Buscar

Prática Curricular 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA MUNICIPAL GASTÃO MESQUITA FILHO
"Trabalhando para o desenvolvimento de um cidadão pleno"
PLANO DE AULA 
	ESCOLA MUNICIPAL GASTÃO MESQUITA FILHO 
	COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa / Roda de Leitura
	PERÍODO: 25/05/2021
	TURMA: 7º ANO 
	PROFESSOR/ESTÁGIARIO (A): Cíntia Leocadia Fernandes Moreira
	
HABILIDADES
	
METOLOGOGIA/CONDIÇÕES DIDÁTICAS
	
RECURSOS DIDATICOS
	EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura / recepção de obras literárias / manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva.
EF69LP49: Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.
EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar / recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto / reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e / ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.
	- Neste dia no início da aula iremos refletir sobre pensamentos elaborados através do livro do pequeno príncipe.
O Pequeno Príncipe é uma obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que conta a história da amizade entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos, com um principezinho que habita um asteroide no espaço. Esta obra é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio uma literatura para crianças, mas que caiu no gosto e no conceito de adolescentes e adultos. A Obra faz menções implícitas e explícitas ao longo de sua narrativa aos problemas que, como autor e pessoa, percebeu existir no mundo, desde a sua infância até sua vida adulta. Esses problemas, tão presentes nos dias do século XXI foram utilizados por Antoine Sant-Exupéry para denunciar sentimentos como ambição, cobiça, falta de sensibilidade e problemas de sua época e para mostrar o que considerava importante na vida para o público leitor.
- Faremos a análise da capa do livro: “O pequeno príncipe” – Antoine de Saint- Exupéry. 
-Os alunos farão a releitura da mesma.
- Em seguida será realizada uma pré-leitura sobre a história do livro:
A narrativa, construída com uma riqueza de metáforas, permiti-nos refletir sobre a amizade, o sentido da vida, o relacionamento humano e o mundo adulto. “Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me.”
- Durante a leitura da obra Literária “O Pequeno Príncipe”, os alunos irão escrever as palavras pouco usadas ou desconhecidas, pesquisar o significado delas, podendo ser usado o dicionário, Google, etc..
- Citar os personagens e comentar o significado e a qualidade de cada um deles na medida em que forem lendo os capítulos.
-Escolher o personagem que mais se identificou e gravar um podcasts com uma fala marcante do mesmo.
-Foi escolhido um vídeo no YouTube com frases marcantes do Livro.
https://www.youtube.com/watch?v=i29K61xjAh0
- Através da aula no Meet comece uma breve socialização sobre o vídeo, qual mensagem ele transmite, o que eles entenderam sobre elas, qual a frase que mais marcou, qual a experiência retirada do estudo da obra.
-Logo após os alunos deverão realizar uma redação sobre a frase escolhida, mas enfatizando suas vivências, suas próprias experiências e o que acontece com cada um no seu dia a dia.
- Usando algumas frases citadas no vídeo, os alunos gravarão: um vídeo declamando, cantando, em forma de Rap, samba, tiktok, usando a criatividade e desenvolvendo com muito capricho. O que tiraram de conclusão sobre o contexto do livro, e o que o principezinho ensinou com sua história.
- Proponha ao aluno que envie via whatsapp uma mensagem aos seus colegas, amigos parentes, dizendo de como é bom tê-los em seu caminho, fazendo um elogio, um carinho, uma saudade. 
- Que eles registrem a experiência através de podcasts que será socializado na aula no meet entre os colegas e professores.
	
- Aulas no meet.
- Grupos de Whatzapp . 
https://br.pinterest.com/pin/587930926325988858/
www.google.com.br
https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2018/5%20-%20Mostra%20de%20Trabalhos%
https://rachacuca.com.br/quiz/178077/o-pequeno-principe-i/
https://www.prevest.com.br/dados/editor/file/roteiro_do_filme_pequeno_principe.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=HCt1U3SJO_s&ab_channel=LeneAlves
https://www.youtube.com/watch?v=i29K61xjAh0
https://www.culturagenial.com/livro-o-pequeno-principe/
BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais da BNCC. Propostas de práticas de Implementação. Brasília. 2019
	Observações realizadas pelo coordenador no planejamento:
	
“Uma fração de segundos pode mudar tudo. Nossa vida é feita de pequenos pontos de impacto e cada um deles definem quem somos, têm o poder de mudar tudo; pequenas partículas colidindo umas com as outras, deixando algumas mais unidas e enviando outras para lugares para onde jamais imaginariam estar”.
Trabalhar a obra “O Pequeno Príncipe” oportunizará trazer mensagens e reflexões sobre a relação com o amor e com o mundo, de uma forma simples e contemplativa. Desta forma, considero primordial discutir a importância de trabalhar com a literatura na prática pedagógica por meio de sequência de atividades, destacando como é fundamental nosso papel de professor mediador nesse processo.
A avaliação se dará por meio da observação da participação dos alunos ao longo do desenvolvimento das atividades propostas. O professor deve ficar atento se os objetivos do plano foram atingidos de modo efetivo pelos alunos, isto é, verificar se houve estímulo à leitura, se o contexto histórico da obra foi bem explorado e apresentado pelos estudantes.

Continue navegando