Buscar

PCC-Educacao-Especial

Prévia do material em texto

UNESA – UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
PESQUISA E ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA
Docente: Cyntia Maria Silva Ferrini
Discente: Cristian Garcia Rodrigues
Curso: Letras – Inglês
Disciplina: Educação Especial
Matrícula: 201803356693
GOIÂNIA – GO
Novembro - 2019
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade a proposta de Prática como Componente Curricular, realizado na Escola Municipal de Ensino Integral Retiro do Bosque, situada na cidade de Aparecida de Goiânia – GO, nos dias 04 e 05 de novembro de 2019.
A escola atende da Educação Infantil ao 5°ano do Ensino Fundamental, possui acessibilidade em seu espaço físico e uma brinquedoteca multifuncional.
A professora entrevistada chama-se Valéria Petersen, possui nível médio completo (magistério) e atualmente cursa o 7º semestre do curso de Pedagogia, e sua auxiliar chama-se Luciana Cristina dos Santos (estagiária), possui o curso de Capacitação de Apoio a Educação Infantil e cursa atualmente o 3º semestre de Pedagogia.
O aluno observado tem 7 (sete) anos, está atualmente no 2º Ano do Ensino Fundamental e possui Deficiência Intelectual, frequenta a escola nos horários das 08hs às 12hs, e tem acompanhamento da Psicopedagoga da própria Escola.
OBJETIVOS
Relacionar conteúdos trabalhados ao longo da disciplina com o cotidiano escolar e a prática pedagógica refletindo sobre os desafios e as possibilidades do educador atuar na construção de uma escola inclusiva. Analisar o fazer do professor que atua no contexto de uma escola inclusiva, considerando as estratégias pedagógicas adotadas, as adaptações curriculares e os recursos adaptados para garantir o acesso ao currículo a todos os educandos. Refletir sobre as barreiras físicas, atitudinais e comportamentais que impedem ou dificultam o processo de inclusão na escola analisada e sobre como atuar para a superação dessas dificuldades.
ROTEIRO DA ENTREVISTA
1. Qual a formação da Professora?
A professora possui nível médio completo (magistério) e cursa atualmente o 7º semestre de pedagogia.
2. Qual a formação da sua auxiliar de turma?
Sua auxiliar possui o curso de Capacitação de Apoio a Educação Infantil, cursa atualmente o 3º semestre de Pedagogia e possui o curso de Primeiros Socorros conforme a Lei Lucas.
3. Quais são as características e necessidades que o aluno incluído na turma apresenta?
Por ser um aluno com Deficiência Intelectual, ele apresenta raciocínio e compreensão abaixo da média em relação a outras crianças da mesma idade . Sendo assim, são realizados trabalhos que visam ampliar o tempo de participação, concentração e foco da aluna em sala de aula. Também são realizadas atividades lúdicas visando um maior desenvolvimento da coordenação motora. 
4. Como são feitas as atividades no planejamento de aula?
As adaptações no planejamento são feitas de acordo com a necessidade do aluno, conforme suas habilidades apresentadas ao longo do tempo na escola.
5. Quanto as necessidades pedagógicas do aluno, a escola atende aos recursos pedagógicos?
A escola possui muitos recursos pedagógicos como: materiais para atividades desportivas, jogos lógicos de montar e jogos de memória coloridos, e com a ajuda da estagiária a professora consegue adaptar as atividades junto com o aluno e os outros alunos que tem em sua sala de aula.
6. A escola possui e disponibiliza os recursos para que a professora possa adaptar as atividades?
A escola possui diversos recursos e os disponibiliza para que a professora possa trabalhar em conjunto com a turma e o aluno incluído.
7. Consegue realizar todas as atividades com a participação de toda a turma?
Em alguns momentos não, pois os outros alunos, por vezes, não querem interagir com o aluno com Deficiência Intelectual, pois o mesmo não consegue se concentrar e também por apresentar-se agressivo algumas vezes. A socialização é um processo importante para a aprendizagem de todos os alunos, mas por vezes isso acaba se tornando um pouco difícil, nessas horas a professora adapta outra atividade.
8. Ocorrem às parcerias entre a família, professor, aluno e escola?
Se tratando de aprendizagem e inclusão ocorre à parceria de todos os envolvidos.
9. Qual o maior desafio do professor quanto a inclusão nas escolas?
Considerar as especificidades de cada estudante, planejar e executar atividades interativas que estejam relacionadas com a vida cotidiana de alunos com deficiência intelectual, buscar sempre o aperfeiçoamento pedagógico por meio de formações em serviço e utilizar brincadeiras e jogos interativos como ferramenta de ensino são os maiores desafios para o professor.
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que é de suma importância ter um sistema de ensino preparado para receber alunos com diferentes tipos de deficiência intelectual, adequando o ambiente para recebê-los e preparando profissionais que saibam atendê-los em suas especificidades e habilidades, que saibam que estes alunos, assim como qualquer outro, conseguem aprender e devem interagir com o mundo para poder se desenvolver academicamente e socialmente, isto é, se tornarem cidadãos ativos e autônomos.
Possibilitar a inclusão social requer reflexão contínua sobre os processos de ensino e aprendizagem, exige criar estratégias de ensino que sejam realmente potencializadoras de habilidades e que considerem as especificidades de cada aluno, seja ele deficiente intelectual ou não. E, para isso, é necessário alterar aspectos do currículo escolar, do planejamento docente, da estrutura física e de materiais didáticos da escola, da formação contínua dos docentes, das formas de avaliação, do apoio de toda equipe da escola, dos familiares e do governo etc.
Contudo, o professor se sentirá sempre o grande responsável pela inclusão dos estudantes com deficiência intelectual e, portanto, cabe a ele lutar, junto com toda a equipe escolar, por uma educação de qualidade, por uma educação realmente inclusiva.
REFERÊNCIAS 
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobrenecessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem.
Referências das aulas e conteúdos online da disciplina de Educação Especial, ministrada pela professora Cyntia Maria Silva Ferrini.
Pesquisa no site: Portal do Mec/ Educação Inclusiva.

Continue navegando