Buscar

AD1-HELLENMAIA-ENGENHARIADEPRODUÇÃO-20113160201

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
 ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Avaliação a Distância 1 - AD 1 
Período – 2021/2º
 
Disciplina: Ciências do Ambiente 
Coordenadora da Disciplina: Fabiana Soares dos Santos 
ALUNO: Hellen Silva Miller Maia 
MATRÍCULA: 20113160201 
	ORIENTAÇÕES PARA A AVALIAÇÃO: 
	A avaliação pode ser realizada com consulta. 
	A interpretação das questões é parte integrante da prova, cabendo essa análise, única e exclusivamente, ao aluno. 
	As respostas podem ser enviadas por meio de arquivos em diferentes formatos (documentos do Word, pdf, imagens) pela plataforma até a data final de entrega, dia 05/09/2021. 
De acordo com as assertivas constantes nas questões de 1 a 4, assinale verdadeiro (V) ou Falso (F) e justifique as alternativas falsas: (1,0 ponto para cada questão) 
1 – Durante o início do processo de formação da Terra, a atmosfera era rica em dióxido de carbono (CO2) e praticamente sem oxigênio (O2). Esse ambiente impossibilitou o surgimento de vida na Terra, o que só foi possível com o aumento da concentração de O2 na atmosfera. (V) ou (F) 
-Essa questão é FALSA, pois sim, a atmosfera era rica em dióxido de carbono (CO2) e quase não havia oxigênio (O2), porém estima-se que a vida já existia composta por organismo s unicelulares primitivos, os procariontes.
2 – As transformações ocorridas no planeta Terra, ao longo de bilhões de anos, foram importantes para moldar a nossa paisagem atual. (V) ou (F) 
-VERDADEIRA
3 – Podemos dizer que os Ecossistemas Naturais se mantêm da sua própria matéria reciclada constantemente, e por esse motivo são considerados autossustentáveis. Portanto, nem mesmo ações humanas são capazes de romper o equilíbrio natural desses ambientes. (V) ou (F) 
- FALSA, sim as ações humanas são capazes de romper o equilíbrio natural ou até mesmo substituir os mecanismos naturais por artificias, sendo então construídos por homens, isso faz com que também sejam controlados e manipulados.
4 – Nicho fundamental corresponde ao nicho ocupado por uma espécie para obter suas necessidades básicas, incluindo os efeitos das interações com outras espécies. (V) ou (F) 
-VERDADEIRA
5 – Ao longo da história da humanidade, o homem criou diversas formas de se relacionar com a natureza. Sobre essa relação, assinale a alternativa incorreta: (1,0 ponto) 
( ) Até o século XIX, a relação do homem com a natureza estava vinculada a um processo de produção em que a natureza era fonte ilimitada de recursos a serem explorados pelo homem.
( ) Após a queda do feudalismo e o surgimento do capitalismo, o modo de produção passou a se basear na manufatura e no conceito de mercadoria, com objetivo final de acúmulo de capital. Assim, o eixo do poder se desloca do campo para a cidade, dando origem a um modelo de vida construído sobre a permanência urbana, vivenciado até os dias atuais. 
(X) A evolução tecnológica das sociedades humanas sempre permite a exploração dos recursos naturais sem comprometer a manutenção do seu equilíbrio, pelo fato dos recursos explorados serem renováveis.
( ) O Preservacionismo e o Conservacionismo são concepções que contribuíram consideravelmente para a criação de leis, ações e comportamentos relativos ao meio ambiente e ilustram bem alguns aspectos do debate sobre a política ambiental em vários países. 
6 – Os sapos, em geral, vivem em locais úmidos (1). Sua alimentação, à base de insetos, é muito importante para o funcionamento dos ecossistemas(2). No texto acima, o local onde o sapo vive (1) e a sua alimentação (2) relacionam-se, respectivamente, ao conceito de: (1,0 ponto) 
( ) nicho ecológico e habitat. 
(X) habitat e nicho ecológico. 
( ) biocenose e nicho ecológico. 
( ) habitat e habitat. 
7 – Em ecologia, o recurso menos disponível para uma determinada espécie no ambiente é o mais limitante para esta espécie. Esta teoria está relacionada à: (1,0 ponto) 
(X) Lei do Mínimo 
( ) Lei da Tolerância 
8 – A vegetação é um importante fator climático que exerce influência nos elementos climáticos abaixo relacionados, com exceção de: (1,0 ponto)
( ) umidade do ar 
( ) temperatura 
( ) chuva 
(X) latitude 
9 – O texto abaixo apresenta um fragmento de uma reportagem sobre a reciclagem. Conforme o trecho a seguir podemos relacionar essa prática com o movimento preservacionista ou conservacionista? Justifique sua resposta. (1,0 ponto) 
“Apesar do Brasil contar com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, o país recicla apenas 2,1% do total de resíduos coletados... Segundo a atualização do PNRS (Plano Nacional de Resíduos Sólidos) de 2020, essa situação deve se alterar até 2040. A ideia é que ao menos 72,6% da população tenha acesso à coleta seletiva e que 20% do material coletado seja reciclado...” 
Fonte: https://www.poder360.com.br/brasil/reciclagem-no-brasil-atinge-apenas-21-de-tudoque-e-coletado/ 
-Preservacionistas, pois o movimento não é contra os fundamentos do crescimento econômico, contato que defenda a manutenção de espaços de natureza original, intocáveis, livres de influência do mercado, e é isso que a reportagem aborda a continuidade do desenvolvimento econômico alinhado com a educação e prevenção ambiental.
10 – Moraes et al. (2016) realizaram um estudo para avaliar a ocorrência e a distribuição geográfica da espécie Acanthoceras zachariasii nas bacias Amazônica e do Tocantins-Araguaia. Evidenciaram que a espécie ocorreu em ambientes lênticos, mesotróficos a eutróficos, com pH variando de levemente ácidos a alcalinos. 
Podemos relacionar o estudo descrito acima aos conceitos de qual campo da Ecologia: Auto-ecologia, Dinâmica das Populações ou Sinecologia? Justifique sua resposta. (1,0 ponto) 
- Auto-ecologia, pois ela tem como definição estudar a relação da espécie com o seu meio, para compreender a ação do ambiente sobre o seu comportamento.

Outros materiais