Buscar

Fórum 4 - Abordagem metodológica dos conteúdos

Prévia do material em texto

Abordagem metodológica dos conteúdos Maccarini
No texto “Abordagem metodológica dos conteúdos”, Maccarini (2010) destaca inicialmente sobre o direito do cidadão ter acesso ao conhecimento matemático, onde para isso se comprova através dos fatos, da necessidade do cidadão saber utilizar a matemática para assim atuar de forma autônoma na sociedade. 
Desta forma, a autora destaca a importância de um trabalho pedagógico que favoreça um saber com significados para o indivíduo enquanto cidadão. Dando ênfase ao trabalho pedagógico que estimule o aluno, que desperte a curiosidade, tendo o professor o papel de mediador do saber e não de mero transmissor, nesta perspectiva, o aluno cria, recria, inventa, pesquisa matemática num ambiente de troca de saberes e experiências, criando um ambiente escolar investigativo entre professor e aluno. 
Nesse sentido, a autora chama atenção para diversidade de metodologias que o professor pode usar para ensinar matemática, onde não existe que não existe um único e melhor caminho para se ensinar e aprender matemática. Sendo importante o conhecimento do professor de diferentes possibilidades para assim atingir uma prática pedagógica efetiva e significativa para o educando.
Maccarini (2010) no decorrer do texto destaca algumas possibilidades metodológicas e estratégias para encaminhar o trabalho pedagógico com a matemática. Destacando algumas temos a modelagem matemática, onde ocorre o levantamento de situações problemas da realidade baseadas realidade do aluno, buscando convidar os mesmos para pesquisar e investigar situações reais relacionadas com a matemática. 
Atualmente, estudar a história da matemática tem favorecido a compreensão de muitos conteúdos matemáticos, beneficiando o aluno para adquirir conhecimentos significativos do processo histórico do ensino da matemática. 
Na área tecnológica apresenta-se como grande aliada tanto para o aluno quando para o professor, pois vivemos numa sociedade voltada para tecnologia e através desta o professor pode adaptar sua metodologia e instigar o aluno. Já partindo para outro item importante que é a ludicidade, onde de acordo com Maccarini (2010), as brincadeiras e jogos fazem parte do mundo infantil, então utilizar dela para contribuir com o ensino pode trazer grandes benefícios, tornando o ensino envolvente e dinâmico. 
Outro aspecto bastante interessante é trabalhar a matemática através da literatura infantil, com imagens, ilustrações, contações de histórias, tornando o processo de construção do conhecimento mais agradável e significativo.
Os materiais manipuláveis também podem favorecer ao aluno uma construção conhecimento satisfatória, uma vez que usados de maneira correta, o professor pode usar junto da resolução dos exercícios escolares. 
Tudo isso se faz necessário ao educador de matemática, para utilizar como possibilidades para promover um ensino satisfatório, significativo e que ultrapasse a visão tradicional de ensinar e aprender matemática.

Continue navegando