Buscar

Prática de protostomados relatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - Dissecção de minhoca
 INTRODUÇÃO
A minhoca pertence ao filo Annelida, a classe Clitellata e Subclasse Oligochaeta. O Filo Annelida compreende animais invertebrados, triblásticos, celomados de simetria bilateral, que são encontrados na água doce ou salgada, e em solo úmido. A Classe Clitellata é caracterizada por possuir uma região glandular chamada clitelo que tem um papel muito importante na reprodução. E a subclasse Oligochaeta possui animais de vida livre, de corpo mole, alongado e cilíndrico, com a formação de uma segmentação de compartimentos semelhantes a anéis, denominado de metameria. 
OBJETIVOS:
O objetivo desta prática foi observar aspectos do corpo da minhoca, observar como ela se locomove e identificar algumas de suas estruturas internas e externas.
MATERIAIS:
Os materiais utilizados na prática foram: Lupa, Placa de Petri, minhoca viva, água, papel toalha, éter alcoolizado, pote plástico, algodão e alfinetes de costureira.
PROCEDIMENTOS:
- Primeiro foi observado, no vídeo 1, a locomoção e algumas estruturas internas e externas da minhoca. Para isso, ela foi colocada numa placa de Petri com água.
- Neste recipiente, observou-se a locomoção da minhoca na placa de Petri e depois sobre um papel toalha úmido.
- Também observou-se, depois de anestesiar a minhoca, as estruturas externas como a parte anterior e posterior, o clitelo e a linha escura na superfície dorsal.
- Depois a minhoca foi dissecada e foi possível observar as estruturas internas como espermatecas, moela e vesícula seminal.
- No segundo vídeo, observou-se ainda mais estruturas internas como o faringe, espermatecas, moela, vesícula seminal, intestinos, glândula prostática e coração. 
PERGUNTAS:
1) Por que a minhoca deve ser mantida úmida?
A minhoca possui a superfície muito sensível e deve ser mantida úmida pois possui respiração cutânea, sendo assim as trocas gasosas acontecem não por um órgão respiratório mas sim pela pele, por difusão. Estar úmida facilita as trocas gasosas pela minhoca e evita que ela perca água corporal, mantendo-se viva. Também facilita a difusão dos gases dentro do corpo do animal.
2) O que é a linha escura que se estende ao longo do corpo na superfície dorsal? Qual a sua função?
A linha escura que se estende ao longo do corpo na superfície dorsal da minhoca representa o vaso sanguíneo dorsal, cuja função é conduzir o sangue para a região anterior do corpo da minhoca através de contrações musculares do vaso.
3) Em que sentido as ondas peristálticas percorrem o corpo da minhoca?
As ondas peristálticas percorrem o corpo da minhoca no sentido contrário do seu movimento, ou seja, se ela está indo para frente suas ondas são para trás, por exemplo.
4) Ela desliza facilmente ou seu corpo adere, em parte, ao papel umedecido?
Seu corpo se adere em determinados pontos do papel úmido para que esta possa ter um ponto de apoio para conseguir se deslocar.
5) Em que sentido as ondas peristálticas percorrem o corpo da minhoca quando ela está sobre uma superfície lisa?
As ondas peristálticas percorrem o corpo da minhoca quando ela está sobre uma superfície lisa da mesma forma, ou seja, no sentido contrário do seu movimento, porém o deslocamento não é muito eficiente e as ondas não ficam tão evidentes.
6) Ela desliza facilmente ou seu corpo adere, em parte, à superfície lisa e molhada?
Em superfície lisa e molhada, a minhoca desliza de forma desordenada, pois não consegue apoio e seu corpo não ancora nesta superfície, pois suas cerdas não conseguem se fixar. Logo, ela desliza facilmente e desordenadamente.
Itaperuna, 11 de abril de 2021
Bianca Aparecida Muniz Martins