-book é necessário que esse educador se posicione politicamente, não uma política partidária, mas uma a favor dos alunos visando seu bem maior.
	Seguindo-se a leitura surgiram indagações, reflexões, possibilidades e sugestões foram apontadas para melhorar a realidade da educação brasileira, destacando a importância fundamental do educador nesta mudança.
	Ainda sobre as políticas públicas, a mediadora mencionou o exemplo da Escola Fundação Bradesco que tem contribuído de maneira positiva na formação de muitas crianças e citou exemplos de alunos os quais ela conseguiu ajudar por meio de sua profissão. Tirando-os da marginalidade, da prostituição, de realidades cruéis enfrentadas pelos mesmos. Mudando rumos de meninos e meninas em um bairro da cidade de Pinheiro - MA.
	Para reforçar as palavras da mediadora uma acadêmica contribuiu com suas experiências vividas em sala de aula (como docente) da escola em que trabalha e na própria universidade (como acadêmica) citando as influências positivas que o professor/tutor Rômulo trouxe para a sua vida, apontando a importância da responsabilidade dos educadores em sala de aula. E aproveitou para compartilhar sua experiencia de vivência enquanto educadora. Frisou ainda a importância da parceria escola/família.
	Ante o exposto, abordou-se a relevância da base familiar afirmando-se que é indispensável os alunos terem o apoio e acompanhamento dos pais para que possam ter um “espelho” a ser seguido. Neste ponto houve divergência de opiniões e foram compartilhadas experiências da prática pedagógica. A mediadora partilhou suas experiências enquanto aluna (outrora) e as influências que teve de seus professores/educadores e de que forma ela pôde contribuir por meio de seu trabalho docente, influenciando seus alunos na formação acadêmica e cidadã. Nos levando a refletir sobre a missão do educador dentro da sala de aula.
Desta forma, pudemos analisar que as cobranças sobre os educadores envolvem além da formação adequada, que eles se assumam como um profissional múltiplo, que não seja negligente, buscando novas perspectivas já que experimentamos desde o final do século passado grandes mudanças sociais e estruturais. Mudanças essas que inevitavelmente colidem com o universo da educação.
Para finalizar a discussão a mediadora fez a seguinte leitura: “Uma forma de começar a combater tudo isso é termos professores interessados e dispostos a usar todo o conjunto de ‘métodos pedagógicos mais modernos, inovadores e interativos’ (SINGH,1998, p.244), visando criar um projeto de Educação do século XXI.”
Em virtude de todos os fatos mencionados, compreendemos que em uma sociedade de mudanças constantes, o papel do educador também mudou. Antes considerados a principal fonte de conhecimento, eram a autoridade máxima na sala de aula, adotando muitas vezes o papel de pais. Atualmente, são mediadores das informações e mostram aos alunos como lidar com elas; são os facilitadores no processo de aprendizagem onde utilizam seus conhecimentos para potencializar o aprendizado dos alunos.

Continue navegando